Questões de Concurso Público COFFITO 2024 para Fisioterapia Respiratória

Foram encontradas 40 questões

Q3049087 Fisioterapia
As doenças respiratórias podem afetar diferentes partes do sistema respiratório, resultando em uma variedade de manifestações clínicas e alterações fisiológicas. Com base na fisiopatologia das doenças respiratórias, analise as afirmativas e assinale a alternativa correspondente.

I- Na asma, a inflamação crônica das vias aéreas leva à hiperresponsividade brônquica, aumento da produção de muco e remodelamento das vias aéreas, resultando em episódios recorrentes de sibilância, dispneia e tosse.
II- A doença pulmonar obstrutiva crônica, (DPOC), é caracterizada por aumento da pressão capilar pulmonar que pode causar transudação de líquido para o espaço alveolar, resultando em edema pulmonar, que se manifesta, clinicamente, por dispneia paroxística noturna, ortopneia e estertores pulmonares.
III- Na fibrose cística, a mutação no gene CFTR resulta em disfunção de uma proteína reguladora de condutância transmembrana, causando produção de muco espesso e viscoso, que obstrui as vias aéreas e glândulas exócrinas, levando a infecções respiratórias recorrentes e insuficiência pancreática.
IV- Na insuficiência cardíaca ocorre uma limitação persistente ao fluxo aéreo. Essa limitação é progressiva e associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões a partículas ou gases nocivos, como o tabaco.
Alternativas
Q3049088 Fisioterapia
O derrame pleural é uma condição em que há acúmulo anormal de líquido na cavidade pleural. Considerando-se o conhecimento sobre derrame pleural, analise as afirmativas e indique a alternativa correta.

I- O exame físico pode revelar diminuição do murmúrio vesicular e som maciço à percussão na área afetada pelo derrame pleural.
II- Entre as causas comuns de derrame pleural transudativo estão a insuficiência cardíaca congestiva e a cirrose hepática, enquanto as causas de derrame pleural exsudativo incluem neoplasias, infecções e doenças autoimunes.
III- A toracostomia é o procedimento invasivo de escolha para drenar o líquido pleural acumulado, proporcionando alívio dos sintomas respiratórios e facilitando o diagnóstico da causa subjacente.
IV- O diagnóstico definitivo do derrame pleural é obtido por meio de exames de imagem, como radiografia de tórax e tomografia computadorizada, que mostram a hipertransparência na região do mesmo.
Alternativas
Q3049089 Fisioterapia
Qual doença pulmonar é caracterizada pela cicatrização progressiva do tecido pulmonar, de causa não ocupacional, resultando em uma diminuição na capacidade vital forçada, (CVF), e na capacidade de difusão do monóxido de carbono, (DLCO), e cujo tratamento inclui medidas de suporte como oxigenoterapia e reabilitação pulmonar, além do uso de medicamentos antifibróticos como pirfenidona e nintedanibe para retardar a progressão da doença?
Alternativas
Q3049090 Fisioterapia
Considerando-se a curva de dissociação da oxiemoglobina, qual é a faixa de pressão parcial de oxigênio, (PO2), correspondente a uma saturação de hemoglobina de 80% em condições normais de temperatura e pH e que caracteriza hipóxia tecidual?
Alternativas
Q3049091 Fisioterapia
A curva da dissociação hemoglobina sofre desvio para a direita nas seguintes situações, exceto:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: B
5: D