Questões de Concurso Público Prefeitura de Jaguariaíva - PR 2023 para Dentista
Foram encontradas 40 questões
Diz que era uma velhinha que andava de lambreta.
Assinalar a alternativa na qual o substantivo no diminutivo também denota afetividade:
I. Em “[...] ordenou à velhinha que fosse em frente”, se o verbo sublinhado fosse substituído por “indicou”, seria necessário retirar o acento indicativo da crase. II. No trecho “Eu prometo à senhora que deixo passar”, o raciocínio que justifica o emprego do sinal indicativo da crase é o seguinte: “quem promete, promete a alguém” (“a” é preposição); “senhora” é uma palavra feminina (portanto, admite artigo feminino “a”). Então, ocorre a fusão de “a” preposição + “a” artigo definido feminino, por isso a presença da crase (“à”). III. Em “[...] não conto nada a ninguém”, caso “ninguém” fosse substituído por “professora”, além de haver mudança de sentido, seria necessário que “a” recebesse o acento indicativo da crase “à”.
Está(ão) CORRETO(S):
“Olha, vovó, eu sou fiscal de alfândega com quarenta anos de serviço.”
Eu canto _________ o instante existe e a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste: sou poeta. (Cecília Meireles)
I. Deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para o exercício de sua função. II. Usar de artifícios para dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material. III. Colaborar com instituições que atentem contra a moral, a honestidade ou a dignidade do ser humano.
Está(ão) CORRETO(S):
O ________ é uma tecnologia de autenticação biométrica do Windows 10 que permite aos usuários desbloquear seus dispositivos usando reconhecimento facial e impressão digital em vez de senhas tradicionais.
A autenticação de dois fatores é uma camada extra de proteção que solicita uma segunda verificação de identidade, dificultando o acesso a contas caso a senha principal seja vazada (1ª parte). Arquivos anexados a e-mails são, por padrão, seguros e imunes aos principais tipos de malwares (2ª parte).
A sentença está:
I. Estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público. II. Recusar fé aos documentos públicos. III. Criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si.
Está(ão) CORRETO(S):