Questões de Concurso Público TJ-RS 2012 para Juiz
Foram encontradas 100 questões
I - O autor procura demonstrar a evolução da atitude humana frente às fotos, que progrediu de uma sisudez generalizada para a ampla exibição do sorriso sincero.
II - De acordo com o texto, avanços tecnológicos na área da odontologia e da fotografia contribuíram para mudanças na forma de os rostos aparecerem em fotos.
III - A configuração da família nuclear e o tempo de férias são apresentados pelo autor como não tendo uma longa história.
Quais são corretas?
I - Utilização de aspas em natural (linha 09)
II - Utilização de aspas em felicidade (linha 18)
III - Utilização de aspas em felizes (linha 23)
Quais deles correspondem à afirmação acima?
I - Deslocamento de apresentáveis (linha 07) para imediatamente antes de nossos dentes.
II - Substituição de ao (linha 20) por sobre o.
III - Substituição de a dita felicidade (linhas 33-34) por la, com ajuste da forma verbal anterior.
Quais delas mantêm o significado das frases correspondentes?
I - A expressão O mesmo (linha 09) faz referência às condições que a feitura de retratos pintados colocava para as pessoas retratadas.
II - As expressões De fato (linha 20) e Em suma (linha 24) cumprem a função de introduzir sínteses do que está anteriormente exposto.
III - No sétimo parágrafo, as expressões No primeiro (linha 20) e Nas fotos das férias (linha 22) estão, de certa forma, em paralelismo, na medida em que introduzem especificações da primeira afirmação do parágrafo.
Quais são corretas?
I - Com o sufixo presente na forma verbal banalizaram (linha 16), existe uma forma verbal da mes ma família de finitude (linha 32).
II - O radical presente em excessivas (linha 31) também está presente em excepcional.
III - Com o prefixo presente em incapaz (linha 32), podem-se formar palavras da mesma família do adjetivo apresentáveis (linha 07).
Quais são corretas?
I - Substituição do ponto e vírgula depois de “Sorria!” (linha 01) por ponto-final, com consequente ajuste de maiúscula na palavra seguinte
II - Inclusão de vírgula depois de De uma longa época (linha 26)
III - Apagamento da vírgula depois de dia a dia (linha 34)
Quais delas não acarretariam erro de pontuação?
I - A renúncia da prescrição, na solidariedade ativa, em relação a um dos credores, aproveita aos demais.
II - Qualquer pessoa, com exceção do incapaz, pode ser sujeito ativo de uma obrigação.
III - Na obrigação natural, o credor tem direito de exi gir o pagamento do saldo se o devedor pagou, es pontaneamente, parte da dívida.
Quais são corretas?
I - Se houver sub-rogação parcial, ou seja, o terceiro interessado pagar parte da dívida, o credor terá preferência ao sub-rogado na cobrança da dívida restante.
II - Restabelece-se a dívida que foi quitada por João, por meio de dação em pagamento de um imóvel a Pedro, se o bem dado em pagamento tiver de ser restituído a Antônio, que obteve sentença procedente em ação reivindicatória que promovera.
III - Na novação subjetiva por expromissão, o devedor é substituído na relação obrigacional sem o seu consentimento.
Quais são corretas?
I - Tratando-se de contrato de comodato de imóvel residencial, por prazo indeterminado, cabe ao comodante, pretendendo a restituição do bem, notificar o comodatário para devolvê-lo no prazo assinado. Não havendo a restituição, pode o comodante mover a competente ação de reintegração de posse.
II - Somente pessoas maiores e capazes podem ser mandatárias.
III - Tendo sido prestada fiança por fiador casado, sem participação de sua esposa, esta pode pedir apenas a ressalva de sua meação, em caso de execução da garantia, permanecendo válida a fiança quanto à metade disponível do fiador.
Quais são corretas?
I - A simples devolução indevida de cheque não caracteriza dano moral, como tampouco o caracteriza a apresentação antecipada de cheque pré- datado, desde que sem dolo do apresentante.
II - As pessoas jurídicas de direito público respondem objetivamente pelos atos danosos praticados por seus agentes. Isso vale tanto para os atos comissivos quanto para os atos omissivos destes agentes, segundo jurisprudência consolidada nos tribunais superiores. A única diferença é que, tratando- se de conduta omissiva, não haverá direito regressivo contra o agente.
III - Ressalvados outros casos previstos em lei especial, os empresários individuais e as empresas respondem independentemente de culpa pelos danos causados pelos produtos postos em circulação.
Quais são corretas?
I - Se duas ou mais pessoas possuírem coisa indivisa, poderá cada uma exercer sobre ela atos possessórios, contanto que não excluam os dos outros compossuidores.
II - A posse clandestina é injusta porque tem origem no abuso de confiança.
III - É possuidor indireto o proprietário de um imóvel adquirido com cláusula constituti.
Quais são corretas?
I - Na compra e venda de bem imóvel, a propriedade é transferida ao adquirente quando da lavratura da escritura pública pelo tabelião.
II - Se alguém, sem autorização do proprietário do imóvel, emprega materiais alheios em construção sobre terreno também alheio, o proprietário dos materiais não poderá exigir o preço respectivo do dono do terreno, se ele já houver pago a quem os empregou.
III - O dono do prédio inferior pode não receber as águas que fluem naturalmente do prédio superior, se o escoamento dessas águas lhe causar prejuízo.
Quais são corretas?