Questões de Concurso Público Prefeitura de Valença do Piauí - PI 2023 para Psicopedagogo

Foram encontradas 15 questões

Q2319547 Pedagogia
Ciente de que dificuldades de aprendizagem são problemas de atraso, desordem ou retardo do desenvolvimento em um ou mais processos da fala, leitura, escrita, aritmética ou outro resultado escolar do sujeito, causado por uma desvantagem psicológica devido a uma possível disfunção cerebral e/ou distúrbios emocional ou comportamental (KIRK, Samuel, 1962 apud LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makenly Oliveira G. Dificuldades de aprendizagem: um olhar psicopedagógico. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 53), — julgue o que se afirma sobre o tema nos enunciados abaixo.

I. Dificuldades de aprendizagem são sempre resultado de retardo mental, privação sensorial ou de fatores culturais ou educacionais.

II. Indivíduos com dificuldades de aprendizagem, via de regra têm, dentre outros, problemas para pronunciar e escrever palavras, para assimilar e compreender regras e problemas matemáticos e para se concentrar.

III. As dificuldades de aprendizagem quase sempre se apresentam associadas a problemas de outra natureza, principalmente comportamentais e emocionais.

Assinale:
Alternativas
Q2319548 Pedagogia
Analise o caso a seguir.
“A professora da 1ª série de Brian descreve-o como “um fliperama humano”. Ele jamais caminha; parte feito um raio. Ele sai de sua cadeira a cada instante para apontar o lápis, pegar mais papel olhar os porquinhos-da-índia da classe. Tem-se a impressão de que ele n o resiste tenta o de comentar sobre tudo o que vê. Seus colegas sentem-se perturbados por sua inquietação e interrupções, mas nem punições nem recompensas produziram qualquer mudança duradoura em seu comportamento. Em sua avalia o semestral a professora de Lucas escreveu: “Brian é inteligente e entusiástico mas precisa se acalmar. Suas notas estão caindo porque ele não presta atenção” (SMITH, Corine; STRICK, Lisa. Dificuldades de aprendizagem de A–Z: guia completo para educadores e pais. Porto Alegre: Penso, 2012).

É possível supor, numa avaliação preliminar, que a dificuldade enfrentada pelo menino Brian aponta para:
Alternativas
Q2319549 Pedagogia
Proposta por Jorge VISCA, em seu livro Clínica psicopedagógica: epistemologia convergente (Porto Alegre: Artes Médicas, 1987), a epistemologia convergente consiste em um método clínico que integra três áreas fundamentais de estudo da ciência psicológica: a psicanálise, a psicogenética e a psicologia social; cujos autores de referência são, respectivamente:
Alternativas
Q2319550 Pedagogia
De acordo com Pura Lúcia Oliver MARTINS (Didática. Curitiba: IBPEX, 2012), os métodos didáticos variam conforme a abordagem adotada pelo professor, que pode ser (1) Transmissão-assimilação, (2) Aprender a aprender, (3) Aprender a fazer e (4) Sistematização coletiva do conhecimento. Com base nessa categorização, relacione as colunas abaixo associando as características do método à sua correspondente abordagem.

Coluna 1

1. Transmissão-assimilação. 2. Aprender a aprender. 3. Aprender a fazer. 4. Sistematização coletiva do conhecimento.
Coluna 2
( ) A ênfase é na práxis social; a questão central é compreender/transformar; e o centro do processo é a prática social.

( ) A ênfase é na obtenção de produtos específicos; a questão central é aprender procedimentos; e o centro do processo é o planejamento.

( ) A ênfase é na redescoberta do conhecimento; a questão central é aprender o método; e o centro do processo é o aluno.

( ) A ênfase é na transmissão do conteúdo; a questão central é aprender o conteúdo; e o centro do processo é o professor.

Marque a sequência da correta relação:
Alternativas
Q2319551 Pedagogia
Ao exercer suas atividades em ambiente clínico ou institucional, o psicopedagogo consciente segue o código de ética elaborado pela Associação Brasileira de Psicopedagogia, o qual tem o propósito não só de estabelecer parâmetros e orientar os profissionais da psicopedagogia brasileira quanto aos princípios que regem a boa conduta profissional, mas também de instituir diretrizes para o seu exercício profissional. Não faz parte dos ditames comportamentais recomendados por esse documento:
Alternativas
Q2319552 Pedagogia
Medina (2016 apud SIQUEIRA, Alisson C de. Dificuldades e transtornos de aprendizagem. Curitiba: Contentus, 2020, p. 29-30) faz uma listagem dos principais comportamentos que devem ser observados para caracterização de um problema de aprendizagem, com exceção de um; assinale-o:
Alternativas
Q2319553 Pedagogia
Tomando como referência o fato de que Jean Piaget, em seus estudos de psicogenética, distingue quatro diferentes estágios (ou períodos) do desenvolvimento cognitivo, que caracterizam o aparecimento de estruturas intelectuais construídas com base num processo de equilibrações sucessivas (NOGUEIRA, Makeliny; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem. 3.ed. Curitiba: InterSaberes, 2018) , enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, correlacionado cada um desses estágios às suas características correspondentes:

Coluna 1
1. Sensório-motor. 2. Pré-operatório. 3. Operatório concreto. 4. Operatório formal.

