Questões de Concurso Público Prefeitura de Teresina - PI 2019 para Professor Educação Básica - Artes
Foram encontradas 24 questões
( ) São características do movimento de arte moderna desenvolvido no Brasil: sentimento de nacionalismo; inspiração na estética europeia e a mescla estética do cubismo, expressionismo, fauvismo, surrealismo etc. ( ) O modernismo brasileiro foi uma imposição estética europeia. ( ) Anita Malfatti teve como principal inspiração, o expressionismo e o cubismo. ( ) Monteiro Lobato publicou uma crítica sobre a exposição modernista de Anita Malfatti, na qual ele apoiou a estética moderna por ser nacional e inovadora. ( ) A arte moderna brasileira nasceu em oposição à arte acadêmica, vigente no país desde a chegada da Missão Artística Francesa.
Essa obra tem influência do:
Após a leitura do texto, observe a imagem 6 e depois faça o que se pede.
O fragmento textual da curadora e a imagem 6 revelam que o trabalho de Rosana Paulino... Marque a alternativa INCORRETA para completar a frase.
I. ( ) A música é a arte de combinar os sons simultânea e sucessivamente, com ordem, equilíbrio e proporção dentro de um tempo. II. ( ) A matéria-prima da música é o som, que é uma forma de energia que se propaga pelo ar, pela água e por outros meios, e é captada pelos ouvidos. III. ( ) As principais características do som são: altura, duração, intensidade e timbre. IV. ( ) As primeiras músicas da História consistiam em uma única linha musical, sem acompanhamento e cantada em uníssono, o cantochão, chamado posteriormente de Canto Gregoriano. V. ( ) A Música Concreta e a Música Eletrônica surgem, respectivamente, na França e na Alemanha, nas décadas de 1940 e 1950. Pierre Schaeffer e Karlheinz Stockhausen são importantes compositores. VI. ( ) Os sons musicais são representados graficamente por sinais chamados notas. À escrita da música dá-se o nome de notação musical. As notas são sete: dó – ré – mi – fá – sol – lá – si.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Sobre a história da Música, analise as assertivas abaixo:
I. A origem da música foi sensorial e vocal. A voz acaba sendo um gesto, e a arte musical veio das exclamações que o homem primitivo usou como sinais. II. Povos antigos de diversas partes do planeta desenvolveram instrumentos musicais com uma certa complexidade que perdura até hoje, a exemplo dos persas, chineses, egípcios e até mesmo dos sumérios, povos que viveram a 6.000 anos antes de Cristo em Ur (Mesopotâmia). III. Os poucos registros históricos que encontramos da música na antiguidade são apresentados em desenhos, escrita iconográfica, esculturas ou relatos bíblicos. Dos povos antigos, os que mais apresentam registros históricos são os Egípcios, que deixaram desenhos, afrescos e esculturas de instrumentos musicais e tocadores. IV. O judaismo teve papel preponderante na passagem do período conhecido como Idade Antiga para a Idade Média com a retomada do império romano por Constantino. A música neste período se apresentava apenas como um canto Monofônico. V. Guido d’Arezzo (992- 1050) troca as letras do alfabeto por sílabas de um hino a São João composto por Pablo Diácono: Utqueantlaxis (somente no século XVIII, o Ut seria trocado pela sílaba Dó por Jean Batista Doni); Ressonarefibris; Mira gestorumFamulituorum; SolvipopuliLabiireatum; SancteIoannes.
Está(ão) CORRETA(S):
Em relação à Música Popular Brasileira, analise os itens a seguir e marque com (V), se a assertiva for VERDADEIRA, e com (F) se for FALSA. Ao final, assinale a alternativa correspondente.
( ) A modinha surge em fins do século XVIII, derivada da moda portuguesa. Seu inventor reconhecido foi Domingos Caldas Barbosa, um mestiço brasileiro, por volta de 1870, surgiu uma das mais perfeitas sínteses musicais da cultura brasileira: o choro (p. 28). ( ) Ainda no século XIX, Chiquinha Gonzaga compôs polcas, tangos, peças musicais, modinhas, marchas (aliás, ela teria sido a inventora do gênero). ( ) Os anos 20/30 — A consolidação do “samba” como gênero nacional, como mainstream (corrente musical principal) a orientar a organização das possibilidades de criação e escuta da música popular brasileira. ( ) A eclosão da Bossa Nova, em 1979, iria marcar o surgimento não só de uma outra historicidade para a esfera da música popular, mas também o surgimento de um outro pensamento musical, mais voltado para a valorização da mistura dos gêneros musicais brasileiros com as tendências modernas da música internacional de mercado, como o jazz e o pop.
( ) Por volta de 1965, surgiu a sigla MPB, estilo de canção moderna, que se arvorava como um ponto médio entre a tradição “folclorizada” do morro e do sertão e as conquistas cosmopolitas da Bossa Nova, grafada com maiúsculas como se fosse um gênero musical específico, mas que, ao mesmo tempo, poderia sintetizar “toda” a tradição musical popular brasileira.