Questões de Concurso Público Prefeitura de Sinimbu - RS 2023 para Técnico Agrícola

Foram encontradas 9 questões

Q2302057 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

A topografia comporta duas divisões. Na ___________, são medidas as grandezas em um plano horizontal; em __________, são medidas as distâncias e os ângulos verticais.
Alternativas
Q2302063 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em conformidade com o Manual de adubação e de calagem para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, analisar a sentença abaixo:

O diagnóstico da fertilidade do solo é feito pelo enquadramento dos resultados das análises de solo e de tecido vegetal em amplitudes de valores (faixas), conforme a probabilidade de resposta das culturas (1ª parte). As faixas de disponibilidade de nutrientes são estabelecidas com base em resultados de pesquisa a campo, em que o rendimento relativo das culturas em diferentes solos, e por vários anos, é relacionado com os teores dos nutrientes no solo (ou nas plantas) (2ª parte). Entende-se por calibração de um método de análise a relação entre o teor no solo e o rendimento das culturas (3ª parte).

A sentença está:
Alternativas
Q2302068 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Também conhecida como varíola, varola ou “olho-depassarinho”, é uma das mais importantes doenças da videira. Causada pelo fungo Elsinoe ampelina (de Bary) Schear, é uma doença originária da Europa e ocorre em todas as regiões vitícolas do mundo. Além de causar perda de produção, pode comprometer seu desenvolvimento nos anos subsequentes. O fungo ataca todos os órgãos verdes da planta (folhas, gavinhas, ramos, inflorescências e frutos), sendo os tecidos mais jovens e tenros os mais suscetíveis. Nas folhas, formam-se, inicialmente, manchas circulares castanho-escuras e levemente deprimidas, que, posteriormente, necrosam. Nas bagas, a doença manifesta-se como manchas arredondadas, necróticas e isoladas. O tecido atacado torna-se mumificado, adquirindo coloração cinza-escura no centro e pardo-avermelhada nos bordos, dando origem ao que popularmente se chama de “olho-de-passarinho”. Esse é o conceito da doença conhecida por:
Alternativas
Q2302069 Engenharia Agronômica (Agronomia)
obre pastagens, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) No manejo das pastagens, o uso de fertilizantes geralmente é alto.
( ) O manejo inadequado e teores de nutrientes abaixo dos níveis críticos exigidos pelas espécies utilizadas fazem as plantas forrageiras definharem, e observa-se um sintoma de superficialização das raízes, dando um aspecto de compactação do solo. 
Alternativas
Q2302070 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os fertilizantes minerais são divididos em nitrogenados, fosfatados e potássicos. Considerando-se os teores mínimos de cada fertilizante, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Ureia. (2) Nitrato de Amônio. (3) Superfosfato Triplo. (4) Fosfato Monoamônico. (5) Cloreto de Potássio. (6) Sulfato de Potássio.

( ) 44% de P2O5 em água. ( ) 45% de N. ( ) 36% de P2O5 em água. ( ) 58% de K2O em água. ( ) 32% de N. ( ) 48% de K2O em água.
Alternativas
Q2302071 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em relação à produção de leite a pasto, analisar os itens abaixo:


I. Para se obter o manejo adequado das pastagens, torna-se necessário conhecer não apenas as características físicas, estruturais e anatômicas das espécies forrageiras, a quantidade de forragem oferecida aos animais e seu valor nutritivo, mas também a quantidade de forragem efetivamente consumida pelo animal e seu valor nutritivo.
II. No contexto econômico, é consensual que sistemas de produção à base de pastagens são os menos competitivos em termos de custos de produção, principalmente pelo baixo investimento em instalações e em equipamentos e pelos menores custos com mão de obra, insumos e alimentação, quando comparados aos sistemas intensivos convencionais.
Alternativas
Q2302072 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sobre as pragas da bananeira e seus prejuízos, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 

(1) Palleucothrips musae. (2) Cosmopolites sordidus. (3) Caligo illioneus. (4) Opogona sacchari.

( ) Causam danos direta e indiretamente: diretamente por abrir galerias nos rizomas e na parte inferior dos pseudocaules e danificar os tecidos internos e indiretamente por causar a queda por falta de resistência à ação dos ventos e pelo favorecimento na entrada de microrganismos patogênicos.
( ) Atacam as bananas ainda verdes, principalmente pelas extremidades, onde abrem galerias e destroem a polpa, causando seu apodrecimento.
( ) Suas picadas nas inflorescências para retirar a seiva, da qual se alimentam, tornam os frutos manchados, depreciando-os sobretudo para exportações e mercados mais exigentes.
( ) Destroem o limbo foliar a partir dos bordos, deixando apenas as nervuras centrais das folhas quando o ataque é intenso. Com isso, os cachos ficam severamente prejudicados e de tamanho menor.
Alternativas
Q2302073 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sobre as modalidades de poda, analisar os itens abaixo:

I. A poda de limpeza é importante porque é responsável pela manutenção do equilíbrio entre a parte vegetativa e a parte produtiva da planta. Com isso, é possível evitar diversos problemas que ocorrem quando as plantas apresentam produções desequilibradas.
II. Na poda de formação, não se busca a produção, e sim uma estrutura de ramos suficientemente fortes para resistir ao peso das colheitas sem se romper.
Alternativas
Q2302074 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As culturas olerícolas são altamente exigentes em nutrientes. Sob a forma e a quantidade adequadas, 14 nutrientes são reconhecidos como essenciais. A ausência de qualquer um deles na solução do solo torna-se um fator limitante no desenvolvimento e na produção. Sobre o assunto, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) O N costuma ser o segundo macronutriente quanto à quantidade extraída pelas culturas. A forma de sua absorção pela planta é principalmente o ânion nitrato, podendo também ser o cátion amônio.
( ) A aplicação de doses adequadas de K favorece a formação e a translocação de carboidratos e o uso eficiente da água pela planta. Já o excesso desequilibra a nutrição da planta, prejudicando a absorção e a utilização de outros nutrientes, como o Ca.
( ) O excesso de N pode promover o crescimento vegetativo exagerado, diminuir a suscetibilidade da planta a certas doenças fúngicas e bacterianas, facilitar a absorção de outros nutrientes e retardar a colheita.
( ) Algumas culturas, como as brássicas, retiram do solo quantidades mais substanciais de Mg do que de P, ilustrando a importância desse macronutriente classificado como secundário.
( ) A carência de Mo tem sido um fator limitante importantíssimo da produção de brássicas herbáceas, especialmente a couve-flor e o brócolis, manifestando-se como deformações típicas no limbo foliar.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: X
5: D
6: B
7: C
8: C
9: D