“Em um retrato fantástico de Alberto Giacometti (1961), Cart...
“Em um retrato fantástico de Alberto Giacometti (1961), Cartier-Bresson capturou o artista em um momento que, sem interação, mas de modo muito preciso, o artista imita uma de suas próprias estátuas; a velocidade lenta do obturador destaca o movimento de Giacometti e o separa de seu trabalho em apenas uma dimensão. No retrato de Avignor Arikha, igualmente não há preparação ou pose; foi preciso apenas um instante para capturar o momento em que o artista mudou a tela de lugar e reproduziu a pose de seu autorretrato no lado esquerdo do quadro”. (Präkel, 2010)
Pensando nos retratos de Cartier-Bresson e em suas ideias, considere as seguintes afirmativas:
1. O fotógrafo deve buscar cenas pitorescas e rebuscadas e não se ater a elementos de composição.
2. O fotógrafo deve se ater ao “ponto alto” da ação.
3. O fotógrafo deve utilizar velocidades lentas no obturador para obter fotos fantásticas.
4. O fotógrafo deve conjugar a técnica, o senso de composição com a atenção ao melhor momento a se fotografar.
Assinale a alternativa correta.