Questões de Concurso Público Prefeitura de Paverama - RS 2023 para Professor Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Foram encontradas 13 questões
I. Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
II. Foco central na alfabetização, ao longo dos cinco primeiros anos.
III. Compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
Estão CORRETOS:
I. A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. II. A educação, dever da família e do Estado, é inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana.
São considerados aspectos-chave do funcionamento da escola cidadã:
I. A organização e o gerenciamento, bem como a construção de políticas e do currículo, estão baseadas em modelos fortemente participativos e democráticos de tomada de decisões.
II. São financeiramente autônomas e capazes de administrar seus recursos de acordo com as metas e as prioridades estabelecidas pelo conselho escolar.
III. A aprendizagem é estruturada de modo a eliminar a experiência do fracasso.
Estão CORRETOS:
( ) O sucesso do trabalho com a leitura nos Anos Iniciais depende dos conhecimentos já construídos pelos pequenos leitores — iniciantes, em processo ou fluentes — para responder às dificuldades que enfrentam ao se relacionar com os diversos aspectos discursivos e linguísticos mobilizados pelos textos. ( ) Aos 6–7 anos, as crianças estão se apropriando do sistema de escrita alfabética e, aos poucos, vão ampliando seu domínio das correspondências grafofonêmicas. Por isso, livros ilustrados com textos breves são indicados para a leitura autônoma. ( ) O grau de autonomia dos pequenos leitores não coloca limites claros para o tratamento que determinada obra pode receber. Portanto, recomenda-se que as obras complexas sejam lidas de forma autônoma, isto é, que a criança as leia sozinha.
( ) A avaliação deverá priorizar os aspectos quantitativos sobre os qualitativos, devendo ser contínua e cumulativa do desempenho do aluno. ( ) Deverá repetir a prática tradicional limitada a avaliar apenas os resultados finais traduzidos em notas ou conceitos. ( ) A avaliação deve ser tida como um momento necessário à construção de conhecimentos pelas crianças no processo de alfabetização. ( ) É indispensável a elaboração de instrumentos e procedimentos de observação, de acompanhamento contínuo, de registro e de reflexão permanente sobre o processo de ensino e de aprendizagem.
A superdotação envolve o desenvolvimento excepcional de habilidades cognitivas e práticas. É um fenômeno raro, ocorrendo em alguns poucos indivíduos e em apenas algumas classes sociais, visto que a superdotação emerge da interação entre o potencial inato e as experiências do educando (1ª parte). A superdotação encaixa-se em uma perspectiva desenvolvimental, em que os talentos emergem à medida que as diferentes habilidades (latentes ou manifestas) de uma pessoa são reconhecidas e apresentadas, de forma criativa, em situações em que o indivíduo se percebe motivado a desenvolver suas capacidades em altos níveis (2ª parte).
A sentença está:
( ) Ao brincar, as crianças são incluídas no processo de socialização e desenvolvem os aspectos cognitivo, afetivo, psicológico, motor, intelectual e social (atenção, memória, imitação e imaginação). ( ) O brincar é uma forma de comunicação. A criança, por meio das brincadeiras, aprende a reproduzir seu dia a dia criando imaginações e fantasias, possibilitando o processo de aprendizagem e ajudando na construção da autonomia, da criatividade e da reflexão. ( ) O brincar é o reflexo do mundo interior da criança. Através das brincadeiras, ela expressa suas emoções, expondo com naturalidade alegrias, tristezas, dúvidas, angústias e incertezas.
(1) Classificação. (2) Sequenciação. (3) Seriação.
( ) O ato de fazer suceder a cada elemento um outro, sem considerar a ordem linear entre eles, como na escolha ou apresentação dos números nos jogos loto, sena e bingo. ( ) Ato de separar em categorias de acordo com semelhanças ou diferenças, como no caso em que, dadas várias peças triangulares e quadriláteras, deve-se separá-las conforme o total de lados que possuem. ( ) Ato de ordenar uma sequência segundo um critério, como fila de alunos, do mais baixo ao mais alto. ( ) Um exemplo de atividade é quando cada criança recebe uma peça de dominó, que vai sendo colocada “em pé”, uma após a outra, deixando-se um pequeno espaço entre elas. Um aluno escolhido deve empurrar só a primeira peça, a qual derrubará todas as demais.
I. Para que a arte seja utilizada como uma ferramenta no desenvolvimento cognitivo, intelectual e emocional do aluno, o professor precisa ter sensibilidade e conhecimento de que a arte é extremamente necessária no cotidiano escolar. II. Arte não se ensina nem se aprende. Portanto, o papel do professor enquanto mediador entre a arte e a criança é de espectador. III. É essencial estimular a criatividade e a expressão artística dos estudantes de forma prazerosa e atrativa.
Estão CORRETOS:
I. Ganhar fluência e rapidez de leitura, ampliando a sacada do olhar para porções maiores de texto além de meras palavras. II. Compreender a natureza pictográfica na organização do nosso sistema de escrita. III. Dominar o processo de ortografização em sua completude até o segundo ano do Ensino Fundamental.
Está(ão) CORRETO(S):
I. Fundamentação nas ciências cognitivas. II. Centralidade do papel da escola na alfabetização. III. Ser instrumento de superação de vulnerabilidade social.
Estão CORRETOS: