Questões de Concurso Público ITAIPU BINACIONAL 2014 para Fotógrafo
Foram encontradas 50 questões
A respeito do texto, considere as seguintes afirmativas:
1. O impacto desencadeado pela cena do menino amarrado ao poste evidenciou uma forma de violência e a atitude de conivência demonstrada por uma parcela da sociedade.
2. O episódio do menino amarrado ao poste está diretamente relacionado a fatores de ordem econômica e racial.
3. A referência às “nossas desumanidades cotidianas” (linha 33) foca a culpabilidade da polícia do Rio de Janeiro.
4. O tratamento violento dispensado a jovens pobres no Brasil tem sido visto como algo normal.
Quais correspondem a ideias veiculadas pelo texto?
Sobre o texto, considere as afirmativas que seguem:
1. A hipótese levantada às linhas 6 e 7, “se assim fosse, seria mais um a entrar para a estatística da barbárie cometida diuturnamente, nos becos e vielas em todo o país”, ilustra os dados apresentados pela pesquisa do IPEA, citada às linhas 10 e 11.
2. A “sociedade conectada, virtual, que faz até seis refeições por dia” (linha 19), é a contraface dos moradores de favela de que fala o terceiro parágrafo.
3. A expressão “é a vida”, ou o equivalente “c’est la vie”, em francês (linhas 23-24), apontam para uma atitude de conformismo.
4. As palavras “vítima” (linha 20) e “mal a ser combatido” (linha 22) expressam pontos de vista semelhantes em relação ao menino amarrado no poste.
Assinale a alternativa correta.
Acerca do texto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Se no segmento “Meninos amarrados em postes, baleados, espancados, violentados” (linhas 2 e 3) houvesse mais adjetivos, eles também deveriam estar separados por vírgulas.
( ) Os travessões em “ – e devem continuar – ” (linhas 4 e 5) poderiam ser substituídos, sem prejuízo gramatical e de sentido, por parênteses.
( ) As aspas em “que rouba carteiras de pedestres indefesos” e “Mereceu! Tinha que ter sido queimado” (linhas 13 e 14) correspondem a avaliações presentes na voz de segmentos da população brasileira.
( ) Os travessões em “ – e é vendida – ” (linha 24) poderiam ser suprimidos, sem prejuízo gramatical e de sentido.
( ) Se na frase “Um menino amarrado ao poste, em uma rua da Zona Sul do Rio de Janeiro, não é um fato comum” (linhas 1 e 2) não houvesse o segmento em uma rua da Zona Sul do Rio de Janeiro, ainda assim a vírgula deveria ser mantida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Leia a tira e considere as afirmativas a seguir.
1. Os conteúdos dos balões do 2º e do 3º quadrinhos apresentam similaridade em relação à atitude demonstrada no último quadrinho.
2. A expressão “fulano” reporta a uma indeterminação que é coerente com o modo de interação representado na tira.
3. Os verbos “adicionou”, “curtiu” e “comentou” estão em relação de convergência se considerada a referência “Facebook”.
4. O descompasso entre o plano real e o virtual encontra-se sintetizado na contradição representada pelos verbos “adicionou” e “ignorou”.
Assinale a alternativa correta.
Sobre a história da Itaipu Binacional, identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O acordo diplomático entre o Brasil e o Paraguai que abriu caminho para o planejamento e posterior construção da hidrelétrica de Itaipu foi oficializado em 1965, pela Ata de Iguaçu.
( ) A construção da hidrelétrica de Itaipu teve início em 1974, tendo sito concluída em 1982, sob os governos de João Batista Figueiredo (Brasil) e Alfredo Stroessner (Paraguai).
( ) Mymba Kuera (“pega-bicho” em tupi-guarani) foi o nome dado à operação de resgate dos animais que viviam na área que seria inundada pelo reservatório de Itaipu.
( ) Os países cujos limites formam a tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) foram signatários dos acordos diplomáticos para a criação da empresa internacional Itaipu Binacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Considere as seguintes afirmativas sobre a geração e transmissão da energia de Itaipu.
1. Atualmente, Itaipu é a segunda usina do mundo em geração de energia, sendo a primeira posição ocupada pela usina de Três Gargantas, na China.
2. A energia gerada pela usina de Itaipu é integrada ao sistema interligado brasileiro, e a transmissão da energia até os consumidores é realizada pela Furnas Centrais Elétricas.
3. A ANDE (Administración Nacional de Eletricidad) é responsável pela transmissão da energia gerada pela usina de Itaipu no território paraguaio.
Assinale a alternativa correta.
A energia gerada pela usina de Itaipu corresponde a ____ da energia consumida no Brasil e a ____ da energia consumida no Paraguai.
As lacunas da afirmação acima devem ser preenchidas, respectivamente, por:
“Quando o banco de imagens é genérico, com vários fotógrafos cadastrados e milhões de imagens a oferecer, os custos tornam-se menores, pois o valor de produção da fotografia fica diluído”. (Piovan e César, 2007).
Sobre os bancos de imagens, considere as seguintes afirmativas:
1. Sua vantagem está na redução dos custos da imagem para o fotógrafo.
2. Sua vantagem está na exclusividade da imagem produzida.
3. Sua vantagem está na redução dos custos para o cliente.
4. Sua vantagem está na impossibilidade da cessão do uso da imagem.
Assinale a alternativa correta.
