Questões de Concurso Público Prefeitura de Chiapeta - RS 2023 para Professor - Religião
Foram encontradas 12 questões
Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos, analisar a sentença abaixo:
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos aplicam-se a todas as modalidades do Ensino Fundamental, exceto na educação do campo, na educação indígena e na educação quilombola que possuem regramento próprio (1ª parte). As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pelo Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas educacionais e a elaboração, a implementação e a avaliação das orientações curriculares nacionais, das propostas curriculares dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e dos projetos político-pedagógicos das escolas (2ª parte).
A sentença está:
Considerando-se o tema principal do quadrinho de Armandinho — que rompe com uma possível expectativa do leitor, já que o menino não menciona as diferenças físicas entre as pessoas — e relacionando-o às questões que envolvem diversidade no contexto escolar, assinalar a alternativa que apresenta a diversidade que o quadrinho representa e que tem sido incluída nas preocupações do sistema educacional contemporâneo:
(Fonte: Tiras Armandinho)
Conforme a Base Nacional Comum Curricular: Ensino Religioso, analisar os itens abaixo:
I. No processo de sistematização e transmissão dos textos sagrados, sejam eles orais, sejam eles escritos, certos grupos sociais acabaram por definir um conjunto de princípios e valores que configuraram doutrinas religiosas.
II. As doutrinas constituem a base do sistema religioso, sendo transmitidas e ensinadas aos seus adeptos de maneira sistemática, com o intuito de assegurar uma compreensão mais ou menos unitária e homogênea de seus conteúdos.
A partir da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, o Brasil deixa de ser um império e passa a ser regido de uma nova maneira, a republicana. Nesse momento, o estado brasileiro é declarado laico, ou seja, não possui uma religião que possa interferir na política nacional. Sobre o ensino religioso no Brasil, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Uma das consequências da nova postura foi a introdução do ensino leigo nas escolas públicas, de maneira que a aula de religião foi eliminada.
( ) O apreço de Getúlio Vargas pelo fascismo fez com que se aumentassem os conflitos com a Igreja Católica.
( ) Com novos interesses nacionais, ligados fortemente a uma educação voltada para a economia, deixa-se de lado a pluralidade cultural e religiosa, aderindo-se a uma visão puramente positivista, proposta por Benjamin Constant.
Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
O _____________ foi uma doutrina filosófica fundada por Zenão de Cítio por volta do ano 301 a.C. Atribuíam à lógica o papel de fornecer um critério de verdade ao que pode ser conhecido. Tinham como base de conhecimento as sensações, que são impressões provadas pelos objetos aos órgãos sensoriais, a partir das quais são geradas representações ao serem transmitidas e impressas na alma.
No Brasil, a escola pública é destinada a todos os cidadãos, independentemente de cor de pele, herança cultural, religião, classe social, gênero ou orientação sexual. Sobre o racismo social, analisar os itens abaixo:
I. O racismo é a ideia, manifestada ou não, de que uma etnia é inferior a outra, em habilidades ou possibilidades.
II. Ele deixa marcas estruturais nas biografias das vítimas, cerceando suas possibilidades emancipatórias e de mobilidade social.
III. É estabelecido quando uma etnia histórica ou economicamente privilegiada, por meio de ações segregadoras e discriminatórias, reproduz padrões de marginalização e desigualdade.
Está(ão) CORRETO(S):
Sobre a construção da laicidade no Brasil, analisar os itens abaixo:
I. Durante todo o período colonial e imperial, o catolicismo foi a única religião legalmente aceita, além de ter se estabelecido como religião oficial, contexto em que o monopólio religioso fez com que as crenças e as práticas religiosas dos indígenas e escravos negros fossem reprimidas.
II. De um país oficialmente católico pela Constituição Imperial, a Carta Magna de 1891 tornou-o laico com o reconhecimento da liberdade de religião e de expressão religiosa, vedando-se ao Estado o estabelecimento de cultos.
III. O processo de se tornar laico possibilitou o desenvolvimento de uma pluralidade religiosa e da livre manifestação de diferentes sistemas de crenças, constituídas a partir de matrizes indígenas, africanas, católicas e, posteriormente, com a vinda de imigrantes europeus, protestantes, espíritas e esotéricas.
Está(ão) CORRETO(S):