Questões de Concurso Público Prefeitura de Novo Gama - GO 2023 para Professor - Educação Básica (Pedagogo)

Foram encontradas 16 questões

Q2345300 Pedagogia
Concepção presente no quadro das tendências da teoria do conhecimento, com fortes reverberações na pedagogia, que consiste em uma crítica radical ao conhecimento como representação, à verdade como conceito cognoscitivo resultante da adequação do pensamento à natureza intrínseca das coisas e à linguagem como meio de transporte e literal. Tal tendência da teoria do conhecimento censura a suposta certeza cartesiana de que o único tipo de conhecimento verdadeiro é o que alcança representações mentais acuradas de um mundo objetivo, real, independente da mente do sujeito cognoscente. Aqui se propõe que inexiste uma atividade chamada “conhecimento” que tenha natureza a ser descoberta. Isto posto, seria o vocabulário da prática, e não o da teoria o que pode revelar alguma coisa útil. Isto implica em estar em contato com a realidade em todas as áreas da cultura – na ética tanto quanto na física, na crítica literária tanto quanto na biologia – e isso em um sentido tal que “em contato com” signifique, simplesmente, “causado por e causando”. Para o principal expoente teórico desta concepção é preciso romper as fronteiras entre conhecer e usar as coisas, pois importa tão somente indagar como utilizar melhor as coisas e não como representá-las. Tal concepção ou tendência da teoria do conhecimento é denominada: 
Alternativas
Q2345301 Pedagogia
No Brasil do início dos anos de 1960 ocorria intensa fermentação ideológica e eram amplas as discussões em termos de consciência nacional, cultura e ideologia. As primeiras formulações a respeito desses temas começaram a ocorrer desde meados dos anos 1950, principalmente através dos cursos e livros de Álvaro Vieira Pinto e Guerreiro Ramos. Toda uma geração de estudantes e intelectuais passaram a estudar e a propor as bases de um “projeto alternativo” para desenvolvimento nacional. Identifique a alternativa que apresenta corretamente a entidade e sua respectiva concepção intelectual, que influenciou a referida geração de estudantes e intelectuais do período em lide?
Alternativas
Q2345302 Pedagogia
Teoria educacional que defende que os povos dominados do Sul devem resistir às perspectivas dos seus colonizadores históricos e atuais. Devem eles lançar mão da construção de suas próprias epistemologias, descritas com as epistemologias do Sul, produzindo-as e disseminando-as com vigor. E o que são as epistemologias do Sul? São a expressão cultural dos povos subalternizados, que operam em oposição às epistemologias do Norte, dos colonizadores. O principal teórico defensor da edificação de tais epistemologias do Sul preconiza que suas elaborações devem ancorar-se “nas experiências de resistência de todos os grupos sociais que têm sido sistematicamente vítimas de injustiças, da opressão e da destruição causadas pelo capitalismo, pelo colonialismo e pelo patriarcado”. Todo conhecimento válido produzido pelos colonizadores fugiria ao escopo epistemológico dos grupos sociais aqui referidos, a menos que fosse submetido a uma ação desmonumentalizadora. Defende-se, portanto, um novo campo de produção de saberes, que valoriza as tradições e os saberes provenientes das suas lutas sociais. Tal campo de produção e validação do conhecimento, sob o ponto de vista desta teoria, é conhecido como:
Alternativas
Q2345303 Pedagogia
De acordo com o pensamento positivista clássico sobre a educação, que tem sua principal representatividade nos trabalhos de Émile Durkheim, educação e pedagogia são fenômenos distintos. Neste prisma, como esta distinção pode ser explicada?

I. Educação é uma ação constante e geral exercida por pais e professores sobre as crianças, já a Pedagogia não se refere a ações, mas a teorias. A pedagogia é, portanto, uma explicitação das maneiras de conhecer, mas não de praticar a educação.
II. A pedagogia consiste na ação em detrimento das teorias. As ações da pedagogia explicitam as maneiras de praticar a educação. A pedagogia é a ciência da educação.
III. A educação é uma reflexão filosófica sobre a pedagogia. A pedagogia é algo permanente, visto que é inerente aos homens e à sociedade refletir a todo momento. Com efeito a educação enquanto reflexão filosófica existiu em todos os momentos históricos, diferente da pedagogia que só existe porque a educação a reflete e a representa na subjetivamente humana. Por isto, sob o ponto de vista durkheimiano é correto afirmar que a educação é intermitente e a pedagogia é contínua.
Alternativas
Q2345304 Pedagogia
Como explicou o filósofo soviético Pavel Vassílyevitch Kopnin, “antes de Hegel a ontologia procurava essências imóveis, eternas, abstraindo o processo de conhecimento, a gnosiologia estudava as capacidades cognitivas do espírito humano independente das leis objetivas e a lógica descrevia as formas subjetivas de pensamento, abstraindo o conteúdo destas”. Foi a partir dos trabalhos teóricos de Hegel, com base na identidade entre o pensamento e o ser, que os esses três campos mencionados (ontologia, gnosiologia e lógica) se uniram. Para Hegel, “as leis do mundo objetivo (natureza) são as mesmas leis da lógica, só que isto ocorre no reino do outro ser da idéia – na natureza: segundo Hegel, tudo o que ocorria e tudo o que ainda ocorre no mundo é idêntico àquilo que ocorre no seu próprio pensamento” (KOPNIN, 1978. p. 50).
Diante do exposto é correto afirmar que a filosofia hegeliana é conhecida como: 
Alternativas
Q2345305 Pedagogia
Sob o ponto de vista de teoria pedagógica históricocrítica como se define o conceito de “clássico”?
Alternativas
Q2345306 Pedagogia
Sobre o conceito de politecnia ou educação tecnológica é correto afirmar:

