Questões de Concurso Público Prefeitura de Rio Pardo - RS 2019 para Professor - Ensino Fundamental de 6º ao 9º Ano - História
Foram encontradas 6 questões
I. A gradual ocupação do continente americano se desenvolve no final da última glaciação e durante o início do Holoceno. Esse povoamento é realizado por grupos pré-históricos dotados de uma cultura material que é o prolongamento dos padrões culturais paleolíticos. II. As culturas materiais, produzidas pelas populações que se estabeleceram na América do Sul, se integram muito bem à pré-história do resto do planeta, migrando possivelmente ao longo das encostas dos Andes, ou através da planície amazônica então desprovida da atual vegetação florestal de grande porte. III. A ocupação europeia deu origem, por um lado, ao genocídio de centenas de indivíduos pertencentes a estes grupos indígenas. Por outro lado, teve início uma intensa miscigenação já nos momentos iniciais da conquista. Ocorreram igualmente transformações socioculturais importantes, tais como a influência cultural mútua, as aculturações forçadas e espontâneas, bem como as intensas alterações dos costumes tradicionais das diversas comunidades indígenas.
Estão CORRETOS:
( ) Os jesuítas organizaram sua atividade missionária através da associação de seus colégios, que se situavam no litoral, às povoações indígenas e às aldeias missionárias. Os colégios, pelo menos numa etapa inicial, preparavam missionários para o serviço nas aldeias. ( ) A rede de aldeias teve início em 1553 na região de Salvador da Bahia, por solicitação do terceiro Governador Geral, Mem de Sá.
( ) Cidades-estados como Palenke, Tikal, Copan, El Tajin (atual Vera Cruz), Xochicalco (atual Morelos) e Colula (atual Puebla) transformaram-se em centros urbanos da civilização maia, deixando como registros suntuosos palácios e templos religiosos, onde a população adorava uma infinidade de deuses ligados a elementos da natureza, como a chuva, o sol, o milho, a lua etc. ( ) Desenvolveu conhecimentos em matemática, criando sistemas de cálculos e de expressão numérica nos quais a noção do zero exercia uma função de enorme importância. Esse conhecimento permitiu também o desenvolvimento de um apurado conhecimento astronômico, levando à elaboração de complexos calendários, como o Tzolkin, o calendário religioso de 260 dias, e o Haab, o calendário civil de 365 dias, divididos em 18 meses de 20 dias e cinco dias adicionais.
( ) O predomínio universal da absoluta falta de escrúpulos na ocupação de interesses egoístas na obtenção do dinheiro tem sido uma característica daqueles países cujo desenvolvimento burguês capitalista, medido pelos padrões ocidentais, permaneceu atrasado. ( ) A aquisição capitalista aventureira tem sido familiar em todos os tipos de sociedade econômica que conheceram o comércio com o uso do dinheiro e que ofereciam oportunidades mediante comenda, exploração de impostos, empréstimos de Estado, financiamento de guerras, cortes ducais e cargos públicos. Do mesmo modo, a atitude interior do aventureiro, que zomba de qualquer limitação ética, tem sido universal. ( ) A questão das forças que motivaram a expansão do moderno capitalismo não é, em primeira instância, uma questão sobre a origem dos montantes de capital disponibilizado para os usos capitalísticos, mas, bem acima disso, a origem do espírito do capitalismo.
( ) Pode-se classificar os dois grandes grupos étnicos presentes no Brasil em Sudaneses e Bantos. Os bantos, influenciados pela cultura árabe, eram, na maioria das vezes, islamizados. Sua presença foi maior na Bahia. Os Sudaneses, que na África povoavam o sul do continente, vieram predominantemente para o Rio de Janeiro e para Pernambuco. ( ) Muitos ex-escravos retornaram do Brasil à África e lá, em Gana, no Togo, em Benim e na Nigéria, formaram importantes comunidades de “brasileiros” que, de algum modo, modificaram certas cidades da costa, como Lagos, Porto Novo, Agüe e Anexo. As relações entre o Brasil e a África, dessa forma, não se restringiram ao tráfico de escravos, foram mais complexas e apresentaram trocas efetivas, comerciais, culturais e mesmo ideológicas, que se mantiveram nos séculos de escravidão.
I. Corveia: trabalho nas terras do senhor feudal. II. Talha: metade da produção e a banalidade, taxa paga pela utilização do moinho e forno do senhor feudal.