Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Hartz - RS 2022 para Agente de Combate a Endemias
Foram encontradas 5 questões
De acordo com a Portaria de Consolidação nº 4/2017, são doenças de notificação compulsória:
I. Cólera, Zika e Febre de Chikungunya.
II. Sífilis, Peste e Raiva Humana.
Nas Operações de Campo, são ações a serem realizadas no combate aos vetores:
I. A pesquisa larvária em imóveis para levantamento de índice e descobrimento de focos nos municípios infestados e em armadilhas e pontos estratégicos nos municípios não infestados.
II. A eliminação de criadouros tendo como método de primeira escolha o controle mecânico.
III. Encaminhamento dos casos suspeitos de dengue aos serviços de saúde.
Estão CORRETOS:
Considerando-se o guia Dengue: diagnóstico e manejo clínico: adulto e criança, analisar a sentença abaixo:
A dengue na criança pode ser assintomática ou apresentar-se como uma síndrome febril clássica viral ou com sinais e sintomas inespecíficos (1ª parte). Na criança, o início da doença pode passar despercebido e o quadro grave ser identificado como a primeira manifestação clínica (2ª parte).
A sentença está:
Considerando-se o Manual de Vigilância Epidemiológica de Febre Amarela, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
A febre amarela é uma doença febril aguda, de ________ duração (____________ dias) e de gravidade variável, cujo agente etiológico é um arbovírus do gênero Flavivírus. A forma ______ caracteriza-se clinicamente por manifestações de insuficiência hepática e renal, que podem levar à morte.
De acordo com o guia Dengue: diagnóstico e manejo clínico: adulto e criança, analisar os itens abaixo:
I. Pacientes gestantes devem ser tratadas de acordo com o estadiamento clínico da dengue. Os riscos para mãe infectada estão principalmente relacionados ao aumento de sangramentos de origem obstétrica e às alterações fisiológicas da gravidez, que podem interferir nas manifestações clínicas da doença.
II. Considera-se caso suspeito de dengue todo paciente que apresente doença febril aguda, com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos sinais ou sintomas como cefaleia, dor retro-orbitária, mialgia, artralgia, prostração ou exantema, associados ou não à presença de sangramentos ou hemorragias.