Questões de Concurso Público MPE-GO 2016 para Secretário Auxiliar

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2016 Banca: MPE-GO Órgão: MPE-GO Prova: MPE-GO - 2016 - MPE-GO - Secretário Auxiliar |
Q699137 Geografia
“As migrações internacionais são um fenômeno diretamente associado à ‘era industrial’.” (Magnoli, p.464, 2005). Considerando a frase acima, leia as afirmativas a seguir: I - Durante o século XIX, a Europa foi a mais importante zona de repulsão demográfica do globo. II - Atualmente, a União Europeia, em sua totalidade, configura a maior zona de atração de fluxos migratórios do mundo. III - Grande parte das migrações internacionais da atualidade tem causas econômicas. IV - No atual período de globalização, assim como o capital, os fluxos migratórios fluem sem empecilhos através das fronteiras nacionais. V - A África do Sul, importante economia industrial da África, é um país que recebe significativos fluxos migratórios de fundo econômico do continente.  Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas. 
Alternativas
Ano: 2016 Banca: MPE-GO Órgão: MPE-GO Prova: MPE-GO - 2016 - MPE-GO - Secretário Auxiliar |
Q699138 Geografia
“A guerra da concorrência tem início quando os empresários industriais tomam as decisões relativas à localização das suas fábricas”. (Magnoli & Araújo, p.142, 2005). Sobre a localização industrial, ao longo dos últimos séculos, leia as alternativas a seguir: I - Nas últimas décadas do século XX, estabeleceu-se uma nova lógica mundial de localização industrial: a produção em larga escala, com elevada automação, é realizada nos países desenvolvidos e as indústrias de tecnologia de ponta concentram-se nos países subdesenvolvidos, onde a mão-deobra é mais barata. II - Com a Revolução Tecnológica ou Informacional, as grandes indústrias deixaram de ter o espaço local e regional como principal base de produção, ultrapassando as fronteiras nacionais. III - Ao longo do século XX, acentuou-se o processo de concentração industrial, em consequência da crescente elevação dos custos de transferência de matéria-prima e de produtos industrializados.
IV - Nos países desenvolvidos, as antigas concentrações industriais vêm perdendo terreno para as novas regiões produtivas, as quais são marcadas pela presença de centros de pesquisa e de universidades. V - As economias de aglomeração presentes nas grandes metrópoles mundiais reforçam a tendência, cada vez maior, de concentração espacial da indústria. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: MPE-GO Órgão: MPE-GO Prova: MPE-GO - 2016 - MPE-GO - Secretário Auxiliar |
Q699139 Geografia
“Desde 2007, o saldo comercial brasileiro vem apresentando tendência de queda, puxada pelo mau comportamento do setor industrial, e em consequência da perda da competitividade da economia brasileira” (Fonte:oglobo.globo.com/opniao/comercio exterior - Consulta em 26/03/2015). A perda sistêmica de competitividade da indústria nacional e a consequente queda de sua participação na formação da riqueza nacional estão associadas, dentre outros: I - aos elevados custos de deslocamento dos produtos de exportação, em virtude do predomínio das rodovias e da precária integração entre os modais de transporte. II - à grande dispersão espacial da indústria brasileira em regiões historicamente periféricas.
III - à baixa taxa de inovação da indústria brasileira, aliada ao fato de essa inovação estar mais relacionada à aquisição de máquinas e equipamentos do que ao desenvolvimento de novos produtos. IV - aos inúmeros acordos bilaterais assinados pelo País, restringindo o número de seus parceiros comerciais no mercado externo. V- à fraca mecanização das operações portuárias de embarque e desembarque e à intricada burocracia nos portos, provocando atrasos e congestionamentos nas exportações. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: MPE-GO Órgão: MPE-GO Prova: MPE-GO - 2016 - MPE-GO - Secretário Auxiliar |
Q699140 Geografia
0 relevo é o resultado da atuação de forças de origem interna e externa, as quais determinam as reentrâncias e as saliências da crosta terrestre. Sobre esse assunto, podemos afirmar que I - o surgimento das grandes cadeias montanhosas, como os Andes, os Alpes e o Tlimalaia, resulta dos movimentos orogenéticos, caracterizados pelos choques entre placas tectônicas. II - o intemperismo químico é um agente esculpidor do relevo muito característico das regiões desérticas, em virtude da intensa variação de temperatura nessas áreas. III - extensas planícies, como as dos rios Ganges, na índia, e Melcong, no Vietnã, são resultantes do trabalho de deposição de sedimentos feito pelos rios, formando as planícies aluviais. IV - os planaltos brasileiros caracterizamse como relevos residuais, pois permaneceram mais altos que o relevo circundante, por apresentarem estrutura rochosa mais resistente ao trabalho erosivo. V - por situar-se em área de estabilidade tectônica, o Brasil não possui formas de relevo resultantes da ação do vulcanismo. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: MPE-GO Órgão: MPE-GO Prova: MPE-GO - 2016 - MPE-GO - Secretário Auxiliar |
Q699141 Geografia
“A agricultura é hoje o maior negócio do país. (...) Apenas [em 2005], a cadeia do agronegócio gerou um Produto Interno Bruto de 534 bilhões de reais.” (Faria, 2006 in: Terra, Araújo e Guimarães, 2009). A atual expansão da agricultura e do agronegócio no Brasil deve-se, entre outros fatores ao (à)
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: B
5: A