Coluna 2
( ) A criança passa a representar o mundo por meio de palavras e imagens.
( ) A criança compreende o mundo de forma direta e imediata a partir de reflexos neurológicos básicos.
( ) A criança atinge o pensamento hipotético-dedutivo, aprendendo a pensar de forma abstrata.
( ) A criança se torna capaz de raciocinar logicamente sobre a realidade concreta.

A sequência correta da correlação é:
Alternativas
Q2319554 Pedagogia
Para Pöttker e Leonardo (2014 apud CLARO, Genoveva Ribas. Fundamentos de psicopedagogia. Curitiba: InterSaberes, 2018), os primeiros passos da psicopedagogia foram dados nos séculos XIX e XX na França, onde, por influência de Janine Mery e George Mauco, surgiu, nas fronteiras entre as áreas da saúde e da educação, uma nova proposta com o intuito de curar os problemas educacionais advindos das transformações decorrentes da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. Nessa época, a psicopedagogia, que ainda não tinha esse nome, era denominada:
Alternativas
Q2319555 Pedagogia
Para autoras como Maria Lúcia WEISS (1994) e Alicia FERNÁNDEZ (2001), os entraves no aprender constituem um fator de não pouca importância para o fracasso escolar. Sabendo, porém, que o fracasso escolar decorre de um conjunto de fatores intraescolares e extraescolares capazes de exercer influência determinante na vida acadêmica do aluno, assinale a alternativa em que só existam fatores de fracasso de natureza, exclusivamente, intraescolar:
Alternativas
Q2319556 Pedagogia
Para que a aprendizagem do aluno com dislexia se efetive, Borba e Braggio (2016) recomendam que, além de tratar a todos os alunos sem privilégios e nem discriminações, os professores adotem as seguintes posturas em sala de aula:

I. Propor atividades que priorizem a organização espacial, de preferência, lançando mão dos objetos usados pelo aluno.

II. Atentar mais para a maneira como o aluno escreve no quadro e no caderno.

III. Empregar uma linguagem subjetiva e rebuscada, repleta de subentendidos e de figuras de linguagem.

IV. Manter o aluno próximo de si e do quadro para melhor acompanhá-lo, investindo também no estabelecimento de vínculos.

Assinale: 
Alternativas
Q2319557 Pedagogia
No Plano Nacional de Educação – PNE (Lei nº 13.005/2014) consta uma meta específica referente à gestão democrática do ensino: a Meta 19. Essa visa assegurar condições, no prazo de dois anos, para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto. Fazem parte da referida meta as seguintes estratégias, exceto:
Alternativas
Q2319558 Pedagogia
Segundo Joseuda Borges Castro LOPES et al., em seu livro Educação Inclusiva (Porto Alegre: Sagah, 2018), o tratamento dado às pessoas com deficiência, com TGD e com altas habilidades/superdotação, passou por várias fases no decorrer da história. Com base nessa periodização, que é adotada por toda literatura da área, assinale a única alternativa que agrupa tais fases na ordem cronológica correta: 
Alternativas
Q2320169 Pedagogia
Desdobrado em cinco capítulos, o Título II do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069/1990) trata especificamente dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, os quais devem ser efetivados pela família, pela comunidade, pela sociedade em geral e pelo Poder Público. Dentre esses direitos fundamentais, não constam: 
Alternativas
Q2320170 Pedagogia
A Constituição Federal (1988) determina, em seu art. 211, §2º, que os Sistemas Municipais de Educação atuem prioritariamente:
Alternativas
Q2320171 Pedagogia
A respeito das competências gerais para a educação básica, de que trata BNCC (2018), é correto afirmar:

I. As dez competências gerais devem ser trabalhadas de forma transversal em todo o conteúdo, desde a educação infantil até o ensino médio.

II. Cabe aos professores usarem as competências gerais apenas como uma indicação pro forma de como deve ser encaminhado o currículo na sala de aula.

III. Competência deve ser entendida como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores por parte do aluno, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Assinale: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: E
5: D
6: A
7: C
8: B
9: E
10: B
11: D
12: E
13: B
14: A
15: C