I. Identifica-se com a concepção de profissionalização ou ensino profissionalizante, que possibilita aos indivíduos uma formação técnica especializada para o mercado de trabalho, com ênfase na produção manual.
II. Postula que o processo de trabalho desenvolva, em uma unidade indissolúvel, os aspectos manuais e intelectuais, pois considera que todo trabalho humano envolve a concomitância do exercício dos membros, das mãos, e do exercício mental, intelectual.
III. Toma como pressuposto que a união entre trabalho intelectual e manual só poderá se realizar com a socialização dos meios de produção, colocando todo o processo produtivo a serviço da coletividade, do conjunto da sociedade.
IV. Trata-se de uma tendência de formação dos trabalhadores na lógica do adestrado para executar com perfeição determinada tarefa e que se encaixe no mercado de trabalho para desenvolver aquele tipo de habilidade.
V. Busca propiciar ao trabalhador um desenvolvimento multilateral, que abarca todos os ângulos da prática produtiva na medida em que ele domina aqueles princípios que estão na base da organização da produção moderna, que se baseia na ciência, e implica a necessidade de dominar os princípios científicos sobre os quais se funda a organização do trabalho moderno.

Identifique a alternativa que contempla todas as assertivas corretas: 
Alternativas
Q2345307 Pedagogia
Noção de prática pedagógica que se desenvolveu a partir dos estudos de Moisey Mikhaylovich Pistrak, um educador socialista que viveu na Rússia e influenciou as ideias pedagógicas do período pós-revolução russa de 1917. Trata-se de uma noção que representa uma tentativa de superar o conteúdo verbalista da escola clássica, a partir do olhar do materialismo históricodialético, rompendo com a visão dicotômica entre teoria e prática. Não é um método de ensino em si, embora demanda, em associação a ele, o ensino a partir do trabalho: o método geral do ensino pelo trabalho. Para Pistrak, o trabalho socialmente útil é o elo, a conexão segura, entre teoria e prática, dada sua materialidade. Neste sentido, tal noção é uma construção teórica da didática socialista como um espaço onde se pratica a tão desejada articulação entre teoria e prática, pela via do trabalho socialmente útil. Sendo “socialmente útil” acontece no meio, em contato com a natureza e com a sociedade, o que se articula como as outras duas categorias vistas socialmente: atualidade (luta pelo conhecimento e transformação da sociedade e da natureza) e auto-organização (forma de se preparar sujeitos históricos). Não há, portanto, separação entre atualidade, auto-organização, trabalho e esta noção concebida por Pistrak. Esta noção é denominada:
Alternativas
Q2345308 Pedagogia
Falar sobre alfabetização e letramento, é dar destaque a Emília Ferreira. Uma notável educadora na área da aprendizagem relacionando a leitura e a escrita, seus métodos foram revolucionários e deixaram um legado importante no âmbito da educação, passando o seu nome a ser ligado na teoria: 
Alternativas
Q2345309 Pedagogia
Na educação brasileira, as tendências pedagógicas se dividem nas tendências liberais e progressistas. Dentre essas correntes, temos a progressista libertária, nela como se dá a relação de professor e aluno?
Alternativas
Q2345310 Pedagogia
A Educação infantil é oferecida em creches e pré e escola, sendo dever do Estado garantir a sua gratuidade e qualidade da educação. Referente aos princípios das propostas pedagógicas, podemos considerar:
Alternativas
Q2345311 Pedagogia
Podemos afirmar que os currículos da educação infantil, e do ensino fundamental, devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. Diante desse contexto, podemos afirmar que os currículos:
Alternativas
Q2345312 Pedagogia
Sobre regimento escolar, não há um único modelo definido, mas alguns dados são fundamentais:

I – Identificação da instituição, com nome e endereço completos;
II – Informações sobre a instituição que a mantém;
III – Apresentação clara de seus fins e objetivos;
IV – Detalhamento das estruturas administrativas e pedagógicas, constando cada um dos cargos e suas atribuições;
V – Princípios que regerão as relações internas da instituição e desta com a comunidade.


A assertiva verdadeira é:
Alternativas
Q2345313 Pedagogia
A educação contribui para a transformação da sociedade, desta forma é correto afirmar que a educação:
Alternativas
Q2345314 Pedagogia
Sobre movimentos sociais, podemos mencionar a luta dos movimentos da pessoa com deficiência, para garantia de direitos, assim como suas legislações. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:

I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;
II - professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;
III - acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2345315 Pedagogia
Na educação, em especial no campo da pedagogia, temos teóricos e educadores que abordam várias tendências pedagógicas com o objetivo de conhecermos mais sobre a criança e seu desenvolvimento, dessa forma existem quatro estágios do desenvolvimento cognitivo: Estágio sensório motor; estágio préoperacional; estágio das operações concretas; e estágio das operações formais ou abstratas. Esses estágios são defendidos por qual teórico:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: B
5: A
6: B
7: B
8: A
9: C
10: A
11: B
12: A
13: D
14: A
15: D
16: C