Questões de Concurso Público Prefeitura de Turvelândia - GO 2023 para Professor de Séries Inicais

Foram encontradas 30 questões

Q2124312 Não definido
Legitimada pelo pacto interfederativo, nos termos da Lei n.º 13.005/2014, que promulgou o Plano Nacional de Educação, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) depende do adequado funcionamento do regime de colaboração para alcançar seus objetivos. Dessa forma, por se constituir em uma política nacional, a implementação desta requer, ainda, seu acompanhamento pelo Ministério da Educação em colaboração com os organismos nacionais da área da Educação. Assinale a alternativa correta que apresenta a quais organismos nacionais específicos o texto da BNCC se refere.
Alternativas
Q2124313 Não definido
O documento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, ao tratar sobre os marcadores de identificação “negro” e “preto”, afirma que:
- Ser negro no Brasil não se limita às características físicas: trata-se, também, de uma escolha política e, por isso, o é quem assim se define. - Preto é um dos quesitos utilizados pelo IBGE para classificar, ao lado dos outros – branco, pardo, indígena - a cor da população brasileira. Sobre as duas asserções, é correto afirmar:
Alternativas
Q2124314 Não definido
Leia o trecho referente ao art. 53, da Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990, (Estatuto da Criança e do Adolescente), que trata sobre o direito à educação: É direito dos pais, ou responsáveis, ter ciência do ___________________, bem como ______________ da definição das __________________. Em sequência, as palavras que completam corretamente as lacunas são:
Alternativas
Q2124315 Não definido
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está estruturada de modo a explicitar as competências que os alunos devem desenvolver ao longo de toda a Educação Básica. Como estratégia cada objetivo de aprendizagem e desenvolvimento é identificado por um código alfanumérico. Assinale com (V) verdadeiro ou com (F) falso as assertivas sobre a leitura correta do objetivo de aprendizagem e desenvolvimento identificado pelo código EI01TS01:
( ) EI indica uma estrutura para a Educação Básica, a Educação Integral. ( ) EI indica uma etapa da Educação Básica, a Educação Infantil. ( ) 01 indica o grupo por faixa etária, 01 = Bebês. ( ) 01 indica o grupo por faixa etária, 01 = Crianças muito pequenas. ( ) TS indica o Campo de Experiência referente à Testuras, Tempos, Sons e Sensações. ( ) TS indica o Campo de Experiência referente a Traços, Sons, Cores e Formas. ( ) Os dois últimos números do código alfanumérico (01) indicam a faixa etária, ou grupo, de atendimento na etapa de ensino, 01 = Bebês (zero a 1 ano e 6 meses). ( ) Os dois últimos números do código alfanumérico (01) indicam a posição do objetivo na numeração sequencial do campo de experiências para cada grupo etário. A sequência correta de preenchimento dos parênteses é: 
Alternativas
Q2124316 Não definido
Assinale a alternativa incorreta, no que se refere a identificação de uma escola como inclusiva, conforme as instruções presentes no documento Série Educação Inclusiva - Referências para Construção dos Sistemas Educacionais Inclusivos.
Alternativas
Q2124317 Não definido
Considerando o texto da Resolução CNE/CEB n.º 1, de 13 de novembro de 2020, que define em seu art. 6º, que as escolas devem organizar procedimentos para o acolhimento dos estudantes migrantes, julgue as diretrizes e, considernado as diretrizes direcionadas à escola para acolhimento dos estudantes imigrantes, assinale a alternativa que representa somente às afirmativas corretas.
I- Capacitação de professores e funcionários sobre práticas de inclusão de alunos não-brasileiros. II- Prevenção ao bullying, racismo e xenofobia. III- Prática de atividades que valorizem a cultura dos alunos brasileiros. IV- Oferta de ensino de português como língua de acolhimento, visando a inserção social àqueles que detiverem pouco, ou nenhum conhecimento da língua portuguesa. V- Segregação entre alunos brasileiros e não-brasileiros, mediante a formação de classes comuns.
