Questões de Concurso Público Prefeitura de Rio Branco - AC 2024 para Engenheiro de Telecomunicações
Foram encontradas 60 questões
Leia o Texto 1 para responder à questão.
Texto 1
13/03 – Dia do conservacionismo
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Texto 1
13/03 – Dia do conservacionismo
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Texto 1
13/03 – Dia do conservacionismo
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Texto 1
13/03 – Dia do conservacionismo
Leia o Texto 2 para responder à questão.
Texto 2
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Texto 2
Leia o Texto 2 para responder à questão.
Texto 2
Leia o Texto 3 para responder à questão.
INTERVENÇÃO HUMANA
O homem como ser animal,
De todos é o mais perigoso,
Pelo seu diferencial.
É dotado de inteligência,
Tem o domínio da ciência,
É um ser sensacional,
Homem de grande sapiência.
Domina a fala e a escrita,
Constrói a morada onde habita,
Defensor da ética e da moral,
Faz o bem e faz o mal.
Mas destrói a natureza sem pena,
E nessa intervenção humana,
Contribui para um desastre total.
Não destrói com tua vida.
Pensas que és imortal?
KAMBEBA, Márcia Wayna. O lugar do Saber. São Leopoldo: Casa Leiria,
2020. p. 38.
Leia o Texto 3 para responder à questão.
INTERVENÇÃO HUMANA
O homem como ser animal,
De todos é o mais perigoso,
Pelo seu diferencial.
É dotado de inteligência,
Tem o domínio da ciência,
É um ser sensacional,
Homem de grande sapiência.
Domina a fala e a escrita,
Constrói a morada onde habita,
Defensor da ética e da moral,
Faz o bem e faz o mal.
Mas destrói a natureza sem pena,
E nessa intervenção humana,
Contribui para um desastre total.
Não destrói com tua vida.
Pensas que és imortal?
KAMBEBA, Márcia Wayna. O lugar do Saber. São Leopoldo: Casa Leiria,
2020. p. 38.
Leia o texto a seguir.
Disponível em:
<https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh25nEDPc7cF
MM6CE5szBDwEXP9w7TDuDiXQBrNUDUOP2R_PRl2BHKaiF6hTpb3QGbmJ
19Dp6-U2EW02maTPE82c7pIcUN3-
BxRdDKznMZVouWjywZyB5u3SvukQfVvGK7Y9TUR3PLLghO/s1600/Charge+meio+ambiente.jpg>. Acesso em: 2 mar. 2024.
Na pergunta do filhote de tartaruga para sua mãe, segundo
critérios semântico e morfológicos, a palavra “meio” está
sendo empregada como um
Leia o texto a seguir.
A colonização da Amazônia submeteu os indígenas de forma violenta ao controle do trabalho, recursos e produtos em torno da produção mercantil. Na Amazônia Sul Ocidental este processo se deu em fins do século XIX e durante quase todo o século XX. O seringal virou cativeiro para o indígena que perdeu o direito sobre o território tornando-se uma grande força de trabalho e impedido de viver sua cultura nas suas formas linguísticas, festas, rituais, pinturas artesanatos e agricultura.
Fonte: KAXINAWÁ, Joaquim Paulo Maná, et al. Índios no Acre: História e
organização. 2ª ed. Rio Branco: Comissão Pró-Índio do Acre, 2002.
A história indígena passa por novas interpretações de
caráter decolonial considerando a importância da memória
dos povos originários como portadora da narrativa sobre
eles. O trecho elucida o tempo do cativeiro no Estado do
Acre, no qual povos indígenas e seringueiros
Veja a fotografia a seguir.
Disponível em: <https://www.ibflorestas.org.br/bioma-amazonico>. Acesso
em: 09 mar. 2024.
A imagem mostra um tipo de vegetação comum do Acre,
que se define por matas