Questões de Concurso Público Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO 2021 para Professor Pedagogo Fundamental I (Distrito Santo Antônio)
Foram encontradas 14 questões
( ) Desde muito pequenas, entre pares, família, pessoas da comunidade, da escola, assistindo a produções dos diferentes meios de comunicação, as crianças são capazes de estabelecer múltiplas relações, construir saberes, reproduzir e criar brincadeiras, modos de viver e de pensar o mundo. ( ) A criança observa, narra, questiona, toma decisões e constrói conhecimento sobre a natureza e a sociedade, reproduzindo e produzindo cultura. ( ) O contato com os livros, as leituras feitas pelos adultos, a multiplicidade de gêneros textuais, ampliam significativamente as experiências infantis e aprofunda os conhecimentos. ( ) Reconhecer o que as crianças sabem e considerar suas experiências sociais, enriquecem o trabalho da escola, aproximando currículo escolar e vida social.
( ) A literatura infantil aponta para outras maneiras de ser, outros caminhos a serem percorridos, que no plano real seria quase impossível. ( ) A origem da literatura infantil está associada à transmissão oral de histórias e à mediação da voz do adulto que oraliza um texto escrito. ( ) A literatura infantil, considerada universal, amplia horizontes, pois sua recepção pela criança é marcada por um profundo sentido de encontro, consigo mesma. ( ) A literatura infantil está vinculada ao belo, ao prazer, ao lúdico, nela a preocupação com o ensinar, não deve ter vinculação com o dever ser, mas com o sensorial e o emocional.
(1 )
(2 )
(3 )
Sobre a BNCC, responda à próxima questão.
A área de Matemática e, por consequência, o componente curricular de Matemática, devem garantir aos alunos do Ensino Fundamental, o desenvolvimento de oito competências específicas. Dentre elas, não se aplica a citada, na alternativa:
Sobre a BNCC, responda à próxima questão.
Tendo em vista os eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica propostas pela BNCC, seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em situações, nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes, que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural. Aqui destacamos três direitos de aprendizagem e desenvolvimento: Conviver, Brincar e Participar. De acordo com eles, marque a alternativa que completa, na sequência correta, as lacunas a seguir:
1- ___________________ com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas. 2- ___________________ cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus 11 conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais. 3- ___________________ ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador, quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
(i) Alguns autores classificam o autismo segundo as competências, ou características intelectuais, como de dois tipos: Alto funcionamento (ou Síndrome de Asperger): as pessoas são capazes de acompanhar o currículo do ensino comum, falar, desenvolver-se em uma profissão e criar vínculos afetivos; Baixo funcionamento: acompanhado de deficiência intelectual, ausência de fala e de contato visual, sem demonstrar interesse pelas pessoas, ou pelos objetos. (ii) Para compreender melhor o autismo, é preciso conhecer a tríade de suas manifestações nas áreas da comunicação, comportamento e interação social, centrando a proposta pedagógica nessas necessidades educacionais especiais e lembrando que a intensidade, duração e frequência dos problemas comportamentais podem interferir no desenvolvimento da aprendizagem. (iii) Para auxiliar o trabalho pedagógico com aluno autista, devem-se utilizar recursos de comunicação alternativa, como agendas, cadernos e álbuns com imagens do contexto desse aluno, com o objetivo de favorecer a comunicação.
Sobre a utilização do computador na educação, analise as afirmações e marque a alternativa correta: 1- O computador não é o detentor do conhecimento, mas uma ferramenta que permite ao aluno, buscar informações e vivenciar situações-problemas, que possibilitem tirar conclusões e construir novos conhecimentos. 2- Um novo modelo de educação está sendo desenhado a partir das novas tecnologias, alterando os paradigmas da educação e rompendo com os padrões do ensino tradicional, beneficiando as escolas, os educadores e os alunos. 3- É importante que o educador propicie ao aluno, condições e oportunidades de explorar seu potencial intelectual nas diferentes áreas do conhecimento e realizar sucessivas ações e reflexões. 4- O uso do computador em ambientes de aprendizagem deve enfatizar a construção do conhecimento. Como recurso, ele pode ser um grande parceiro do educador no processo de ensino-aprendizagem.
Sobre alfabetização, analise as alternativas e indique a que traz informação inverídica.
Responda à próxima questão, sobre o Programa Tempo de Aprender.
Qual alternativa não atende ao que preceitua a Portaria nº 280/2020?
Responda à próxima questão, sobre o Programa Tempo de Aprender.
Analise se os itens são (C) corretos ou (I) incorretos e assinale a alternativa correspondente:
( ) É um dos objetivos do Programa Tempo de Aprender: elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem no âmbito da alfabetização, da literacia e da numeracia, sobretudo nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de abordagens cientificamente fundamentadas. ( ) São princípios do Programa Tempo de Aprender, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, aqueles elencados na Política Nacional de Alfabetização - PNA, instituída pelo Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. ( ) As Entidades Executoras deverão aderir ao programa Tempo de Aprender por meio do módulo Sealf/MEC do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle - Simec, ou outro sistema indicado pelo Ministério da Educação.
Responda à próxima questão, sobre o Programa Tempo de Aprender.
Quais Eixos a seguir compõem a organização do Programa Tempo de Aprender?
I- Eixo formação continuada de profissionais da alfabetização; II- Eixo apoio pedagógico para a alfabetização; III- Eixo aprimoramento das avaliações da alfabetização; IV- Eixo Valorização dos profissionais da alfabetização, por meio da instituição de premiação para professores alfabetizadores.
1- Consciência fonêmica; 2- Instrução fônica sistemática; 3- Fluência em leitura oral; 4- Desenvolvimento de vocabulário; 5- Compreensão de textos; 6- Produção de escrita.
Quais itens são princípios dessa Política?