Sobre o Levante dos Malês, de 1835, analisar os itens abaixo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2287046 História

Sobre o Levante dos Malês, de 1835, analisar os itens abaixo: 


I. Foi uma rebelião realizada por quase metade da população africana que residia no Brasil, que conseguiu acesso às armas de fogo por meio de um acordo com grupos amigos.

II. Foi uma rebelião isolada, em um contexto de pouca agitação social na Bahia, que havia apaziguado os ânimos nos anos de 1830.

III. Foi uma rebelião principalmente de africanos de religião islâmica, o que por si só já se caracterizava como uma rebeldia, pois desde 1824 a constituição proibia a celebração de outras fés.

IV. Foi uma rebelião que teve como consequência uma grande perseguição aos africanos, em que a posse de objetos como amuletos e papéis escritos em árabe, por exemplo, gerava suspeita. 


Estão CORRETOS: 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre a referida revolta julgamos as afirmativas.

I - Foi restrita a um grupo étnico conhecido como Malês que se concentrava na Bahia local do levante.
II - Poucos anos antes a Bahia já havia vivenciado movimentos violentos como a Revolta do Alfaiates de 1798, a guerra contra os portugueses em 1822 além de revoltas de escravizados de menor porte que a dos malês ocorridas anos antes.
III - A religião islâmica dos revoltosos foi um importante fator de aglutinação deste grupo e contribuiu para o tamanho e relevância do levante.
IV - Devido ao seu tamanho e amplitude e ao temor generalizado de ocorrer no Brasil um levante de proporções gerais como o do Haiti e repressão aos malês foi severa chegando a atingir até mesmo escravizados que não faziam parte do grupo revoltoso original.

GABARITO DO PROFESSOR: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

C?.

"Foi uma rebelião principalmente de africanos de religião islâmica, o que por si só já se caracterizava como uma rebeldia, pois desde 1824 a constituição proibia a celebração de outras fés."

O art. 5º da Constituição de 1824 preceituava que “a religião católica apostólica romana continuará a ser a religião do Império. Todas as outras religiões serão permitidas com seu culto doméstico ou particular, em casas para isso destinadas, sem forma alguma exterior de templo”

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo