Questões de Concurso Público Prefeitura de Dezesseis de Novembro - RS 2022 para Professor - Educação Infantil e Anos Iniciais
Foram encontradas 15 questões
I. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. II. Educação básica obrigatória e gratuita dos 6 aos 17 anos de idade. III. Valorização da experiência extraescolar. IV. Respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva.
Estão CORRETOS:
( ) É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral. ( ) A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 18 meses, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária. ( ) Será garantida a convivência integral da criança com a mãe adolescente que estiver em acolhimento institucional.
I. Existir como pessoa. II. Não estar constantemente atento. III. Movimentar-se. IV. Só aprender o que tem sentido.
Estão CORRETOS:
I. A educação é caracterizada como uma recíproca denominada interação, comunicação, diálogo. II. Verbos como ensinar e comunicar indicam que a interação do diálogo se restringe à reciprocidade das pessoas. III. Há educação sem conhecimento, e conhecer algo não significa estar no mundo.
Está(ão) CORRETO(S):
A experiência refere-se ao conhecimento de outras situações humanas diferentes daquela na qual cada indivíduo vive (1ª parte). A ação permite a assimilação de determinados valores que possibilitam a emissão de uma opinião valorativa sobre situações e que se tenha uma posição consciente e justificada diante de situações humanas diferentes daquelas em que cada indivíduo vive (2ª parte).
A sentença está:
No âmbito escolar e acadêmico, as africanidades brasileiras constituem-se em campo de estudos, logo, tanto podem ser organizadas enquanto disciplina curricular, programa de estudos abrangendo diferentes disciplinas, quanto em área de investigações (1ª parte). Mesmo as africanidades brasileiras abrangendo diferentes áreas, precisam, em termos de programas de ensino, constituir-se em uma única disciplina, pois não podem estar presentes, em conteúdos e metodologias, nas diferentes disciplinas constitutivas do currículo escolar (2ª parte).
A sentença está:
Educar e instruir é fazer com que o aprendiz compartilhe uma cultura, aceite uma herança, ou seja, enquadre-se em um molde, aceite uma certa padronização dos seus saberes, de suas formas de pensar, de sentir, de comunicar (1ª parte). O sistema educativo, os estabelecimentos de ensino, os professores devem encontrar um caminho intermediário entre a unidade e a diversidade, tanto no que se refere aos percursos e à formação dos alunos quanto no que se refere às práticas pedagógicas, aos valores e às representações dos profissionais (2ª parte).
A sentença está:
A passagem do brincar para o letramento é um processo coletivo, que acontece de forma muito parecida com todas as crianças, remete para a necessidade de oferecer, com prioridade, o brincar dirigido, com materiais, brinquedos e cenários para que cada criança possa apreender informações sobre o sistema de escrita (1ª parte). A saída do brincar e o ingresso na instrução formal podem garantir a presença de atributos, entre os quais o envolvimento, a decisão do sujeito que aprende em conjunto com outro e o prazer na ação para dar sequência à nova etapa que se afasta da imprevisibilidade, busca o foco e a solução de problemas (2ª parte).
A sentença está:
( ) Os estudantes começam a conhecer as especificidades dos gêneros textuais e também a maneira como os textos devem ser interpretados apenas depois de sistematizar a linguagem escrita. ( ) As habilidades de leitura e produção de textos envolvem o conhecimento de elementos que compõem os textos escritos, seus estilos, a identificação do autor, da finalidade e do contexto de circulação do texto. ( ) É preciso prática e orientação adequadas para desenvolver uma postura de leitor crítico.
I. A utilização da segmentação silábica como procedimento para escrever indica um avanço na compreensão da estrutura do sistema, já que supõe o passo da etapa da escrita silábica rumo a uma escrita pós-silábica. II. Através do procedimento de segmentação da palavra em sílabas, as crianças começam a trabalhar cognitivamente com a representação dos sons e chegam a compreender que as letras remetem às partes da palavra, isto é, às sílabas. III. Em um determinado momento, a criança é capaz de realizar uma análise interna da sílaba, o que dá lugar a uma escrita silábico-alfabética. Posteriormente, a criança fará uma representação exaustiva e sistemática de todos os componentes sonoros da escrita alfabética.
Estão CORRETOS:
(1) Espaço vivido. (2) Espaço percebido. (3) Espaço concebido.
( ) Refere-se ao espaço físico, vivenciado por meio do movimento e do deslocamento apreendido pela criança em brincadeiras e atividades que permitem percorrer, delimitar ou organizar esse espaço. ( ) Surge quando existe a capacidade de estabelecer relações espaciais entre elementos somente por meio de suas representações, como é o caso de figuras geométricas, mapas, plantas e diagramas. ( ) É aquele que não precisa mais ser experimentado fisicamente para que a criança possa lembrar-se dele.
( ) A Aritmética concretiza-se a partir da construção de padrões, representações e sequências regulares. (e) Para construir conceitos estruturantes da Geometria, é preciso, inicialmente, trabalhar a construção do conceito de número e sistemas de numeração. ( ) O pensamento estatístico desenvolve-se, predominantemente, a partir da análise de dados, gráficos e tabelas. ( ) A Álgebra concretiza-se a partir da construção de padrões, representações, sequências regulares.