A cidade do Rio de Janeiro, (...) teve um papel central na c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2032555 Educação Artística
A cidade do Rio de Janeiro, (...) teve um papel central na construção e ampliação desta tradição e forjou, ao longo do século XIX e XX, boa parte das nossas formas musicais urbanas. O Nordeste, sobretudo Bahia, Pernambuco, Paraíba e Ceará, também desempenhou um papel importante (...), sobretudo a partir do final dos anos 40 (NAPOLITANO, 2002).
Em relação à Música Popular Brasileira, analise os itens a seguir e marque com (V), se a assertiva for VERDADEIRA, e com (F) se for FALSA. Ao final, assinale a alternativa correspondente.
( ) A modinha surge em fins do século XVIII, derivada da moda portuguesa. Seu inventor reconhecido foi Domingos Caldas Barbosa, um mestiço brasileiro, por volta de 1870, surgiu uma das mais perfeitas sínteses musicais da cultura brasileira: o choro (p. 28). ( ) Ainda no século XIX, Chiquinha Gonzaga compôs polcas, tangos, peças musicais, modinhas, marchas (aliás, ela teria sido a inventora do gênero). ( ) Os anos 20/30 — A consolidação do “samba” como gênero nacional, como mainstream (corrente musical principal) a orientar a organização das possibilidades de criação e escuta da música popular brasileira. ( ) A eclosão da Bossa Nova, em 1979, iria marcar o surgimento não só de uma outra historicidade para a esfera da música popular, mas também o surgimento de um outro pensamento musical, mais voltado para a valorização da mistura dos gêneros musicais brasileiros com as tendências modernas da música internacional de mercado, como o jazz e o pop. 
( ) Por volta de 1965, surgiu a sigla MPB, estilo de canção moderna, que se arvorava como um ponto médio entre a tradição “folclorizada” do morro e do sertão e as conquistas cosmopolitas da Bossa Nova, grafada com maiúsculas como se fosse um gênero musical específico, mas que, ao mesmo tempo, poderia sintetizar “toda” a tradição musical popular brasileira.
Alternativas