Alternativas
Q2124318 Não definido
Ao instituir as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos, nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA), à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à Educação de Jovens e Adultos a Distância, a Resolução CNE/CEB n.º 1, de 28 de maio de 2021, em seu art. 2º, instaura que “Com o objetivo de possibilitar o acesso, a permanência e a continuidade dos estudos de todas as pessoas que não iniciaram, ou interromperam o seu processo educativo escolar, a oferta da modalidade da EJA poderá se dar nas seguintes formas”:
I- Educação de Jovens e Adultos presencial. II- Educação de Jovens e Adultos na modalidade Educação a Distância. III- Educação de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional de Nível Superior. IV- Educação de Jovens e Adultos com ênfase na Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida.
Assinale a assertiva correta.
Alternativas
Q2124319 Não definido
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei n.º 13.146/2015), enfatiza que a “A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida”. Considerando as incumbências do poder público para garantia do direito citado, este documento afirma que ao Poder Público cabe assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar os seguintes encaminhamentos, exceto:
Alternativas
Q2124320 Não definido
Carvalho (1982), no livro “A Literatura infantil: visão histórica e crítica” aborda que: “Alberto Figueiredo Pimentel publica, em 1894 (Editora Quaresma), o primeiro livro para crianças – [...] que é uma coletânea de 40 contos populares, onde ele, traduzindo e adaptando alguns contos de outros países, entre os quais se encontram Perrault, Grimm e Andersen, e recompondo a tradição oral, apresenta algo de novo para sua época, na Literatura Infantil, que, até então, não encontrava divulgação literária. (Segundo alguns autores esse livro apareceu em 1896 e com 61 contos). Segunda a referida autora, o primeiro livro para crianças publicado em 1894 foi:
Alternativas
Q2124321 Não definido
No livro “História da Educação Brasileira: a organização escolar”, escrito por Ribeiro (2001) a autora aponta que: “[...] ao analisar-se o primeiro plano educacional, elaborado pelo ___________________, percebe-se a intenção de catequizar e instruir os indígenas, como determinavam os “Regimentos”; percebe-se, também, a necessidade de incluir os filhos dos colonos, uma vez que, naquele instante, eram os __________ os únicos educadores de profissão que contavam com significativo apoio real na colônia”. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Alternativas
Q2124322 Não definido
Becker (2012) no livro “Educação e construção do conhecimento” realiza algumas afirmações. Assinale a alternativa que não está de acordo com o apontado pelo referido autor.
Alternativas
Q2124323 Não definido
De acordo com Tizuko Morchida Kishimoto no livro “Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação” (2003), verifique as seguintes afirmações sobre brincadeiras tradicionais infantis, atribua (C) para certo e (E) para errado, em seguida assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A brincadeira tradicional infantil, filiada ao folclore, incorpora a mentalidade popular, expressando-se, sobretudo, pela oralidade. ( ) Considerada como parte da cultura popular, essa modalidade de brincadeira guarda a produção espiritual de um povo em certo período histórico. ( ) Por ser um elemento folclórico, a brincadeira tradicional infantil não assume características de anonimato, tradicionalidade, transmissão oral, conservação, mudança e universalidade. ( ) Não se conhece a origem da amarelinha, do pião, das parlendas, das fórmulas de seleção. Seus criadores são anônimos. Sabe-se, apenas, que provêm de práticas abandonadas por adultos, de fragmentos de romances, poesias, mitos e rituais religiosos. 
Alternativas
Q2124324 Não definido
Magda Soares, no artigo intitulado “Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura” (2002), faz alguns apontamentos sobre os conceitos de letramento. Assinale a alternativa que não está de acordo com os conceitos expostos pela referida autora. 
Alternativas
Q2124325 Não definido
Tizuko Morchida Kishimoto, no livro “Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação” (2003), aborda sobre o brinquedo educativo (jogo educativo). Assinale a alternativa que não está de acordo com o exposto pela autora nesse livro.
Alternativas
Q2124326 Não definido
O Decreto n.º 9.765, de 11 de abril de 2019, instituiu a Política Nacional de Alfabetização. Qual das diretrizes não corresponde ao estipulado para a implementação da Política Nacional de Alfabetização? 
Alternativas
Q2124577 Português
Leia o texto para responder à próxima  questão.



