Questões de Concurso Público Prefeitura de Curitiba - PR 2019 para Biólogo
Foram encontradas 20 questões
No Brasil, as unidades de conservação pertencentes ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação são divididas em dois grupos, com características específicas: proteção integral e uso sustentável. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. O objetivo das Unidades de Proteção Integral é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.
2. As Reservas de Fauna, o Refúgio da Vida Silvestre e as Reservas Biológicas são consideradas unidades de conservação de proteção integral.
3. O Monumento Natural, a Floresta Nacional e a Área de Relevante Interesse Ecológico são considerados unidades de conservação de uso sustentável.
4. O refúgio da vida silvestre, unidade de conservação de proteção integral, pode ser constituído por áreas particulares desde que compatível com os objetivos da unidade de conservação.
Assinale a alternativa correta.
No Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), estão previstos instrumentos que são fundamentais no processo de criação, implantação e gestão das unidades de conservação. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A desapropriação é medida prevista nas Reservas Extrativistas.
( ) As Unidades de Conservação de Uso Sustentável serão geridas por Conselhos Gestores de caráter consultivo.
( ) O plano de manejo de uma unidade de conservação deve ser elaborado no prazo de cinco anos, a partir da data da sua criação.
( ) A consulta pública é medida assegurada no SNUC no processo que antecede a criação de Unidades de Conservação, de Uso Sustentável e de Proteção Integral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A figura abaixo é um cladograma dos principais grupos de angiospermas, mostrando sinaptomorfias morfológicas selecionadas.
Os números 1, 2 e 3 podem ser substituídos, respectivamente, por:
Diferentes autores propõem que a hibridização em plantas pode resultar em cinco consequências potenciais:
1. Reforço de mecanismos de isolamento reprodutivo.
2. Formação de um complexo híbrido por meio da reprodução dos híbridos em uma localidade.
3. Fusão entre duas espécies por meio de fluxo gênico interespecífico (introgressão).
4. Criação de diversidade genética e adaptação.
5. Evolução de novas espécies.
Na ordem, quais consequências levam a manutenção, destruição e criação de biodiversidade, respectivamente?
Para avaliar impactos ambientais em larga escala, geralmente recorre-se a imagens de satélites, pois elas possibilitam traçar perfis de desmatamento ao longo do tempo em função da forma como esses satélites capturam as imagens. A maioria dos satélites faz a detecção pela comparação da taxa de reflexão de diferentes comprimentos de onda (figura ao lado). Esse fenômeno é possível de ser utilizado porque:
Para compreender a dinâmica de populações, é preciso, entre outras coisas, conhecer sua curva de sobrevivência, uma forma de representar a quantidade de indivíduos ainda vivos em um grupo a cada idade. No gráfico ao lado, estão representadas duas curvas de sobrevivência, correspondentes a diferentes estratégias de manutenção de populações. As curvas 1 e 2 correspondem, respectivamente, a:
Metazoa é um grupo com grande diversidade de organismos, com organização estrutural do corpo bastante diversa. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Rotíferos são pseudocelomados, tem tubo digestivo completo e possuem uma coroa de cílios na cabeça.
( ) Molluscos são pseudocelomados, tem tubo digestivo incompleto e a maioria dos representantes possui concha feita de carbonato de cálcio.
( ) Nemátodas são pseudocelomados, possuem corpo cilíndrico e não possuem sistema circulatório.
( ) Equinodermos são celomados, possuem endoesqueleto e adultos têm simetria radial.
( ) Anelídeos são celomados, com corpo segmentado e simetria radial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.