Questões de Concurso Público Prefeitura de Pontalina - GO 2023 para Professor P III - Pedagogo

Foram encontradas 8 questões

Q3014232 Pedagogia
De acordo com a estrutura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a etapa da Educação Infantil é possível afirmar que:

I- Na primeira etapa da Educação Básica devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver.
II- Considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil, a BNCC estabelece cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver.
III- Cada campo do conhecimento explicita seu papel na formação integral dos alunos da Educação Infantil e destaca particularidades para esta etapa, considerando tanto as características do alunado quanto as especificidades e suas demandas pedagógicas.
IV- Em cada campo de experiências para a etapa da Educação Infantil, são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados em três grupos por faixa etária.

Tendo como base o texto da BNCC, está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3014233 Pedagogia
De acordo com o art. 26º, da Lei n.º 9.394/1996 em vigência, os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. Sobre os currículos a que se referem este artigo, é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q3014234 Pedagogia
De acordo com o art.112, do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990), as seguintes medidas socioeducativas podem ser aplicadas a adolescentes que cometem atos infracionais, exceto:
Alternativas
Q3014235 Pedagogia
De acordo com o texto das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, o termo “competências” pode ser definido como: 
Alternativas
Q3014236 Pedagogia
Ao tratar do Direito à Educação e do Dever de Educar, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996), afirma, em seu art. 4º, que o dever do Estado com a Educação Escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

( ) Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
( ) Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
( ) Educação Infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.
( ) Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao Ensino Médio.
( ) Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.
( ) Atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade.
( ) Acesso público e gratuito aos Ensinos Fundamental e Médio para todos os que não os concluíram na idade própria.
( ) Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
( ) Oferta de Ensino Noturno regular, adequado às condições do educando.

Considerando o texto em vigência da Lei n.º 9.394/1996, assinale com verdadeira (V) ou falsa (F) as assertivas sobre o dever do Estado para com a Educação Escolar, indicando a sequência correta.
Alternativas
Q3014312 Pedagogia
O Decreto n.º 9.765, de 11 de abril de 2019, instituiu a Política Nacional de Alfabetização (PNA). Assinale qual das alternativas não está de acordo com o art. 9º - Constituem mecanismos de avaliação e monitoramento da Política Nacional de Alfabetização: 
Alternativas
Q3014317 Pedagogia
Mortatti ,(2019), no eBook “Métodos de alfabetização no Brasil: uma história concisa” afirma que “dois são os tipos básicos de métodos de alfabetização conhecidos e utilizados (não apenas no Brasil): ___________________, ou de marcha [...] – da “parte” para o “todo”; e ____________________, ou de marcha [...] – do “todo” para a “parte”. Como se referem a “marcha/caminho”, as denominações de cada um desses tipos de método decorrem do ponto de partida, pois sempre se “passa” por todas as “partes”, em algum momento do processo de ensino-aprendizagem inicial da leitura e da escrita”.

Conforme a referida autora, os dois tipos básicos de métodos de alfabetização são: 
Alternativas
Q3014324 Pedagogia
Sérgio Antônio da Silva Leite, (2008), no texto “Notas sobre o processo de alfabetização escolar” integrante do livro denominado “Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas pedagógicas” realiza algumas afirmações:

I- A questão do processo de alfabetização escolar continua sendo um tema desafiador para os pesquisadores e profissionais da área da Educação.
II- Embora, nas últimas duas décadas, tenham se observado grandes progressos teórico-metodológicos na área, a formação do aluno como um competente leitor e produtor de texto, em nossas escolas públicas e particulares, ainda se coloca como um dos grandes objetivos a serem alcançados.
III- No modelo tradicional, a escrita era entendida como um reflexo complexo da linguagem oral, ou seja, a escrita era concebida como superior à representação da fala; nesta perspectiva, ler e escrever são entendidos como atividades de codificação e decodificação, sendo o processo de alfabetização elevado ao ensino do código escrito, centrado na mecânica da leitura e da escrita.
IV- O modelo tradicional tem sido duramente criticado desde os anos 60, quando os países desenvolvidos detectaram a condição do analfabetismo funcional em parcelas significativas das suas respectivas populações: aquele indivíduo que passa pela escola durante alguns anos, tem contato com o código escrito, mas, depois que sai, não se utiliza da leitura e da escrita como instrumentos de inserção social e desenvolvimento da cidadania.

Considerando as assertivas, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: E
5: B
6: B
7: D
8: D