O Getty Images, um dos três maiores bancos de imagens do mundo, descreve seus serviços da seguinte maneira:
Oferecemos a mais elevada qualidade e diversidade em imagens rights-managed e royalty-free. Descubra a nossa vasta gama de coleções, com fotografias e ilustrações envolventes para todos os projetos” (http://www.gettyimages.com.br)
Sobre o royalty-free, considere as seguintes afirmativas:
1. As imagens “livre de royalties” (ou royalty-free) são imagens que não têm conteúdo de uso restrito a um determinado público ou faixa etária.
2. Existem diversos tipos de contrato de cessão de uso das fotografias entre um banco de imagem e um cliente.
3. Num contrato “livre de royalties” (ou royalty-free), o cliente pode utilizar as imagens por um tempo determinado sem a necessidade do pagamento para cada uso específico.
Assinale a alternativa correta.
“Exatamente como um diretor de cinema dirige seus atores, o fotógrafo dirige o fotografado. Cabe a ele criar a situação e o clima necessário para a melhor foto”. (Piovan e César, 2007)
A partir dessa afirmação, é correto afirmar que, para além do domínio da técnica, da percepção da luz e de noções de composição, para se trabalhar com retratos é necessário:
“Nos bancos de imagem, é possível encontrar praticamente tudo para o faz de conta da publicidade: do visual noturno de Nova York, que se quer aplicar no fundo de um anúncio de um carro, até o tigre, aparentemente dócil, que estará sentado numa poltrona ao lado de um modelo, passando por paisagens lunares, ilhas paradisíacas, ondas gigantescas, macrofotos de insetos, destinos turísticos, personalidades etc.". (Piovan e César, 2007)
Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. O fotógrafo que coloca seu trabalho à disposição de um banco de imagem terá controle sobre o uso que será feito de suas fotografias.
2. O fotógrafo que coloca seu trabalho à disposição de um banco de imagem deve estar ciente de que ele poderá servir a diversas finalidades.
3. A publicidade pode construir seu faz de conta graças aos contratos de cessão de uso de imagem, que permitem ampla gama de possibilidades de aplicação para as fotografias.
Assinale a alternativa correta.
“Há quem diga que o bom retrato é aquele que informa e faz um perfil do fotografado: quem ele é, onde ele está, o que faz. Ou seja, o bom retrato forneceria as informações objetivas que qualquer um pode decodificar ao olhar a foto”. (Zuanetti et al., 2004)
A partir dessa perspectiva, considere as seguintes afirmativas:
1. O fotógrafo deve buscar o máximo de informações sobre a história de vida do retratado.
2. O fotógrafo deve buscar o máximo de informações sobre os ambientes de moradia e trabalho do fotografado.
3. Um bom retrato deve ser feito de maneira frontal e com iluminação direta.
4. Um bom retrato exige uma legenda explicativa.
Assinale a alternativa correta.
“Em um retrato fantástico de Alberto Giacometti (1961), Cartier-Bresson capturou o artista em um momento que, sem interação, mas de modo muito preciso, o artista imita uma de suas próprias estátuas; a velocidade lenta do obturador destaca o movimento de Giacometti e o separa de seu trabalho em apenas uma dimensão. No retrato de Avignor Arikha, igualmente não há preparação ou pose; foi preciso apenas um instante para capturar o momento em que o artista mudou a tela de lugar e reproduziu a pose de seu autorretrato no lado esquerdo do quadro”. (Präkel, 2010)
Pensando nos retratos de Cartier-Bresson e em suas ideias, considere as seguintes afirmativas:
1. O fotógrafo deve buscar cenas pitorescas e rebuscadas e não se ater a elementos de composição.
2. O fotógrafo deve se ater ao “ponto alto” da ação.
3. O fotógrafo deve utilizar velocidades lentas no obturador para obter fotos fantásticas.
4. O fotógrafo deve conjugar a técnica, o senso de composição com a atenção ao melhor momento a se fotografar.
Assinale a alternativa correta.
“Gestos e expressões também podem dar significados a uma foto. Capturar uma expressão forte em uma conversa revela algo sobre o relacionamento entre as pessoas”. (Langford, 2009)
Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. A interação entre as pessoas pode gerar significado para a imagem.
2. O fotógrafo não deve interferir na cena fotografada.
3. O trabalho do fotógrafo depende de situações espontâneas.
4. O fotógrafo deve estar atento aos gestos e expressões.
Para o fotógrafo que se dedica a retratar pessoas, é importante considerar:
“Fotografia de gente exige pré-produção. Temos que disparar uma série de ações antes da foto”. (Piovan e César, 2007)
Identifique como verdadeiros (V) ou falsos (F) os seguintes passos para se produzir um retrato.
( ) Agendamento prévio com as pessoas envolvidas na produção.
( ) Atenção à produção do espaço, para que esteja condizente com as expectativas exigidas para a finalidade a que a fotografia se destina.
( ) Atenção às roupas, ao cabelo e à maquiagem, o que pode exigir inclusive a participação de outros profissionais, como produtores, cabeleireiros e maquiadores.
( ) Visita prévia às locações e pesquisa sobre as pessoas retratadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Assinale a alternativa que corresponde ao termo correto para completar o espaço em branco da seguinte afirmação:
“Uma imagem digital é formada por ______________, que são os elementos formadores da imagem”. (Trigo, 2010)