Questões de Concurso Público Prefeitura de Antônio Olinto - PR 2019 para Médico ESF

Foram encontradas 60 questões

Q1360536 Direito Sanitário
Segundo o Decreto nº 7.508/2011, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa CORRETA:
( ) Ao usuário será restringida a continuidade do cuidado em saúde aos hospitais e outras unidades integrantes da rede de atenção da respectiva região. ( ) As Comissões Intergestores pactuarão as regras de continuidade do acesso às ações e aos serviços de saúde na respectiva área de atuação.
Alternativas
Q1360538 Direito Sanitário
De acordo com a Lei nº 8.080/1990 - SUS, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa CORRETA:
( ) O Estado tem o dever de prover as condições indispensáveis para o pleno exercício do direito fundamental à saúde que o ser humano possui. ( ) O dever do Estado em garantir a saúde exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade. ( ) O estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação é uma das formas de garantir a saúde, dever do Estado.
Alternativas
Q1360540 Direito Processual Penal
Segundo a Lei nº 11.340/2006, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar será prestada de forma articulada e conforme os princípios e as diretrizes previstos na Lei Orgânica da Assistência Social, no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Segurança Pública, entre outras normas e políticas públicas de proteção, ___________________________.
Alternativas
Q1360707 Direito Sanitário
Segundo o Decreto nº 7.508/2011, são algumas Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços de:
I. Atenção psicossocial. II. Atenção de urgência e emergência. III. Especiais de acesso aberto.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q1360708 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Em conformidade com a Lei nº 8.069/1990 - ECA, os estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:
I. Identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente. II. Proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais.
Alternativas
Q1360710 Direito Sanitário
De acordo com a Lei nº 8.080/1990 - SUS, analisar os itens abaixo:
I. Os serviços privados de assistência à saúde caracterizam-se pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde. II. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada. III. Na prestação de serviços privados de assistência à saúde, serão observados os princípios éticos e as normas expedidas pelo órgão de direção do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto às condições para seu funcionamento.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q1360712 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo a NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, o empregador deve:
I. Garantir a conservação e a higienização dos materiais e instrumentos de trabalho. II. Providenciar recipientes e meios de transporte adequados para materiais infectantes, fluidos e tecidos orgânicos.
Alternativas
Q1360713 Segurança e Saúde no Trabalho
Com base na NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, analisar a sentença abaixo:
Todo local onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos provido de água corrente, sabonete líquido, toalha de pano reutilizável e lixeira provida de sistema de abertura manual (1ª parte). O uso de luvas substitui o processo de lavagem das mãos (2ª parte).

A sentença está:
Alternativas
Q1360714 Direito Sanitário
Com base no Ministério da Saúde, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O SUS é composto pelo Ministério da Saúde, Estados e Municípios, conforme determina a Constituição Federal. Cada ente tem suas corresponsabilidades. ( ) A rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde. ( ) Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação.
Alternativas
Q1360715 Direito Sanitário
Com base na Atenção Básica, são algumas responsabilidades comuns a todas as esferas de governo:
I. Apoiar e estimular a adoção da Estratégia Saúde da Família (ESF) como estratégia prioritária de expansão, consolidação e qualificação da Atenção Básica. II. Contribuir com o financiamento tripartite para fortalecimento da Atenção Básica. III. Planejar, apoiar, monitorar e avaliar as ações da Atenção Básica nos territórios.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q1360716 Direito Sanitário
Sobre a vigilância em saúde, analisar a sentença abaixo:
A vigilância em saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira (1ª parte). A vigilância em saúde passa a ser entendida como um processo descontínuo e assistemático de coleta, consolidação, disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde (2ª parte).

A sentença está:
Alternativas
Q1360717 Direito Sanitário
Considerando-se os direitos dos usuários da saúde, assinalar a alternativa que apresenta uma informação INCORRETA:
Alternativas
Q1360719 Direito Sanitário
De acordo com a Portaria de Consolidação nº 2/2017, na Atenção Básica:

I. É proibida qualquer exclusão baseada em idade, gênero, raça/cor, etnia, crença, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, estado de saúde, condição socioeconômica, escolaridade, limitação física, intelectual, funcional e outras. II. Serão adotadas estratégias que permitam minimizar desigualdades/iniquidades, de modo a evitar exclusão social de grupos que possam vir a sofrer estigmatização ou discriminação, de maneira que impacte na autonomia e na situação de saúde.
Alternativas
Q1360720 Direito Sanitário
Com base na Portaria de Consolidação nº 4/2017, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Periodicidade de notificação semanal. (2) Periodicidade de notificação imediata.
( ) Hantavirose. ( ) Toxoplasmose gestacional e congênita. ( ) Poliomielite por poliovírus selvagem.
Alternativas
Q1360721 Direito Sanitário
De acordo com a Portaria de Consolidação nº 4/2017, analisar os itens abaixo:
I. Notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde e deve ser realizada exclusivamente pelos médicos. II. A notificação compulsória imediata é a notificação compulsória realizada em até 24 horas, a partir do conhecimento da ocorrência de doença, agravo ou evento de saúde pública, pelo meio de comunicação mais rápido disponível.
Alternativas
Q1360722 Direito Sanitário
De acordo com a Portaria de Consolidação nº 5/2017, sobre a vacina BCG, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A vacina deverá ser administrada em dose única, o mais precocemente possível, de preferência na maternidade, logo após o nascimento. ( ) A via de administração é intradérmica. ( ) Não se deve adiar a vacinação mesmo para os casos de crianças nascidas com peso inferior a 2Kg.
Alternativas
Q1360723 Direito Sanitário
Segundo a Portaria de Consolidação nº 5/2017, a vacina DTP é contraindicada para crianças a partir de:
Alternativas
Q1360724 Medicina
Com base no Código de Ética Profissional, analisar a sentença abaixo:
A medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza. O alvo de toda a atenção do Médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional (1ª parte). O Médico pode, em algumas circunstâncias ou sob alguns pretextos, renunciar à sua liberdade profissional (2ª parte).

A sentença está:
Alternativas
Q1360725 Medicina
Com base no Ministério da Saúde, sobre a tuberculose, analisar os itens abaixo:
I. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. II. Embora existam vacinas, no Brasil, ainda não há cura para essa doença. III. A forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, principalmente a positiva à baciloscopia, pois é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. A forma extrapulmonar, que acomete outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas que vivem com o HIV, especialmente entre aquelas com comprometimento imunológico.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q1360726 Medicina
Com base no Ministério da Saúde, de uma forma simplificada, em relação ao diabetes, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

O diabetes é uma doença crônica ____________ que ocorre quando o __________ não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue mais utilizar de maneira eficaz a insulina que produz. A insulina é o hormônio que regula a glicose no sangue e é fundamental para manutenção do bem-estar do organismo, que precisa da energia dela para funcionar. No entanto, as altas taxas de glicose podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: D
5: A
6: D
7: A
8: D
9: B
10: D
11: B
12: C
13: A
14: B
15: C
16: C
17: D
18: B
19: B
20: D