Questões de Concurso Público Prefeitura de Curitiba - PR 2019 para Professor de Educação Infantil
Foram encontradas 4 questões
As Diretrizes Municipais da Educação Infantil (CURITIBA, 2016) afirmam que o currículo da Educação Infantil precisa ser aberto e vivo, pois “a integralidade da criança requer dos(as) professores(as) que com ela atuam um alargamento de suas ações, assim como uma maneira própria de ser professor(a), considerando a especificidade dessa faixa etária”, a fim de promover práticas educativas que propiciem às crianças:
1. compor uma identidade em relação à cultura que lhes é apresentada e com a qual poderão estabelecer semelhanças e diferenças.
2. constituir-se em sujeitos capazes de se apropriar, de forma crítica e autônoma, de linguagens, conhecimentos, instrumentos, procedimentos, atitudes, valores e costumes da cultura em que estão inseridos.
3. construir a atitude, quando desafiadas, de busca por compreender o mundo.
Assinale a alternativa correta.
Considerando as orientações do documento Sinais de Alerta à sensibilização e ao reconhecimento, pelos profissionais envolvidos, de situações e condições vividas pelas crianças, avalie as seguintes afirmativas:
1. Antes do encaminhamento para avaliação médica, reconhecer os sinais de alerta em sua turma e informar ao(à) pedagogo(a) e ao(à) diretor(a).
2. Para o encaminhamento, elaborar um relatório detalhado, com situações cotidianas em que se evidenciem sintomas dissonantes do esperado na faixa etária.
3. Para o encaminhamento, após preencher ficha específica (diário de registros), participar da elaboração de relatório para encaminhamento médico.
4. Após o encaminhamento, continuar a observação do bebê/criança e comunicar à equipe pedagógico-administrativa a permanência ou a ausência do(s) sinal(is) ou novo(s) indicativo(s) de comprometimento.
Quanto ao encaminhamento, estão corretos os itens:
O Decreto da PMC nº 1.114/2015 determina as atribuições específicas do cargo de professor de Educação Infantil que atuará nos CMEIs. Nesse sentido, considere as seguintes atribuições:
1. Participar voluntariamente da elaboração, adequação e execução dos projetos especiais para melhoria do atendimento das crianças e da comunidade.
2. Participar prioritariamente da elaboração do Projeto Político-Pedagógico do CMEI e da elaboração do Regimento Escolar caso seja convocado pela equipe diretiva da unidade educacional.
3. Registrar e controlar a frequência e a pontualidade das crianças, repassando os registros ao Suporte Técnico-Pedagógico, quando solicitado.
4. Utilizar o horário de permanência para participar de formação continuada, atualização, planejamento e elaboração de material didático-pedagógico.
5. Recepcionar e/ou entregar as crianças aos responsáveis de acordo com os procedimentos preestabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação.
Constam no Anexo do referido Decreto as atribuições: