Questões de Concurso Público Prefeitura de Chiapeta - RS 2023 para Médico

Foram encontradas 9 questões

Q2304940 Medicina
A pesquisa médica com seres humanos é vedada quando realizada com determinados fins. Nos termos do Código de Ética Médica, sobre as finalidades de experiência com seres humanos vedadas ao Médico, analisar os itens abaixo:
I. Fins eugênicos. II. Fins científicos. III. Fins políticos. IV. Fins étnicos.
Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2304942 Medicina
Sobre a dosagem plasmática de ADH (hormônio antidiurético), analisar os itens abaixo:
I. Sua observação é indicada para o diagnóstico de diabete insípido central. II. Consiste em um teste sorológico para mensurar arginina vasopressina (hormônio antidiurético).
Alternativas
Q2304943 Medicina
Sr. Agostinho comparece à Unidade Básica de Saúde se queixando de que, nos últimos anos, vem apresentando quadro de intolerância ao exercício e dispneia e dor anginosa aos esforços. Também refere um episódio recente de síncope durante atividade física. O médico de família, famoso na comunidade por examinar bem os pacientes, identifica à ausculta cardíaca um sopro sistólico, em ejeção, com pico tardio, irradiando-se para ambas as carótidas, que pode ser ouvido com o diafragma distante do tórax, na borda superior direita do esterno. Além disso, percebe a presença de B4 (4ª bulha) e um sopro de alta frequência, musical, no ápice cardíaco. Sendo assim, assinalar a alternativa que apresenta uma das prováveis alterações que o médico espera encontrar no ecocardiograma que solicitará: 
Alternativas
Q2304944 Medicina
O diagnóstico diferencial do coma é amplo e inclui distúrbios primários do cérebro (bilaterais/difusos, unilateral com efeito de massa e distúrbios do tronco cerebral), bem como um número de doenças sistêmicas. A história deve ser obtida de quaisquer fontes disponíveis, incluindo amigos, pessoas que estavam no local, polícia e equipe de atendimento pré-hospitalar. A respeito dos pontos cruciais, analisar os itens abaixo:
I. Uso de drogas (incluindo o álcool), apenas recente. II. História médica pregressa, incluindo história de convulsões, diabetes, cirrose ou de doenças neurológicas. III. Comportamento e atividades pré-comatosos (cefaleia, confusão, vômitos).
Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2304945 Medicina
A respeito da trombocitopenia, analisar os itens abaixo:
I. Frente a um achado incidental, é importante confirmar se a plaquetopenia é verdadeira, repetindo o hemograma completo e comparando com exames prévios. II. Gestantes podem apresentar trombocitopenia leve a moderada (> 80.000/mm³), condição mais característica do terceiro trimestre, não acarretando riscos para a mãe ou o feto, com resolução espontânea até dois meses após o parto. III. O uso de medicações contendo heparina, trimetropim, tiazídicos, sais de ouro, valproato, fenitoína, carbamazepina pode ser a causa da trombocitopenia por consumo.
Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2304946 Medicina
Considerando-se os sinais de alerta em pacientes com dor lombar, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Dor que piora com o repouso, melhora com a atividade e é acompanhada de rigidez matinal prolongada. ( ) Idade > 70 anos. ( ) Imunossupressão associada. ( ) Início entre os 30 e 50 anos de idade.
Alternativas
Q2304948 Medicina
Sobre o rastreio e o diagnóstico de toxoplasmose na gestação, assinalar a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2304949 Medicina
A incontinência urinária é uma desordem vesical angustiante e potencialmente incapacitante, com grande impacto no domínio da restrição e da participação social do indivíduo. A prevalência aumenta com a idade, o que requer maior atenção do médico clínico quanto à prescrição de medicamentos. Em relação aos medicamentos que podem afetar a continência urinária e seu efeito potencial, analisar os itens abaixo:
I. Analgésicos narcóticos podem causar retenção urinária e impactação fecal. II. Diuréticos podem aumentar a frequência, a urgência e a incontinência urinárias. III. Antagonistas alfa-adrenérgicos podem causar retenção urinária.
Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2304950 Medicina
Srta. Ana Júlia comparece ao posto de saúde referindo quadro de dor pélvica que iniciou há três dias, acompanhada de dispareunia e corrimento purulento. Nega febre. É sexualmente ativa e, ao ser questionada, afirma ter múltiplos parceiros sexuais. O médico de família constatou, ao toque vaginal, dor anexial e à mobilização do colo uterino e, ao exame especular, secreção amarelada saindo pelo orifício cervical externo. Há dor à palpação da região suprapúbica, sem sinais de peritonismo. Considerando-se o exposto, qual o provável diagnóstico?
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: B
5: D
6: D
7: X
8: A
9: A