O lobo-guará é um mamífero que está ameaçado em extinção. Diferentemente de outras espécies de lobo que vivem em matilha, o lobo-guará é um animal de hábito solitário, que vive no Cerrado Brasileiro. Considerado a maior espécie de canídeo das Américas, o lobo-guará não tem nada de mau, nem é agressivo. Ele é apenas curioso e pode se aproximar das povoações, assustando algumas pessoas. O lobo-guará vive em regiões abertas, como campos e matas de capoeira. Ocupa o bioma do Cerrado. Também ocorre em algumas regiões de transição para a Caatinga e Mata Atlântica, sendo encontrado principalmente nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. O lobo guará é considerado um animal que vive em situação vulnerável para extinção, conforme avaliação do Ministério do Meio Ambiente e o ICMBio. Essa situação varia de um estado para outro, sendo que no Rio Grande do Sul é considerado criticamente ameaçado. A ocupação humana e a destruição do seu habitat natural são algumas das ameaças à sua sobrevivência. O Cerrado é dos biomas menos protegidos, apesar de possuir grande biodiversidade. A proximidade do seu habitat com regiões ocupadas gera conflitos de convivência da espécie com o ser humano. É muito difundida a ideia do lobo ser mau e atacar os animais domésticos e as pessoas, mas ele não é agressivo. Em certas regiões é comum que os lobos-guará cacem galinhas, despertando a fúria dos pequenos produtores rurais. No entanto, os ataques do lobo-guará às galinhas, não afeta tanto como se costuma pensar. Muitas vezes, são outros animais que atacam e os lobos levam a culpa.
Leia o texto e assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2124578 Português
Leia o texto para responder à próxima  questão.



O lobo-guará é um mamífero que está ameaçado em extinção. Diferentemente de outras espécies de lobo que vivem em matilha, o lobo-guará é um animal de hábito solitário, que vive no Cerrado Brasileiro. Considerado a maior espécie de canídeo das Américas, o lobo-guará não tem nada de mau, nem é agressivo. Ele é apenas curioso e pode se aproximar das povoações, assustando algumas pessoas. O lobo-guará vive em regiões abertas, como campos e matas de capoeira. Ocupa o bioma do Cerrado. Também ocorre em algumas regiões de transição para a Caatinga e Mata Atlântica, sendo encontrado principalmente nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. O lobo guará é considerado um animal que vive em situação vulnerável para extinção, conforme avaliação do Ministério do Meio Ambiente e o ICMBio. Essa situação varia de um estado para outro, sendo que no Rio Grande do Sul é considerado criticamente ameaçado. A ocupação humana e a destruição do seu habitat natural são algumas das ameaças à sua sobrevivência. O Cerrado é dos biomas menos protegidos, apesar de possuir grande biodiversidade. A proximidade do seu habitat com regiões ocupadas gera conflitos de convivência da espécie com o ser humano. É muito difundida a ideia do lobo ser mau e atacar os animais domésticos e as pessoas, mas ele não é agressivo. Em certas regiões é comum que os lobos-guará cacem galinhas, despertando a fúria dos pequenos produtores rurais. No entanto, os ataques do lobo-guará às galinhas, não afeta tanto como se costuma pensar. Muitas vezes, são outros animais que atacam e os lobos levam a culpa.
Em se tratando de encontros vocálicos, as palavras do texto (ameaçado, solitário, curioso, caatinga) são respectivamente: 
Alternativas
Q2124579 Português
Quanto aos termos acessórios da oração, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.
( ) Termos acessórios são os que desempenham na oração uma função secundária, qual seja, a de caracterizar um ser, determinar os substantivos, exprimir alguma circunstância. ( ) São quatro os termos acessórios da oração: adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo. ( ) Adjunto adverbial é o termo que caracteriza, ou determina os substantivos. ( ) Adjunto adnominal é o termo que exprime uma circunstância (de tempo, lugar, modo, etc), ou em outras palavras, que modifica o sentido de um verbo, adjetivo, ou advérbio. ( ) Aposto é uma palavra, ou expressão que explica, esclarece, desenvolve, resume outro termo da oração. 
Alternativas
Q2124580 Português
Assinale a alternativa, onde o acento indicador de crase, não tem cabimento.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: C
5: A
6: B
7: B
8: C
9: A
10: A
11: D
12: D
13: D
14: B
15: D
16: B
17: D
18: C
19: C
20: B