Questões de Concurso Público Prefeitura de Conceição do Canindé - PI 2024 para Professor - Educação Infantil
Foram encontradas 13 questões
I. A Educação Infantil, que compreende: a Creche, englobando as diferentes etapas do desenvolvimento da criança até 3 (três) anos e 11 (onze) meses; e a Pré-Escola, com duração de 2 (dois) anos.
II. A Educação Infantil, obrigatória e gratuita, com duração de 5 (cinco) anos, é organizada e tratada em duas fases: a do 1 (primeiro) ano inicial e as dos 4 (quatro) anos finais.
III. A Educação Infantil, obrigatória, com duração mínima de 3 (três) anos.
Estão incorretas:
I. Deposita-se ênfase na gestão das emoções; no desenvolvimento de hábitos higiênicos e alimentares.
II. Na vivência de situações destinadas à organização dos objetos pessoais e escolares; na vivência de situações de preservação dos recursos da natureza.
III. No contato com a língua materna, preferencialmente, na leitura e na produção de textos, como potencialidades indispensáveis à formação do interlocutor nacional.
IV. Na compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes e da cultura dos direitos humanos e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
Estão corretas:
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília, 2013. p. 85. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=downl oad&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013- pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 maio 2024.
O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam:
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília, 2013. p. 95. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=downl oad&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013- pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 maio 2024.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, constitui um dos objetivos e métodos da avaliação na Educação Infantil:
I. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis.
II. A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, mas, não implicando em mudança estrutural e cultural da escola, para que os alunos com TGD tenham suas especificidades atendidas.
III. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, acompanha os avanços do conhecimento e das lutas sociais, visando constituir políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os alunos.
Considera-se correta(as):
I. A interação com crianças da mesma idade e de idades diferentes em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.
II. Os conhecimentos prévios de qualquer natureza, que as crianças já possuem sobre o assunto, já que elas aprendem por meio de uma construção interna ao relacionar suas ideias com as novas informações de que dispõem e com as interações que estabelece.
III. A individualidade e a diversidade; o grau de desafio que as atividades apresentam e o fato de que devam ser significativas e apresentadas de maneira integrada para as crianças e o mais próximas possíveis das práticas sociais reais.
IV. A resolução de problemas como forma de aprendizagem, mediante a atuação de profissionais com conhecimentos específicos no ensino da Língua Brasileira de Sinais, da Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua, do sistema Braille, do soroban, da orientação e mobilidade, das atividades de vida autônoma.
Estão corretas:
I. Exercer ação supletiva e redistributiva em relação às suas escolas.
II. Assumir o transporte escolar de todas as escolas que funcionam em seu território.
III. Elaborar planos educacionais que abranjam tanto a zona urbana e rural quanto interurbana.
IV. Oferecer o ensino fundamental e, com prioridade, a educação infantil em creches e pré-escolas.
Assinale:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter X que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens Y que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e Z, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação – PNE (Brasil, 2018, p. 7).