As culturas olerícolas são altamente exigentes em nutriente...
( ) O N costuma ser o segundo macronutriente quanto à quantidade extraída pelas culturas. A forma de sua absorção pela planta é principalmente o ânion nitrato, podendo também ser o cátion amônio.
( ) A aplicação de doses adequadas de K favorece a formação e a translocação de carboidratos e o uso eficiente da água pela planta. Já o excesso desequilibra a nutrição da planta, prejudicando a absorção e a utilização de outros nutrientes, como o Ca.
( ) O excesso de N pode promover o crescimento vegetativo exagerado, diminuir a suscetibilidade da planta a certas doenças fúngicas e bacterianas, facilitar a absorção de outros nutrientes e retardar a colheita.
( ) Algumas culturas, como as brássicas, retiram do solo quantidades mais substanciais de Mg do que de P, ilustrando a importância desse macronutriente classificado como secundário.
( ) A carência de Mo tem sido um fator limitante importantíssimo da produção de brássicas herbáceas, especialmente a couve-flor e o brócolis, manifestando-se como deformações típicas no limbo foliar.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
letra D
III (incorreta): O excesso de N pode promover o crescimento vegetativo exagerado, aumentar a suscetibilidade da planta a certas doenças fúngicas e bacterianas, diminuir absorção de outros nutrientes e retardar a colheita.
IV (incorreta): o Mg é um macronutriente secundário, assim a planta o requer menos do que o P que é um macronutriente primário.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo