Questões de Concurso Público Prefeitura de Piratininga - SP 2023 para Fonoaudiólogo
Foram encontradas 12 questões
I. A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.
II. As instituições privadas não poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde.
III. É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.
Está(ão) CORRETO(S):
( ) Caracteriza-se pela alteração de processos linguísticos de significação de origem articulatória e discursiva. ( ) Pode ser produzida por lesão focal adquirida no sistema nervoso central.
( ) Exercer a atividade profissional sem ser discriminado.
( ) Recusar-se a exercer a profissão quando as condições de trabalho não forem dignas, seguras e adequadas.
( ) Avaliar, solicitar e realizar exame, diagnóstico, tratamento e pesquisa; emitir declaração, parecer, atestado, laudo e relatório; exercer docência, responsabilidade técnica, assessoria, consultoria, coordenação, administração, gestão, orientação e fiscalização; realizar perícia, auditoria e demais procedimentos necessários ao exercício pleno da atividade, observando as práticas reconhecidas e as legislações vigentes.
( ) Utilizar tecnologias da informação e comunicação de acordo com a legislação vigente.
( ) Exercer o voluntariado de acordo com a legislação em vigor.
I. O fonoaudiólogo não trabalha com os pacientes intubados, inclusive porque, na maioria das vezes, eles estão sob sedação e/ou se apresentam com Glasgow abaixo de 9.
II. O atendimento fonoaudiológico só pode ser iniciado 96 horas após a extubação, a fim de evitar uma avaliação que não seja fidedigna em seus achados.
III. A presença da traqueostomia pode trazer consequências que influenciam na deglutição, dentre elas a redução da sensibilidade laríngea, quando utilizada por longo período.
Está(ão) CORRETO(S):
( ) Participa dos processos verbais tanto na compreensão quanto na expressão. ( ) Durante a compreensão de uma sentença, é utilizada para determinar as relações entre os constituintes da frase e para resolver possíveis ambiguidades.
( ) A técnica do espaguete proporciona o arredondamento labial, a elevação do palato mole e do dorso lingual, a amplificação faríngea e o abaixamento laríngeo pela contração do músculo esternotireóideo.
( ) Para realização do exercício da técnica do espaguete, o paciente deve inspirar a máxima quantidade de ar possível pela boca (como se estivesse realizando o ato de sugar algo, como um espaguete), tensionando a musculatura cervical. Durante este movimento, a boca deve permanecer arredondada e protruída.
( ) A repetição desse exercício, de 5 a 10 vezes, prepara o travo vocal para a demanda ressonantal.
I. A linguagem é o sistema simbólico usado para representar os significados em uma cultura, abrangendo seis componentes: fonologia (sons da língua), prosódia (entonação), sintaxe (organização das palavras na frase), morfologia (formação e classificação das palavras), semântica (vocabulário) e pragmática (uso da linguagem).
II. A linguagem significa trocar informações (receber e transmitir) de forma efetiva, enquanto que a fala referese à maneira de articular os sons na palavra, incluindo a produção vocal e a fluência. É o canal que viabiliza a expressão da linguagem e corresponde à sua realização motora.