Questões de Concurso Público Prefeitura de Venâncio Aires - RS 2021 para Supervisor Escolar
Foram encontradas 12 questões
O dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de Educação Básica obrigatória e gratuita dos _____ aos ______ anos de idade.
A transversalidade difere-se da interdisciplinaridade, e essas complementam-se; ambas rejeitam a concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável, pronto e acabado. A primeira se refere à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, e a segunda refere-se à dimensão didático-pedagógica (1ª parte). A transversalidade orienta para a necessidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real (2ª parte). A prática interdisciplinar é uma abordagem que facilita o exercício da transversalidade, constituindo-se em caminhos facilitadores da integração do processo formativo dos estudantes, pois ainda permite a sua participação na escolha dos temas prioritários (3ª parte).
A sentença está:
As diretrizes são dimensões normativas, reguladoras de caminhos, embora não fechadas a que historicamente possam, a partir das determinações iniciais, tomar novos rumos (1ª parte). Diretrizes visam desencadear ações uniformes (2ª parte). Na medida em que procedem de ditames constitucionais e de marcos legais nacionais, se referem ao resgate de uma comunidade que povoou e construiu a nação brasileira, as diretrizes atingem o âmago do pacto federativo (3ª parte).
A sentença está:
I. Tem dificuldades em interagir adaptativamente, não usufruindo da ação do grupo para o seu desenvolvimento pessoal e social. II. O desempenho na sala de aula é perturbador, exigindo, assim, que o professor tenha maturidade especial para manter a dinâmica do grupo em funcionamento. III. Uma dificuldade importante é a incapacidade de confiar no outro e aceitar a dependência em relação a ele.
Está(ão) CORRETO(S):
I. A conexão entre a formação inicial e a permanente dos professores é imprescindível. II. Alguns professores desestruturam-se ao receber um aluno diferente em sua aula, que não realiza as tarefas de forma igualitária aos colegas. III. O despreparo dos profissionais para receber os alunos, assinalados historicamente pelas diferenças na escola dita para todos, é um dos empecilhos para a efetivação da Educação Inclusiva.
Está(ão) CORRETO(S):
Ainda é possível verificar, no ambiente escolar, um espaço onde a cooperação entre professor e supervisor não se dá na forma como deveria. O professor vive na sua individualidade, fazendo de sua prática uma ação isolada. Positivamente, este pode obter um feedback, por meio das avaliações que realiza; no entanto, pode ser pouco confiável, pois, afinal, a avaliação escolar pode representar um mecanismo que mede apenas uma porção limitada do desempenho da criança (1ª parte). É importante não fortalecer a ação do educador, para que este possa agir com pouca flexibilidade, buscando sempre o auxílio do supervisor escolar, fazendo com que, assim, trabalhem juntos (2ª parte). É preciso fazer com que os educadores confiem mais na sua capacidade e aprendam a viver em grupo, valorizando as ideias como um todo e não partindo do individualismo (3ª parte).
A sentença está:
Uma postura importante para o trabalho de um Supervisor Educacional é estar sempre “desarmado” ao tomar conhecimento de problemas. É preciso analisar sempre com muito cuidado os fatos, com a maior neutralidade possível, sem tirar conclusões precipitadas. É necessário escutar a todos, estudar a situação e, a partir daí, encontrar caminhos através do diálogo (1ª parte). Um Supervisor Educacional só pode edificar o seu trabalho se ele respeitar profundamente o seu colega. Acreditar que o outro sempre é capaz e que, se muitas vezes o trabalho deste não está bom, é por razões diversas; aí cabe ao Supervisor tentar descobrir estas razões, para poder auxiliá-lo (2ª parte). Um bom Supervisor busca sempre dizer a verdade, por mais dura que seja, mas sempre com muito cuidado para não agredir ou magoar seus colegas (3ª parte).
A sentença está:
(1) Política. (2) Planejamento. (3) Gestão. (4) Avaliação.
( ) Coordenação da interpretação/implementação e da “coleta” de subsídios para o desenvolvimento de novas políticas mais comprometidas com as realidades educacionais. ( ) Coordenação, construção e elaboração coletiva do projeto acadêmico/educacional, implementação coletiva, coordenação da “vigilância” sobre seu desenvolvimento e necessárias reconstruções. ( ) Coordenação, propriamente dita, de todo o desenvolvimento das políticas, do planejamento e da avaliação - projeto acadêmico/educacional, construído e desenvolvido coletivamente. ( ) Análise e julgamento das práticas educacionais em desenvolvimento, com base em uma construção coletiva de padrões que se alicercem em três princípios/posturas intimamente relacionados: a avaliação democrática, a crítica institucional e a criação coletiva e a investigação participante e contínua.
( ) Para existir, deve-se concretizar no cotidiano, ir se construindo de acordo com as intenções, ratificando-as ou modificando-as. ( ) O projeto a ser executado pela escola deve guardar certa flexibilidade, à medida que se configura sua execução. ( ) O projeto pedagógico se conclui no papel.
Enquanto ao Supervisor cabe articular as ações no nível intraescolar, convergindo para intenções comuns da escola, ao diretor cabe a articulação mais ampla da unidade com os propósitos políticos da educação (1ª parte). Na medida em que a supervisão se coloca a serviço de um projeto da escola, assume um compromisso conjunto com a Unidade Escolar, contribuindo para que ele seja fruto de reflexão e ação coletiva (2ª parte). Para cumprir o caráter pedagógico de sua função, o Supervisor necessita de um vasto conhecimento da Administração Escolar, no sentido de dominar critérios de organização da instituição escolar, para garantir seu bom funcionamento pedagógico (3ª parte).
A sentença está: