Questões de Concurso Público Prefeitura de Sinimbu - RS 2023 para Psicopedagogo
Foram encontradas 16 questões
Oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.
A previsão acima citada é incumbência:
Os currículos da educação básica devem ser complementados em cada sistema de ensino, por uma parte diversificada, as quais devem ser consideradas como dois blocos distintos justapostos, devendo ser planejadas, executadas e avaliadas separadamente (1ª parte). Os currículos escolares relativos a todas as etapas e as modalidades da educação básica podem utilizar a BNCC de forma facultativa, e a participação das instituições escolares deve ser definida através de votação do conselho escolar (2ª parte).
A sentença está:
I. Nortear-se pelo regramento social, em que a comunicação é verticalizada, com grande ênfase nos resultados coletivos e não tanto nas relações interpessoais.
II. Ser capaz de mobilizar as pessoas para a utilização de recursos pedagógicos que facilitem o processo de ensino, proporcionando maior competividade e inovação tecnológica.
III. Ter um pensamento e uma atuação sistêmica que permitem integrar cada atividade no quebra-cabeça global e não se deixar navegar ao sabor dos interesses individuais ou das influências de grupos instituídos.
Está(ão) CORRETO(S):
Os conceitos presentes na imagem a seguir remetem a qual teórico?
A grande maioria dos professores afirma que a ____________ atual é positiva e eleva a qualidade de ensino, o que demonstra que a aceitação das TICs no meio escolar está crescendo e que, além de serem vistas como mídias tecnológicas, estão sendo vistas e usadas como ____________ aprovado tanto por alunos quanto por professores.
I. Uma atitude positiva, por parte dos pais e responsáveis, quanto ao comportamento agressivo da criança ou do adolescente.
II. Um estilo de paternidade que utiliza o poder e a violência para controlar a criança ou o adolescente.
III. Uma predisposição genética de algumas crianças ou adolescentes a serem arrogantes e maldosos, os chamados bullies.
Está(ão) CORRETO(S):
A _________ é um instrumento de fundamental importância no atendimento psicopedagógico, pois a partir dele será conhecido o histórico do desenvolvimento do indivíduo desde seu processo gestacional.
(1) Hipoassimilativa. (2) Hiperassimilativa. (3) Hipoacomodativa. (4) Hiperacomodativa.
( ) Apresenta dificuldades em estabelecer vínculos emocionais e cognitivos. Pode ser confundido com preguiçoso. Não explora muito os objetos, normalmente permanece em uma atividade.
( ) A criança é bastante tímida, quase não fala, não explora os objetos na mesa e costuma querer ficar em uma mesma atividade.
( ) A criança traz vários assuntos enquanto realiza a atividade, conversa, pergunta e questiona, mas não costuma ouvir porque já está formulando outra pergunta. Prende-se aos detalhes e não observa o todo.
( ) Tem dificuldade de criar, repete o que aprende sem questionar, sem investigar, é muito obediente e aceita tudo.