Questões de Concurso Público Prefeitura de Itabuna - BA 2023 para Professor - História

Foram encontradas 9 questões

Q2287039 História
A França influenciou fortemente as revoluções, a ponto de as bandeiras tricolores, de um tipo ou de outro, se tornarem emblemas de praticamente todas as nações emergentes. Entre 1789 e 1917, as políticas europeias foram amplamente moldadas pelas lutas a favor e contra os princípios de 1789 ou, ainda, os princípios de 1793. Diante desse contexto e com base nos conhecimentos sobre o tema, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2287040 História
A concepção da História em que os acontecimentos são apresentados de forma mais amena e emotiva, com personagens divididos entre bons e maus, heróis, vítimas e carrascos, com linguagem criada para facilitar a memorização do conteúdo, é alvo de críticas, sobretudo, porque: 
Alternativas
Q2287041 História
Na década de 1970, a juventude, compreendendo um grupo consciente que abrangia desde a puberdade até a metade dos vinte anos de idade, emergiu como um agente social independente, e a cultura jovem tornou-se a base da revolução cultural, abrangendo uma transformação significativa nos comportamentos e nos costumes. A respeito de uma das consequências resultantes da crescente influência populacional e cultural da juventude nessa década, assinalar a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2287042 História
No século XIX, diversas cidades da Europa passaram a abrigar trabalhadores migrantes do campo por conta da expansão capitalista, tornando-se palco de revoltas e movimentos sociais. No Brasil desse período, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2287043 História

Sobre as relações contemporâneas entre o Brasil e o continente africano, analisar os itens abaixo: 


I. As independências africanas foram apoiadas pelo Estado brasileiro, que não financiou diretamente por falta de recursos, mas que apoiou largamente e cumpriu papel diplomático de mediação.

II. Durante o governo Jânio Quadros, com a Política Externa Independente, de 1961 a 1964, houve certa aproximação do Brasil com países africanos – exemplificado na criação da Divisão da África pelo Itamaraty.

III. Durante a Ditadura Militar, a relação do Brasil com a África teve momentos de aproximação e de afastamento. Foi durante o governo de Costa e Silva o período de maior aprofundamento das relações.

IV. A partir de 1995, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, o exército brasileiro participou ativamente das missões de paz da ONU em Angola. 


Estão CORRETOS: 

Alternativas
Q2287044 História
Sobre os povos indígenas brasileiros, analisar os itens abaixo: 
I. Durante o período imperial, os indígenas brasileiros eram vistos como povos organizados, e caberia não ao Estado, mas sim aos líderes indígenas a tarefa de regular as suas relações com os brasileiros. II. Os indígenas atuais são muitas vezes incorretamente classificados como “aculturados”, pois teriam perdido suas culturas originais; porém, com o avanço da antropologia, podemos constatar que, na verdade, esses grupos são compostos por indivíduos que perderam sua identidade étnica devido ao contato forçado e violento com culturas diferentes das suas. III. Em 1500 ocorre o contato entre Cabral e os Tupiniquins, da grande nação Tupinambá, que ocupava grande parte da costa, do Pará ao Rio Grande do Sul. 
Está(ão) CORRETO(S): 
Alternativas
Q2287045 História
Considerando-se os movimentos de trabalhadores na Primeira República brasileira, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
(_) Apesar do aumento da organização trabalhadora, os movimentos eram esparsos, e os esforços para a sindicalização eram pequenos ou nulos. (_) Até 1930, nenhuma lei de regulamentação do trabalho foi aprovada no Brasil. (_) Houve, no início do século XX, uma tentativa de criação do Código de Trabalho – com previsão de jornada de oito horas, limites de trabalho para mulheres e menores. No entanto, não foi aprovada. (_) A onda de greves entre 1917 e 1920 deu muita visibilidade para o movimento operário. Os movimentos se iniciaram pela indústria têxtil e tiveram mais notoriedade em São Paulo, mas existiram em outras localidades. 
Alternativas
Q2287046 História

Sobre o Levante dos Malês, de 1835, analisar os itens abaixo: 


I. Foi uma rebelião realizada por quase metade da população africana que residia no Brasil, que conseguiu acesso às armas de fogo por meio de um acordo com grupos amigos.

II. Foi uma rebelião isolada, em um contexto de pouca agitação social na Bahia, que havia apaziguado os ânimos nos anos de 1830.

III. Foi uma rebelião principalmente de africanos de religião islâmica, o que por si só já se caracterizava como uma rebeldia, pois desde 1824 a constituição proibia a celebração de outras fés.

IV. Foi uma rebelião que teve como consequência uma grande perseguição aos africanos, em que a posse de objetos como amuletos e papéis escritos em árabe, por exemplo, gerava suspeita. 


Estão CORRETOS: 

Alternativas
Q2287047 História
Em relação aos diferentes momentos da Revolução Francesa, que ocorreu a partir de 1789, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
( ) A Constituição de 1791 propunha uma monarquia constitucional, com o direito ao voto sendo baseado em um sistema que dividia cidadãos ativos e cidadãos inativos. ( ) O ano de 1792 foi estabelecido como o Ano I do calendário revolucionário. ( ) A estabilidade da República francesa só veio após a tomada de poder por Napoleão, em 1799, perdurando durante todo seu governo, findado em 1815. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: A
5: B
6: C
7: B
8: C
9: A