Questões de Concurso Público Prefeitura de Turvelândia - GO 2023 para Fiscal de Obras e Posturas
Foram encontradas 25 questões
Bem-te-vi-rajado.
O bem-te-vi-rajado (Myiodynastes maculatus) tem o formato e o tamanho de um bem-te-vi, mas a plumagem é bastante diferente. Apesar de bem camuflado, é fácil encontrá-lo no meio das copas das árvores por causa do canto, que é um chamado repetitivo. Algumas pessoas associam a vocalização do bem-te-vi-rajado ao barulho de um soluço. Faz ninho em ocos de árvores, muitas vezes aproveitando buracos abertos anteriormente por pica-paus.
Disponível em: www.apassarinhologa.com.br (Com corte).
De acordo com o texto, assinale a alternativa incorreta.
Relacione as colunas referentes a figuras de linguagem e marque a alternativa correta.
Coluna I.
A) Elipse.
B) Pleonasmo.
C) Anacoluto.
D) Silepse.
E) Onomatopeia.
Coluna II.
1- É o emprego de palavras redundantes, com o fim de reforçar, ou enfatizar a expressão.
2- Consiste no aproveitamento de palavras cuja pronúncia imita o som, ou a voz natural dos seres. É um recurso fonêmico, ou melódico que a língua proporciona ao escritor.
3- É a quebra, ou interrupção do fio da frase, ficando termos sintaticamente desligados do resto do período, sem função. O termo sem nexo sintático coloca-se, em geral, no início da frase para se lhe dar realce.
4- Ocorre esta figura quando efetuamos a concordância não com os termos expressos, mas com a ideia a eles associada em nossa mente.
5- É a omissão de um termo, ou oração que facilmente podemos subentender no contexto. É uma espécie de economia de palavras.
Coluna I.
A- Substantivo composto. B- Substantivo derivado. C- Substantivo coletivo. D- Substantivo abstrato.
Coluna II. 1- Fauna. 2- Guarda-roupa. 3- Laranjeira. 4- Medo.
( ) Processo analítico: consiste em empregar junto do substantivo uma palavra que indique aumento, ou diminuição. Exemplos: animal grande; animal pequeno. ( ) Processo sintético: consiste em acrescentar ao substantivo uma partícula especial, chamada sufixo, indicativa de aumento, ou diminuição. Exemplos: animalaço; animalzinho. ( ) Grau do adjetivo comparativo de igualdade: tão + adjetivo + quanto/como. Exemplo: O filho é tão arrogante quanto o pai. ( ) Grau do adjetivo comparativo de superioridade: mais + adjetivo + (do) que. Exemplo: O filho é mais arrogante do que o pai. ( ) Grau do adjetivo comparativo de inferioridade: menos + adjetivo + (do) que. Exemplo: O filho é menos arrogante do que o pai.
Coluna I.
A- Derivação prefixal. B- Derivação sufixal. C- Derivação parassintética. D- Derivação prefixal e sufixal.
Coluna II. 1- Espaçoso. 2- Infelizmente. 3- Empalidecer. 4- Incapaz.
(I) A parábola tem sua concavidade para cima e passa pelo eixo y no ponto (0,4). (II) A parábola tem sua concavidade para cima e passa pelo eixo y no ponto (4,0). (III) A parábola tem concavidade para baixo e passa pelo eixo y no ponto (0,4). (IV) A parábola tem concavidade para baixo e passa pelo eixo y no ponto.
( ) São símbolos do Município: o Brasão, a Bandeira e o Hino, representativos de sua cultura e história. ( ) O dia 1º de junho é a data magna municipal. ( ) A sede do Município de Turvelândia tem a categoria de cidade, enquanto a sede do Distrito tem a categoria de vila.
I- É assegurado ao Município, nos termos da lei, a participação no resultado da exploração de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica, de outros recursos minerais ou de eventual zona econômica exclusiva no seu território, ou compensação financeira por essa exploração. II- O Município pode através de consórcios aprovados por Lei Municipal, criar autarquias ou entidades intermunicipais para a realização de obras, atividades ou serviços de interesse comum. III- O Poder Legislativo do Município é exercido pela Câmara Municipal. Cada legislatura terá a duração de quatro anos, a iniciar-se a 1º de fevereiro do ano seguinte ao da eleição, compreendendo cada ano uma sessão legislativa.