Questões de Concurso Público Prefeitura de Cascavel - PR 2020 para Assistente Social
Foram encontradas 18 questões
De acordo com a Política Nacional de Assistência Social, sobre as seguranças que a proteção social deve garantir, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A segurança de rendimentos é uma compensação do valor do salário-mínimo inadequado.
( ) A segurança da vivência familiar ou a segurança do convívio é uma das necessidades a ser preenchida pela política de assistência social. Isso supõe a não aceitação de situações de reclusão, de situações de perda das relações.
( ) A segurança da acolhida opera com a provisão de necessidades humanas que começa com os direitos à alimentação, ao vestuário e ao abrigo, próprios à vida humana em sociedade.
De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), sobre as entidades e organizações de assistência social, analisar os itens abaixo:
I. São de atendimento aquelas que concedem benefícios de prestação social básica ou especial, dirigidas às famílias e aos indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal.
II. São de acolhimento aquelas voltadas prioritariamente para o fortalecimento dos movimentos sociais e das organizações de usuários, formação e capacitação de lideranças, dirigidas ao público da política de assistência social.
III. São de defesa e garantia de direitos aquelas voltadas prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, construção de novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulação com órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos ao público da política de assistência social.
Está(ão) CORRETO(S):
Considerando-se o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), analisar a sentença abaixo:
A lógica dos benefícios assistenciais é possibilitar, no âmbito do SUAS, um modo de garantia de renda de forma articulada às demais garantias, o que significa um trabalho continuado com os beneficiários e suas famílias, com vistas à inserção nos serviços socioassistenciais e manutenção das situações de vulnerabilidade (1ª parte). A finalidade do monitoramento no SUAS não é apenas acompanhar sistematicamente, mas, na prática, gerar insumos para avaliar como os programas sociais contribuem com o direito das famílias à proteção e à autonomia (2ª parte). A gestão integrada consiste na articulação entre serviços, benefícios e transferências de renda, no âmbito do SUAS, e tem como diretrizes: a corresponsabilidade entre os entes federados; as seguranças afiançadas pela Política Nacional de Assistência Social; e a centralidade da família no atendimento socioassistencial de forma integral, visando interromper ciclos intergeracionais de pobreza e de violação de direitos (3ª parte).
A sentença está:
Sobre o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) De modo a evitar conflitos de papéis e de competências na rede, é importante que o CREAS seja instalado em imóveis compartilhados com órgãos de defesa de direitos e de responsabilização.
( ) O trabalho social especializado ofertado pelo CREAS exige que a equipe profissional seja interdisciplinar, contando com profissionais de nível superior e médio, habilitados e com capacidade técnica para o desenvolvimento de suas funções.
( ) A oferta de trabalho social nos CREAS pressupõe a utilização de diversas metodologias e técnicas necessárias para operacionalizar o acompanhamento especializado. Requer, ainda, a construção de vínculos de referência e confiança do usuário com a unidade e os profissionais da equipe, além de postura acolhedora destes, pautada na ética e no respeito à autonomia e à dignidade dos sujeitos.
Sobre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) É referência para o desenvolvimento de todos os serviços socioassistenciais de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no seu território de abrangência.
( ) O CRAS assume como fatores identitários dois grandes eixos estruturantes do SUAS: a matricialidade sociofamiliar e a territorialização.
( ) O CRAS materializa a presença do Estado no território, possibilitando a democratização do acesso aos direitos socioassistenciais e contribuindo para o fortalecimento da cidadania.
Considerando-se a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social - NOB/SUAS, sobre o Pacto de Aprimoramento do SUAS, firmado entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, analisar a sentença abaixo:
É o instrumento pelo qual se materializam as metas e as prioridades nacionais no âmbito do SUAS, e se constitui em mecanismo de indução do aprimoramento da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais (1ª parte). A revisão das prioridades e metas ocorrerá anualmente, sob proposição do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), a partir de alterações de indicadores identificados nos sistemas nacionais de estatística, Censo SUAS, Rede SUAS e outros sistemas do MDS (2ª parte). A realização do Pacto de Aprimoramento do SUAS se dará a partir da definição das prioridades e metas nacionais para cada quadriênio e do preenchimento do instrumento que materializa o planejamento para o alcance das metas (3ª parte).
A sentença está:
Considerando-se as orientações técnicas sobre o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), analisar os itens abaixo:
I. No âmbito do PAIF, o trabalho social com famílias é o conjunto de procedimentos efetuados a partir de pressupostos éticos, conhecimento teórico-metodológico e técnico-operativo, com a finalidade de contribuir para a convivência, o reconhecimento de direitos e as possibilidades de intervenção na vida social de um conjunto de pessoas.
II. O trabalho social com famílias deve ter, por pressuposto basilar, a responsabilidade estatal na proteção às famílias, e assumir, como embasamento de sua prática, o conhecimento científico, que requer profissionais qualificados, aptos a compreender a realidade dada e construir conhecimentos, com os quais questionam as estruturas sociais injustas, elaborando estratégias para modificá-las.
III. O trabalho social com famílias é uma prática profissional apoiada em saber científico que, para ser efetiva, não deve depender da consciência crítica e do espírito pesquisador por parte dos profissionais do CRAS.
Está(ão) CORRETO(S):
Considerando-se o Código de Ética Profissional, sobre os princípios fundamentais, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Optar por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero.
( ) Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.
( ) Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.
Considerando-se o Benefício de Prestação Continuada (BPC), assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
É um benefício da Política de Assistência Social, individual, ____________ e que garante o pagamento mensal de _____ salário(s)-mínimo(s) à pessoa idosa, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de ____________, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que comprovem não possuir meios para prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.
Em conformidade com a obra do CFESS, sobre o parecer social, analisar os itens abaixo:
I. É um viabilizador de direitos.
II. Faz-se necessária a reflexão constante da utilização desse instrumento técnico.
III. Sua elaboração deve ser uma comprovação de informação.
IV. Deve possuir um caráter fiscalizatório.
Estão CORRETOS:
Sobre as forças e mediações, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
Seja no âmbito institucional ou não, as relações ___________ perpassam o cotidiano dos indivíduos e coletivos na particularidade do processo de ____________ de uma mediação das relações complexas que envolvem tanto a identificação social e cultural quanto a autonomia, a cidadania, a organização, a participação social.
Sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
O investimento na integração de ações, incentivando novos métodos para a projetada universalização de cobertura da proteção social, tem como base a ____________ das políticas e é também destaque quando se fala em um novo padrão de política social no Brasil de hoje.
Marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A estruturação das diretrizes curriculares para o curso de Serviço Social tem, como eixo fundante da profissão e articulador dos conteúdos de formação, a questão social e a formulação de respostas profissionais para seu enfrentamento.
( ) Em termos histórico-conceituais, a expressão "questão social" foi utilizada para designar o processo de politização da desigualdade social inerente à constituição da sociedade burguesa.
( ) A questão social manifesta-se na situação social problema e deve ser enfrentada pelos profissionais da Assistência Social mediante estudo, diagnóstico e tratamento das suas expressões.