Questões de Concurso Público Prefeitura de Sertãozinho - SP 2021 para PEB II - Geografia

Foram encontradas 16 questões

Q1904518 Geografia
“Vivemos num mundo confuso e confusamente percebido. Haveria nisto um paradoxo pedindo uma explicação? De um lado, é abusivamente mencionado o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, das quais um dos frutos são os novos materiais artificiais que autorizam a precisão e a intencionalidade. De outro lado, há, também, referência obrigatória à aceleração contemporânea e todas as vertigens que cria, a começar pela própria velocidade. Todos esses, porém, são dados de um mundo físico fabricado pelo homem, cuja utilização, aliás, permite que o mundo se torne esse mundo confuso e confusamente percebido. Explicações mecanicistas são, todavia, insuficientes. E a maneira como, sobre essa base material, se produz a história humana que é a verdadeira responsável pela criação da torre de babel em que vive a nossa era globalizada.” (SANTOS, 2001).
A esse respeito, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q1904520 Geografia
O significado do conceito de “questão agrária” como originalmente interpretado pelos pensadores clássicos evoluiu nas últimas décadas. Hoje há um entendimento generalizado de que a “questão agrária” é uma área do conhecimento científico que procura estudar, de forma genérica ou em casos específicos, como cada sociedade organiza, ao longo de sua história, o uso, a posse e a propriedade da terra. Essas três condições possuem características diferentes, ainda que complementares.
A esse respeito, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1904521 Geografia
A importância de se estudar o relevo é amparada não somente pelo seu significado no condicionamento dos processos de organização geográfica das sociedades humanas (Ross 1999), mas também pelas contribuições que podem ser fornecidas a partir daí para o reconhecimento mais substantivo do espaço vivido (Suertegaray 2000) e para o ensino de geomorfologia. Não é possível ignorar as formas da superfície terrestre, independente do tamanho. Por mais modificadas e descaracterizadas que sejam em seus constituintes naturais e originais, é sobre elas que a humanidade está assentada e é também por meio delas e de suas transformações que se dão as diferentes funcionalizações do espaço. Com base no trecho acima e em seus conhecimentos sobre o tema, julgue as afirmações a seguir:
I.No Brasil, existem variadas formas e diferentes tamanhos do relevo na contínua e imensa superfície terrestre e os diferentes tamanhos de formas estão diretamente associados à cronologia e à gênese.
II.Jurandyr Ross (1992) propôs a metodologia de classificação do relevo em escalas de amplitude, tendo em vista as influências das forças endógenas e exógenas na “esculturação” da superfície terrestre.
III.A tradição positivista, tão presente nos meios de formação acadêmica e escolar, fez com que a compreensão do relevo nos estudos geográficos se restringisse à constatação da simples localização dos “acidentes geográficos” de um país ou região.
IV.Uma das primeiras classificações para o relevo brasileiro foi proposta pelo professor Aziz Ab`Saber. Para ele, o relevo do Brasil poderia ser classificado em grandes unidades de planaltos e planícies.
Estão CORRETAS apenas:
Alternativas
Q1904522 Geografia
Classificação mais recente do relevo brasileiro, baseada no levantamento realizado pelo Projeto Radambrasil e modernos estudos geomorfológicos. Destacam-se: planaltos (sedimentares e cristalinos) depressões e planícies. Essa classificação é de autoria de:
Alternativas
Q1904523 Geografia

Analise as afirmativas.


I - O Iêmen, um dos países mais pobres do mundo árabe, tem sido devastado por uma guerra civil que opõe duas potências do Oriente Médio: de um lado, estão as forças oficiais do governo de Abd-Rabbu Mansour Hadi, apoiadas por uma coalizão sunita liderada pela Arábia Saudita. Do outro, está a milícia rebelde huti, de xiitas, apoiada pelo Irã. Desde março de 2015, mais de 8,6 mil pessoas foram mortas e 49 mil ficaram feridas, muitas em ataques aéreos liderados pela coalizão árabe.

ISSO É EXPLICADO


II - Pelo avanço do Estado Islâmico que aproveitou o vácuo de representação por parte do governo e a revolta da sociedade civil conquistar território, proclamando seu ‘califado’ em 2014.

Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Q1904524 Geografia
Uma ex-república soviética está dividida entre a União Europeia e a Rússia, no qual, em novembro de 2013, o então presidente se recusou a assinar um acordo com a União Europeia, mas aceitou ajuda da Rússia. Milhares de pessoas foram às ruas para protestar e derrubaram este presidente. Moradores da fronteira alinhados com a Rússia se rebelaram, atribuindo ao acontecido um golpe de Estado. Neste contexto, a ex-república soviética é:
Alternativas
Q1904525 Geografia
No Brasil, as propostas de regionalização tiveram início na década de 1940 com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), e tinham como objetivo o levantamento de informações do território para fins de planejamento. A primeira proposta de regionalização elaborada pelo IBGE baseou-se nas características fisiográficas do território nacional. Nesta proposta de regionalização, o Brasil foi dividido em cinco regiões, são elas:
Alternativas
Q1904526 Geografia
A respeito da proposta de divisão do Brasil em “complexos regionais” ou “regiões geoeconômicas”, de Pedro Pinchas Geiger, proposta no final da década de 1960, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1904527 Geografia
Desde a segunda metade do século XX, a transição demográfica é um dos fenômenos estruturais mais importantes que tem marcado a economia e a sociedade brasileira. Trata-se de um fenômeno caracterizado pela sua universalidade, mas fortemente condicionado pelas condições históricas em que se realiza nos diferentes países. A respeito do processo de transição demográfica no Brasil, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q1904529 Geografia
No Brasil, o arcabouço conceitual/normativo de interpretação da realidade agrária modificou-se significativamente nas últimas décadas. Esse processo, esteve ligado a questões políticas que envolveram desde o golpe militar de 1964, às lutas em torno da reforma agrária na década de 1980, à construção do texto da Constituição Federal de 1988, à consequente regulamentação dos seus dispositivos constitucionais referentes à reforma agrária e a outras reivindicações decorrentes da conformação político-econômica mais recente. É CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1904530 Geografia
Sociedade da informação, mundo globalizado e avanço tecnológico, ou sociedade dos “infoexcluídos”, alienação global e desumanização tecnológica? Dicotomia representativa de uma sociedade capitalista que visa, prioritariamente, os aspectos econômicos em detrimento dos aspectos sociais. A consequência dessa cisão arbitrária, se por um lado contribui para a aceleração das mudanças culturais e da transformação social, por outro serve para aumentar o número de excluídos. O texto acima fazer referência a “sociedade em rede” (Castells). Neste sentido, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1904535 Geografia
As grandes estruturas geológicas sofrem influência dos agentes do relevo, que podem atuar tanto internamente quanto externamente. Assim sendo, podemos caracterizar o intemperismo como sendo:
Alternativas
Q1904536 Geografia
Analise as afirmativas.
I.Desde o seu surgimento como ciência moderna, a Geografia enfrenta problemas epistemológicos e conceituais. É o caso da definição do seu objeto de estudo: o espaço geográfico.
II.Com os avanços dos últimos anos, não há mais nenhuma discordância teórica a esse respeito do espaço geográfico.
III. O espaço geográfico é o contínuo resultado das relações socioespaciais.
IV.Tais relações socioespaciais são econômicas, políticas e simbólico-culturais.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas: 
Alternativas
Q1904537 Geografia
Marque a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna do texto abaixo:
A Geografia Humanista e Cultural promoveu um processo de revalorização do conceito de paisagem, bem como da região, enquanto o espaço adquire a ideia de Espaço Vivido, ou seja, representado pela subjetividade das experiências individuais. Um importante expoente da Geografia Cultural é o geógrafo _____________, o qual analisa que os novos enfoques da Geografia, segundo a lógica fenomenológica, buscam compreender o espaço como “palco” onde as representações se desenrolam. Assim, existe uma relação estreita entre a intriga apresentada e o cenário onde acontece. Frisando, assim, que as relações sociais estão intrínsecas à constituição do espaço.
Alternativas
Q1904553 Geografia
Sobre o desenvolvimento sustentável, analise as afirmativas abaixo.
I- O desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.
II- O desenvolvimento sustentável sugere, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
III- A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
IV- O desenvolvimento econômico é vital para os países mais ricos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Alternativas
Q1904555 Geografia
 O Brasil é banhado pelo oceano:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: C
5: B
6: D
7: D
8: B
9: C
10: D
11: A
12: A
13: D
14: A
15: A
16: B