Questões de Concurso Público Prefeitura de Valença do Piauí - PI 2023 para Professor – Ensino Religioso

Foram encontradas 15 questões

Q2320112 Pedagogia
“Em sociedades democráticas as religiões devem se articular por baixo, na sociedade civil, para colaborarem no debate sobre os valores comuns da sociedade e combinarem atitudes em defesa do bem comum, e não se associar por cima em mútuo apadrinhamento com o poder estatal para defesa das suas igrejas” (ARAGÃO, Gilbraz de Souza. Dos magistérios eclesiásticos para os magistérios acadêmicos. Florianópolis, 2021). Analisando o trecho sublinhado acima, pode-se concluir que o autor está:

I. Defendendo a laicidade do Estado. II. Combatendo o proselitismo. III. Incentivando a neutralidade ateísta. IV. Estimulando os favorecimentos eclesiásticos.

Assinale:
Alternativas
Q2320113 Pedagogia
“Embora o Hinduísmo possa ser considerado a religião mais antigas dentre as existentes hoje em dia, o termo é relativamente novo, dando a impressão equivocada de uma fé unificada, com um único conjunto de crenças e práticas religiosas. As origens do hinduísmo remontam à Idade do Ferro, mas a palavra hinduísmo é mais um hiperônimo conveniente para denominar a maior parte das religiões do subcontinente indiano” (WERNER, Camila. O livro das religiões. 2.ed. São Paulo: Globo Livros, 2016). Algumas ideias, porém, são centrais em praticamente todas as vertentes do hinduísmo, exceto:
Alternativas
Q2320114 Pedagogia
A respeito do componente curricular Ensino Religioso, regido pelo art. 33, da Lei nº 9.394/1996 (LDBEN) e praticado por força legal em todas as escolas de ensino fundamental do território brasileiro, é incorreto afirmar:
Alternativas
Q2320115 Pedagogia
Ciente de que as tradições religiosas de matriz africana compartilham entre si alguns traços característicos em comum, identifique tais características como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) nas afirmativas que se seguem.

( ) O sacerdócio é monopólio do sexo feminino.
( ) Ressalta-se uma mistura de monoteísmo com animismo.
( ) Cultuam-se ancestrais divinizados.
( ) Crê-se que a vida cotidiana é controlada por divindades, espíritos e forças da natureza.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
Alternativas
Q2320116 Pedagogia
Conforme Mircea ELIADE e Ioan P. COULIANO (Dicionário das religiões. Lisboa: Edições Dom Quixote, 1993), um dos registros documentais mais interessantes dos Maias, povo pré-colombiano da região centro-americana, é o Popol Vuh. Essa coletânea abrange vários mitos nomeados nas alternativas abaixo, com exceção de um, assinale-o:
Alternativas
Q2320117 Pedagogia
Para explicar a origem do mal em nosso planeta, conforme nos conta o poeta Hesíodo em seu livro Os trabalhos e os dias (c. 700 a.C.), a religião grega antiga elaborou um mito, segundo o qual, a primeira mulher criada por Zeus, teria impulsiva e curiosamente, uma caixa proibida, espalhando, assim, pelo mundo todos os males que estavam aprisionados dentro dela (BULFINCH, Thomas. 26.ed. O livro de ouro da mitologia. Rio de Janeiro: Ediouro, 2022). Os manuais de mitologia identificam esse relato simbólico como:
Alternativas
Q2320118 Pedagogia
Primeiro estágio da evolução religiosa da humanidade, o Animismo (do lat. animus, “alma”) é a cosmovisão segundo a qual todas as entidades não humanas identificáveis na natureza — animais, plantas, objetos inanimados ou fenômenos — possuem uma essência espiritual e agem intencionalmente (TYLOR, Edward. Primitive culture. 4.ed. vol. 2. London: John Murray, 1903). Dentre as religiões que apresentam a perspectiva animista em suas crenças, destacam-se:

I. Cristianismo e religiões indígenas. II. Budismo e cientologia. III. Judaísmo e islamismo. IV. Xintoísmo e jainismo.

Estão corretos apenas os itens:
Alternativas
Q2320119 Pedagogia
Depois de analisar a gravura a seguir, na qual o artista procurou ilustrar a diversidade religiosa existente no mundo atual, identifique nas alternativas abaixo relacionadas, pela ordem, a que tradições religiosas pertencem os símbolos sagrados representados abaixo:

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2320120 Pedagogia
Não é incomum surgir no cenário religioso discriminações socialmente propagadas e opiniões distorcidas, muitas vezes como base em generalizações simplistas e estereotipadas para com os devotos de algumas tradições religiosas, do tipo: “católico-carola”, “crente-fanático”, espírita-macumbeiro”, “adepto do candomblé-adepto do demônio” e, mais recentemente, “muçulmano-terrorista” (MESSEDER, 2023:188-189). Decorre daí a importância do ensino religioso no contexto escolar como forma de:
Alternativas
Q2320121 Pedagogia
Considerando que todos os espaços sagrados, além de possuírem grande simbolismo, transformam a paisagem e demandam engajamento da comunidade que a eles se integram — correlacione os espaços sagrados alistados na Coluna 2 às suas correspondentes tradições religiosas indicadas na Coluna 1.

COLUNA 1
I. Islamismo B. Budismo J. Judaísmo F. Francomaçonaria

COLUNA 2
( ) Loja ( ) Sinagoga ( ) Mesquita ( ) Templo

A sequência correta da correlação é:
Alternativas
Q2320122 Pedagogia
No Plano Nacional de Educação – PNE (Lei nº 13.005/2014) consta uma meta específica referente à gestão democrática do ensino: a Meta 19. Essa visa assegurar condições, no prazo de dois anos, para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto. Fazem parte da referida meta as seguintes estratégias, exceto:
Alternativas
Q2320123 Pedagogia
Segundo Joseuda Borges Castro LOPES et al., em seu livro Educação Inclusiva (Porto Alegre: Sagah, 2018), o tratamento dado às pessoas com deficiência, com TGD e com altas habilidades/superdotação, passou por várias fases no decorrer da história. Com base nessa periodização, que é adotada por toda literatura da área, assinale a única alternativa que agrupa tais fases na ordem cronológica correta: 
Alternativas
Q2320169 Pedagogia
Desdobrado em cinco capítulos, o Título II do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069/1990) trata especificamente dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, os quais devem ser efetivados pela família, pela comunidade, pela sociedade em geral e pelo Poder Público. Dentre esses direitos fundamentais, não constam: 
Alternativas
Q2320170 Pedagogia
A Constituição Federal (1988) determina, em seu art. 211, §2º, que os Sistemas Municipais de Educação atuem prioritariamente:
Alternativas
Q2320171 Pedagogia
A respeito das competências gerais para a educação básica, de que trata BNCC (2018), é correto afirmar:

I. As dez competências gerais devem ser trabalhadas de forma transversal em todo o conteúdo, desde a educação infantil até o ensino médio.

II. Cabe aos professores usarem as competências gerais apenas como uma indicação pro forma de como deve ser encaminhado o currículo na sala de aula.

III. Competência deve ser entendida como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores por parte do aluno, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Assinale: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: C
5: A
6: B
7: D
8: E
9: C
10: A
11: D
12: E
13: B
14: A
15: C