Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Itaberaba - SC 2021 para Odontólogo
Foram encontradas 10 questões
Em conformidade com a NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Deve ser mantida a rotulagem do fabricante na embalagem original dos produtos químicos utilizados em serviços de saúde.
( ) As embalagens de produtos químicos podem ser reutilizadas por, no máximo, três vezes no mesmo turno de trabalho (seis horas).
( ) Todo recipiente contendo produto químico manipulado ou fracionado deve ser identificado, de forma legível, por etiqueta contendo informações como composição química, data de envase e de validade e nome do responsável pela manipulação.
De acordo com o Caderno de Atenção Básica nº 17: Saúde Bucal, sobre os principais agravos em saúde bucal, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Cárie dentária.
(2) Doença periodontal.
(3) Periodontite.
( ) Deve ser vista como um processo de desequilíbrio entre as ações de agressão e defesa sobre os tecidos de sustentação e proteção do dente, que tem como principal determinante a placa bacteriana, a partir das diferentes respostas dadas pelo hospedeiro.
( ) A lesão é considerada como manifestação clínica de uma infecção bacteriana. A atividade metabólica das bactérias resulta em um contínuo processo de desmineralização e remineralização do tecido dentário, e o desequilíbrio, nesse processo, pode causar uma progressão da desmineralização do dente, com consequente formação da lesão.
( ) As condições inflamatórias presentes na gengivite
favorecem o surgimento da placa bacteriana subgengival,
mais virulenta, que causa a inflamação dos tecidos de
suporte. É um grupo de doenças que se caracteriza pela
inflamação dos tecidos de sustentação e proteção dos
dentes, acompanhada de perda de inserção de tecido
conjuntivo, consequência da agressão promovida pela
placa bacteriana subgengival.
De acordo com o Guia de recomendações para o uso de fluoretos no Brasil, há dois tipos de compostos fluoretados comumente utilizados nos dentifrícios: fluoreto de sódio (NaF) ou monofluorfosfato de sódio (MFP, Na2PO3F). Sobre isso, analisar os itens abaixo:
I. Independentemente do composto utilizado, a ação na cavidade bucal será a mesma, pois ambos liberam o íon fluoreto na cavidade bucal: o NaF, pela ação de enzimas que estão presentes na cavidade bucal; e o MFP, por ionização quando em contato com água.
II. Embora o composto fluoretado não interfira na eficácia do dentifrício, os demais componentes da formulação devem ser compatíveis para evitar que o flúor se ligue a outros íons, tornando-se insolúvel e perdendo sua ação.
III. Quando for utilizado para escovação, o fluoreto de cálcio formado no dentifrício não libera o fluoreto, impedindo, assim, sua ação preventiva.
Está(ão) CORRETO(S):
Em relação às técnicas de esterilização por calor seco e por calor úmido, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Calor seco.
(2) Calor úmido.
( ) Oxida as proteínas celulares.
( ) Desnatura as proteínas celulares.
( ) Tempo curto para alcançar a esterilização.
( ) Tempo longo para alcançar a esterilização.
( ) Tendência para materiais ficarem cegos ou enferrujados.
Em relação ao condicionamento dentinário para restauração direta em resina composta, analisar os itens abaixo:
I. O primeiro passo é a utilização de ácido fosfórico.
II. O primeiro passo é a utilização de ácido fluorídrico.
III. O primer deve ser lavado e secado.
IV. O adesivo deve ser fotopolimerizador.
Está(ão) CORRETO(S):
Sobre as normas gerais de conduta no atendimento odontológico ao paciente diabético, analisar os itens abaixo:
I. No caso de procedimentos cirúrgicos que provoquem limitação da função mastigatória, ou quando a sessão de atendimento é prolongada, o médico deverá ser consultado sobre possíveis mudanças na dieta alimentar e ajuste na dose da medicação hipoglicemiante, com o intuito de prevenir a hipoglicemia.
II. A profilaxia antibiótica cirúrgica de forma rotineira não é indicada para pacientes diabéticos bem controlados, bastando adotar um protocolo de assepsia e antissepsia local.
III. As soluções anestésicas locais que contêm epinefrina podem ser empregadas em diabéticos dependentes ou não de insulina, em qualquer procedimento odontológico eletivo (cirúrgico ou não), obedecendo-se às doses máximas recomendadas para cada anestésico, além do cuidado de se fazer injeção lenta após aspiração negativa.
Está(ão) CORRETO(S):