Questões de Concurso Público Prefeitura de Dezesseis de Novembro - RS 2022 para Professor - Ciências
Foram encontradas 9 questões
I. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. II. Educação básica obrigatória e gratuita dos 6 aos 17 anos de idade. III. Valorização da experiência extraescolar. IV. Respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva.
Estão CORRETOS:
(_) É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral. (_) A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 18 meses, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária. (_) Será garantida a convivência integral da criança com a mãe adolescente que estiver em acolhimento institucional.
I. Existir como pessoa. II. Não estar constantemente atento. III. Movimentar-se. IV. Só aprender o que tem sentido.
Estão CORRETOS:
I. A educação é caracterizada como uma recíproca denominada interação, comunicação, diálogo. II. Verbos como ensinar e comunicar indicam que a interação do diálogo se restringe à reciprocidade das pessoas. III. Há educação sem conhecimento, e conhecer algo não significa estar no mundo.
Está ( ão ) CORRETO(S):
A experiência refere-se ao conhecimento de outras situações humanas diferentes daquela na qual cada indivíduo vive (1ª parte). A ação permite a assimilação de determinados valores que possibilitam a emissão de uma opinião valorativa sobre situações e que se tenha uma posição consciente e justificada diante de situações humanas diferentes daquelas em que cada indivíduo vive (2ª parte).
A sentença está:
No âmbito escolar e acadêmico, as africanidades brasileiras constituem-se em campo de estudos, logo, tanto podem ser organizadas enquanto disciplina curricular, programa de estudos abrangendo diferentes disciplinas, quanto em área de investigações (1ª parte). Mesmo as africanidades brasileiras abrangendo diferentes áreas, precisam, em termos de programas de ensino, constituir-se em uma única disciplina, pois não podem estar presentes, em conteúdos e metodologias, nas diferentes disciplinas constitutivas do currículo escolar (2ª parte).
A sentença está: