Questões de Concurso Público ITAIPU BINACIONAL 2014 para Fotógrafo

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Q827799 Áudio e Vídeo
Um banco de imagens é:
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Q827800 Áudio e Vídeo

“Quando o banco de imagens é genérico, com vários fotógrafos cadastrados e milhões de imagens a oferecer, os custos tornam-se menores, pois o valor de produção da fotografia fica diluído”. (Piovan e César, 2007).


Sobre os bancos de imagens, considere as seguintes afirmativas:

1. Sua vantagem está na redução dos custos da imagem para o fotógrafo.

2. Sua vantagem está na exclusividade da imagem produzida.

3. Sua vantagem está na redução dos custos para o cliente.

4. Sua vantagem está na impossibilidade da cessão do uso da imagem.

Assinale a alternativa correta.

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Q827801 Áudio e Vídeo

O Getty Images, um dos três maiores bancos de imagens do mundo, descreve seus serviços da seguinte maneira:


Oferecemos a mais elevada qualidade e diversidade em imagens rights-managed e royalty-free. Descubra a nossa vasta gama de coleções, com fotografias e ilustrações envolventes para todos os projetos” (http://www.gettyimages.com.br)


Sobre o royalty-free, considere as seguintes afirmativas:

1. As imagens “livre de royalties” (ou royalty-free) são imagens que não têm conteúdo de uso restrito a um determinado público ou faixa etária.

2. Existem diversos tipos de contrato de cessão de uso das fotografias entre um banco de imagem e um cliente.

3. Num contrato “livre de royalties” (ou royalty-free), o cliente pode utilizar as imagens por um tempo determinado sem a necessidade do pagamento para cada uso específico.

Assinale a alternativa correta.

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Q827802 Áudio e Vídeo

“Exatamente como um diretor de cinema dirige seus atores, o fotógrafo dirige o fotografado. Cabe a ele criar a situação e o clima necessário para a melhor foto”. (Piovan e César, 2007)


A partir dessa afirmação, é correto afirmar que, para além do domínio da técnica, da percepção da luz e de noções de composição, para se trabalhar com retratos é necessário:

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Q827803 Áudio e Vídeo

“Nos bancos de imagem, é possível encontrar praticamente tudo para o faz de conta da publicidade: do visual noturno de Nova York, que se quer aplicar no fundo de um anúncio de um carro, até o tigre, aparentemente dócil, que estará sentado numa poltrona ao lado de um modelo, passando por paisagens lunares, ilhas paradisíacas, ondas gigantescas, macrofotos de insetos, destinos turísticos, personalidades etc.". (Piovan e César, 2007)


Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. O fotógrafo que coloca seu trabalho à disposição de um banco de imagem terá controle sobre o uso que será feito de suas fotografias.

2. O fotógrafo que coloca seu trabalho à disposição de um banco de imagem deve estar ciente de que ele poderá servir a diversas finalidades.

3. A publicidade pode construir seu faz de conta graças aos contratos de cessão de uso de imagem, que permitem ampla gama de possibilidades de aplicação para as fotografias.

Assinale a alternativa correta.

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Q827804 Áudio e Vídeo

“Há quem diga que o bom retrato é aquele que informa e faz um perfil do fotografado: quem ele é, onde ele está, o que faz. Ou seja, o bom retrato forneceria as informações objetivas que qualquer um pode decodificar ao olhar a foto”. (Zuanetti et al., 2004)

A partir dessa perspectiva, considere as seguintes afirmativas:

1. O fotógrafo deve buscar o máximo de informações sobre a história de vida do retratado.

2. O fotógrafo deve buscar o máximo de informações sobre os ambientes de moradia e trabalho do fotografado.

3. Um bom retrato deve ser feito de maneira frontal e com iluminação direta.

4. Um bom retrato exige uma legenda explicativa.

Assinale a alternativa correta.

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Q827805 Áudio e Vídeo

“Em um retrato fantástico de Alberto Giacometti (1961), Cartier-Bresson capturou o artista em um momento que, sem interação, mas de modo muito preciso, o artista imita uma de suas próprias estátuas; a velocidade lenta do obturador destaca o movimento de Giacometti e o separa de seu trabalho em apenas uma dimensão. No retrato de Avignor Arikha, igualmente não há preparação ou pose; foi preciso apenas um instante para capturar o momento em que o artista mudou a tela de lugar e reproduziu a pose de seu autorretrato no lado esquerdo do quadro”. (Präkel, 2010)

Pensando nos retratos de Cartier-Bresson e em suas ideias, considere as seguintes afirmativas:

1. O fotógrafo deve buscar cenas pitorescas e rebuscadas e não se ater a elementos de composição.

2. O fotógrafo deve se ater ao “ponto alto” da ação.

3. O fotógrafo deve utilizar velocidades lentas no obturador para obter fotos fantásticas.

4. O fotógrafo deve conjugar a técnica, o senso de composição com a atenção ao melhor momento a se fotografar.

Assinale a alternativa correta.


Imagem associada para resolução da questão

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Q827806 Áudio e Vídeo

“Gestos e expressões também podem dar significados a uma foto. Capturar uma expressão forte em uma conversa revela algo sobre o relacionamento entre as pessoas”. (Langford, 2009)


Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. A interação entre as pessoas pode gerar significado para a imagem.

2. O fotógrafo não deve interferir na cena fotografada.

3. O trabalho do fotógrafo depende de situações espontâneas.

4. O fotógrafo deve estar atento aos gestos e expressões.

Para o fotógrafo que se dedica a retratar pessoas, é importante considerar:

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Q827807 Áudio e Vídeo

“Fotografia de gente exige pré-produção. Temos que disparar uma série de ações antes da foto”. (Piovan e César, 2007)


Identifique como verdadeiros (V) ou falsos (F) os seguintes passos para se produzir um retrato.

( ) Agendamento prévio com as pessoas envolvidas na produção.

( ) Atenção à produção do espaço, para que esteja condizente com as expectativas exigidas para a finalidade a que a fotografia se destina.

( ) Atenção às roupas, ao cabelo e à maquiagem, o que pode exigir inclusive a participação de outros profissionais, como produtores, cabeleireiros e maquiadores.

( ) Visita prévia às locações e pesquisa sobre as pessoas retratadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

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Q827808 Áudio e Vídeo

Assinale a alternativa que corresponde ao termo correto para completar o espaço em branco da seguinte afirmação:

“Uma imagem digital é formada por ______________, que são os elementos formadores da imagem”. (Trigo, 2010)

Alternativas
Q827809 Áudio e Vídeo

Assinale a alternativa que corresponde aos termos corretos para completar os espaços em branco da seguinte afirmação:

“A grande maioria das câmeras digitais opera com profundidade de bits de 8 bits para cada canal RGB. Isso significa ______ tons de vermelho, ______ tons de verde, ______ tons de azul, que podem ser combinados na formação da imagem”. (Trigo, 2010)

Alternativas
Q827810 Áudio e Vídeo

Assinale a alternativa que corresponde aos termos corretos para completar os espaços em branco da seguinte afirmação:

Thales Trigo aponta dois problemas (ou artifacts) mais comuns na representação das cores nos sistemas digitais contemporâneos. Esses problemas são ___________________ e ___________________ e são mais frequentes nos canais vermelhos e azuis.

Alternativas
Q827811 Áudio e Vídeo

Assinale a alternativa que corresponde aos termos corretos para completar os espaços em branco da seguinte afirmação:

“Nos arquivos ________ a câmera ajusta automaticamente certos aspectos, como saturação, contraste e balanço de branco. Quando se trabalha com arquivos ______ pode-se ajustar essas características manualmente”. (Martins, 2010)

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Q827812 Áudio e Vídeo

Assinale a alternativa que corresponde aos termos corretos para completar os espaços em branco da seguinte afirmação:

“_____________é o processo que o software usa para aumentar a resolução perceptível de uma imagem. Ele faz isso ao criar _____________ a mais no meio dos que foram digitalizados pelo sensor”. (Martins, 2010)

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Q827813 Áudio e Vídeo

Em relação aos softwares utilizados para o processamento de imagem digital, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Gerenciamento e edição de arquivos RAW.

2. Gerenciamento de quaisquer arquivos de imagem.

3. Manipulação de arquivos de imagem.

( ) Photoshop.

( ) Lightroom.

( ) Camera RAW.

( ) GIMP.

( ) Aperture.

( ) Bridge.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

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Q827814 Áudio e Vídeo

Assinale a alternativa que corresponde ao termo correto para completar o espaço em branco da seguinte afirmação:

“O __________ ilustra como os pixels em uma imagem são distribuídos em cada nível de intensidade de cor. Ele mostra se a imagem contém detalhes nas sombras, nos tons médios e nos realces para realizar uma boa correção”. (Martins, 2010)

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Q827815 Áudio e Vídeo

Segundo Michael Langford, tanto o GIMP quanto o Photoshop permitem uma ampla gama de processos de edição de imagens, que vão desde ajustes simples a complexas operações de manipulação envolvendo inúmeras imagens.


Sobre o processo de edição de imagens, considere os seguintes itens:

1. Junção de imagens para constituição de fotomontagens.

2. Modificação dos parâmetros originais dos arquivos RAW.

3. Controle preciso de tons em diversas gamas tonais.

4. Interpolação das imagens, oferecendo diferentes tipos de cálculos.

Os processos de edição de imagens incluem:

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Q827816 Áudio e Vídeo

“Quanto mais alta for a configuração ISO [da sensibilidade do sensor] digital de uma câmera, mais ruído digital ela vai acumular” (LANGFORD, 2009).


Sobre o ruído, considere as seguintes afirmativas:

1. Esse ruído não pode ser removido da imagem final.

2. Esse ruído pode ser suavizado na manipulação da imagem.

3. Quanto mais luz estiver presente na fotografia, mais ruído.

4. O ruído suavizado por via de software gera “efeitos colaterais”.

Assinale a alternativa correta.

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Q827817 Áudio e Vídeo
No Photoshop, contamos com diversas ferramentas para o auxílio da edição de imagens. A ferramenta “varinha mágica” ou “magic wand” serve para:
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Q827818 Áudio e Vídeo

Sobre os tipos e formatos de câmera, considere as seguintes afirmativas:

1. As câmeras monorreflex, ou single lens reflex (SLR) são aquelas que permitem ao fotógrafo enxergar através da objetiva, não havendo diferença no enquadramento entre o que é visto e o que é enquadrado.

2. As câmeras monorreflex digitais, ou DSLR, têm a mesma estrutura das analógicas, salvo que no plano do filme encontra-se o sensor digital, CCD ou CMOS, além de o corpo da câmera digital guardar um poderoso sistema de computador destinado ao processamento da imagem.

3. As câmeras de médio formato podem ser monorreflex (SLR) ou duplorreflex (twin lens reflex).

4. Não existem câmeras de médio formato digitais, pois ainda não há tecnologia para produzir sensores suficientemente grandes.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: C
5: E
6: A
7: E
8: C
9: E
10: C
11: A
12: B
13: E
14: B
15: D
16: A
17: B
18: C
19: C
20: A