Questões de Concurso Público Prefeitura de Santana do Piauí - PI 2023 para Professor - Fundamental I
Foram encontradas 15 questões
( ) Alfabetização é o processo de aprender a ler e escrever, enquanto letramento é a capacidade de aplicar essas habilidades em contextos escolares.
( ) Alfabetização e letramento são conceitos sinônimos, de sorte que podem ser utilizados de forma intercambiável.
( ) Alfabetização é a capacidade de ler e escrever na língua materna, enquanto letramento é a capacidade de ler e escrever em língua estrangeira.
( ) Alfabetização é a aquisição do sistema de escrita alfabética, enquanto letramento é a utilização da leitura e da escrita como prática social.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Quando ministra suas aulas nos anos iniciais do ensino fundamental, a professora Maricléia segue um estilo pedagógico conservador, de cunho magistrocêntrico, com foco mais na teoria do que na prática, pois entende que o objetivo da escola é formar o aluno intelectual e moralmente para assumir o papel dele na sociedade. Para essa mestra, a relação professor-aluno deve ser sempre verticalizada, marcada pela autoridade e pela disciplina.
Com base nas características apresentadas neste estudo de caso, é possível afirmar que, conforme classificação feita por Dermeval SAVIANI (História das ideias pedagógicas no Brasil. 4.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013), a tendência pedagógica seguida pela professora Maricléia é a:
Leia a letra da música a seguir, composta por Zé Dantas e Luiz Gonzaga.
ABC DO SERTÃO
Lá no meu sertão pros caboclo lê
Têm que aprender um outro ABC.
O jota é ji, o ele é lê,
O esse é si, mas o erre tem nome de rê
Até o ípsilon lá é psilone
O eme é mê, o ene é nê
O efe é fê, o gê chama-se guê.
Na escola é engraçado ouvir-se tanto “ê”:
A, bê, cê, dê, fê, guê, lê, mê,
Nê, pê, quê, rê, tê, vê e zê.
O método de alfabetização descrito na letra é compatível com o:
I. Não há uma proposta explícita de didática; o que há, ao invés disso, mais propriamente falando, é uma negação dela.
II. O professor é um coordenador de atividades e animador de discussões, sempre com o objetivo de desmitificar a cultura dominante.
III. Os conteúdos partem de temas geradores (universo temático), extraídos do contexto social e vivencial dos alunos, com enfoque em temas sociopolíticos.
IV. A escola segue um tipo de educação informal, anarquista, antiautoritária e antiburocrática, visando à transformação da personalidade do aluno num sentido libertário e autogestionário.