Questões de Concurso Público Prefeitura de Rio Pardo - RS 2019 para Nutricionista
Foram encontradas 14 questões
Realizar o diagnóstico e o acompanhamento do estado nutricional dos estudantes é uma atribuição de competência do Nutricionista Responsável Técnico (RT) pelo Programa e aos demais Nutricionistas lotados no setor de alimentação escolar (1ª parte). Os cardápios da alimentação escolar deverão ser elaborados pelo RT, com utilização de gêneros alimentícios básicos, de modo a respeitar as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura alimentar da localidade e pautar-se na sustentabilidade, sazonalidade e diversificação agrícola da região e na alimentação saudável e adequada (2ª parte).
( ) O acesso às instalações deve ser controlado e independente, não comum a outros usos. ( ) As instalações devem ser abastecidas de água corrente, porém não é obrigatório dispor de conexões com rede de esgoto ou fossa séptica. ( ) As áreas internas e externas do estabelecimento devem estar livres de objetos em desuso ou estranhos ao ambiente, não sendo permitida a presença de animais.
I. Se existe infecção por HIV, é contraindicado o aleitamento devido ao risco de transmissão da mãe para o bebê. II. Quando há infecção pelo vírus da hepatite B, pode-se manter o aleitamento materno, pois a administração da imunoglobulina específica após o nascimento praticamente elimina o risco de transmissão via leite materno. III. Em caso de tuberculose pulmonar, é permitido o aleitamento. A mãe não tratada, ou que esteja tratando a menos de duas semanas, deve higienizar as mãos e proteger boca e nariz com uma máscara ou lenço em todas as mamadas. IV. Em tratamento quimioterápico e radioterápico, o aleitamento materno é contraindicado.
Estão CORRETOS:
I. Fazer as refeições em um lugar agradável. II. Estimular o uso de sal e açúcar à mesa. III. Cuidar bem da saúde bucal, favorecendo o prazer à mesa.
Estão CORRETOS:
(1) Estágio 1. (2) Estágio 2. (3) Estágio 3.
( ) Também chamado de galactopoiese, é o período em que ocorre a manutenção da lactação. ( ) Nesse estágio temos a lactogênese que começa no último trimestre da gravidez e caracteriza-se por aumentos significativos de lactose, proteínas totais e imunoglobulinas, além da diminuição de sódio e cloretos. ( ) Inclui aumento do fluxo sanguíneo e captação de oxigênio e glicose, bem como concentração de citrato, que é considerado um marcador importante desse estágio.
I. Afetam uma em cada 110 crianças e são diagnosticados por prejuízos em três categorias comportamentais: interações sociais, comunicação verbal e não verbal e comportamentos restritos e repetitivos. II. Todas as crianças com DEA apresentam parâmetros de crescimento anormais, suas dietas restritas sempre as põem em risco de ingestão de nutrientes marginal ou inadequada. III. Aconselhamentos nutricionais populares para crianças com DEA incluem dietas de eliminação (isto é, isenta de glúten e caseína). IV. Intervenções no comportamento nutricional podem aumentar os tipos de alimentos aceitos em casa e na escola.
Estão CORRETOS:
I. Os monoinsaturados apresentam uma dupla ligação na cadeia carbônica, e o mais comum encontrado na natureza é o oleico, série ω-9, com maior concentração no óleo de oliva. II. Os Ômega-3 são compreendidos por: ácido docosaexaenoico (DHA) e ácido eicosapentaenoico (EPA), de origem marinha, e alfalinolênico (ALA) de origem animal. III. Os Ômega-6 são chamados de não essenciais porque podem ser sintetizados pelos seres humanos e outros mamíferos; portanto, podem ser obtidos mediante ingestão alimentar. IV. Os Trans são isômeros geométricos dos ácidos graxos insaturados, produzidos a partir da fermentação de bactérias em ruminantes, sendo encontrados em quantidades insignificantes na carne e no leite.
Estão CORRETOS:
( ) Em relação ao IMC, a obesidade abdominal é um preditor menos importante para HAS e anormalidades metabólicas. ( ) A relação da circunferência abdominal (CA) com a estatura (CA/E) é outro índice para medir obesidade abdominal. Evidências sugerem que a relação CA/E está relacionada à pressão arterial aumentada. ( ) A perda de peso é a pedra angular para o manejo da HAS na criança e adolescente obesos, pois está associada à diminuição da pressão arterial. O controle do peso não diminui apenas a pressão arterial, mas também reduz a sensibilidade da pressão ao sal, além de outros fatores de risco cardiovasculares como a dislipidemia e a resistência insulínica.
O __________ e a _______________ são apresentações clínicas clássicas da deficiência da vitamina ____________.
I. Os monossacarídeos, glicose e frutose, encontrados naturalmente nas frutas, nos vegetais e no mel, e o polissacarídeo amido devem ser considerados em relação a sua cariogenicidade. II. A ingestão de alimentos entre as refeições, em forma de “beliscadas” é um grande fator de risco para a cárie dentária. III. É importante destacar que o consumo de sacarose logo após as refeições, em forma de “sobremesa”, exerce papel cariogênico bastante relevante. IV. O aleitamento materno em livre demanda após os 12 meses não está associado à ocorrência de cárie precoce na infância.
Estão CORRETOS: