Questões de Concurso Público Prefeitura de Paverama - RS 2023 para Professor – História
Foram encontradas 8 questões
I. Cumpra jornada de trabalho inferior a seis horas. II. Estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física. III. Tenha prole.
Está(ão) CORRETO(S):
I. Identificar potencialidades e dificuldades de aprendizagem e detectar problemas de ensino. II. Subsidiar decisões sobre a utilização de estratégias e abordagens de acordo com as necessidades dos alunos, criar condições de intervir de modo imediato e, a longo prazo, para sanar dificuldades e redirecionar o trabalho docente. III. Manter a família informada sobre o desempenho dos alunos.
Estão CORRETOS:
( ) Dá prioridade a uma perspectiva conceitual no processo de ensino-aprendizagem e gira em torno da fixação de fatos, acontecimentos, situações, dados e fenômenos concretos e singulares. ( ) Promove contextos de trabalho em que os alunos podem, a partir de uma proposição inicial, buscar informação, selecioná-la, compreendê-la e relacioná-la por meio de diferentes situações para convertê-la em conhecimento. ( ) Permite uma abordagem dos conteúdos de aprendizagem definidos pela escola a partir do diálogo que se estabelece entre os objetivos explicitados pelos alunos e a mediação do professor, que assegura sua correta sequenciação.
A pedagogia denominada de ______________, pedagogia esta marcada pela ideia de que a transformação virá pela emancipação das camadas populares, que se define pelo processo de conscientização cultural e política fora dos muros da escola. A pedagogia _______________ representada pelos antiautoritários e autogestionários e centrada na ideia de que a escola deve ser um instrumento de conscientização e organização política dos educandos.
Para se pensar o ensino de história, é fundamental considerar a utilização de uma única fonte teórica e documental, capaz de facilitar a compreensão das relações sociais e de favorecer a transmissão de um saber histórico próprio (1ª parte). O exercício do fazer história, de indagar, é marcado, inicialmente, pela constituição de um sujeito. Em seguida, amplia-se para o conhecimento de um outro, às vezes semelhante, muitas vezes diferente (2ª parte).
A sentença está: