Questões de Concurso Público Prefeitura de Maripá - PR 2024 para Médico Pediatra (Ambos)
Foram encontradas 29 questões
I. A identificação e a divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
II. A formulação de política de saúde destinada a promover a redução de riscos de doenças e de outros agravos, nos campos trabalhistas e previdenciários.
III. A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
Está CORRETO o que se afirma:
É direito do médico: Indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas ______ e respeitada a legislação vigente.

(Fonte: GIOVANELLA, L., et al.)
(1) Endocardite infecciosa.
(2) Osteomielite.
(3) Meningite.
( ) A vegetação consiste em uma massa de plaquetas, fibrina, microrganismos e escassas células inflamatórias.
( ) A variação hematogênica espontânea pode ocorrer em indivíduos saudáveis, enquanto a disseminação local afeta principalmente pacientes com comorbidades.
( ) O S. pneumoniae constitui a causa mais comum dessa doença em adultos com mais de 20 anos de idade.
I. Úlceras pépticas são as causas mais comuns de hemorragia digestiva baixa.
II. A diarreia é definida como aguda se durar menos de 2 semanas, persistente se durar entre 2 e 4 semanas e crônica se durar mais de 4 semanas.
III. Entre as causas da hiperbilirrubinemia indireta, estão distúrbios hemolíticos, eritropoiese ineficaz, produção aumentada de bilirrubina, fármacos e doenças hereditárias.
Está CORRETO o que se afirma:
A ________ é uma doença benigna que representa uma forma clínica específica da ceratose seborreica e é mais frequente em mulheres negras. As lesões são pequenas, elevadas, pretas ou marrom-escuras e assintomáticas, atingindo principalmente a face, o pescoço e o colo.
A queimadura de _____________divide-se em superficial, que apresenta bolha rósea, úmida e ________; e profunda, na qual a bolha é esbranquiçada, seca e ________.
__________ é um agente anticonvulsivante amplamente utilizado para epilepsia generalizada e atua por bloqueio de canais de sódio (antiarrítmico 1B). Em doses tóxicas, pode induzir aparecimento de nistagmo, diplopia, ataxia, fala arrastada, letargia ou estupor.
O refluxo gastresofágico (RGE) é definido como a passagem involuntária e intermitente do conteúdo gástrico em direção ao esôfago. O conteúdo gástrico pode variar, incluindo saliva, alimentos, secreções gástricas, pancreáticas ou biliares que passam para o estômago. Sobre as variadas causas do RGE, analisar os itens.
I. Destacam-se entre os fatores de risco: prematuridade, asfixia ao nascer, distúrbios neurológicos, atresia de esôfago, hérnia diafragmática, doenças pulmonares crônicas, atresia duodenal, gastrosquise.
II. O vômito é a apresentação clássica do refluxo, porém muitos episódios não resultam em êmese.
III. O RGE pode ocorrer como distúrbio primário em consequência de incompetência ou relaxamento intermitente do esfíncter esofágico posterior, podendo também ser manifestação de outra doença.
Está CORRETO o que se afirma:
A respeito de disfagia, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Disfagia é a percepção da dificuldade da passagem do bolo alimentar da boca ao estômago.
( ) Nos distúrbios que envolvem o esôfago, os pacientes percebem a obstrução abaixo da fúrcula, sendo provável que a lesão esteja localizada, especificamente, no esôfago superior, próximo a glote.
( ) A disfagia esofágica pode ter origem neurológica, infecciosa, miopática ou estrutural.