Questões de Concurso Público Prefeitura de Tatuí - SP 2019 para Médico Ginecologista
Foram encontradas 15 questões
Mulher,
65 anos, diabética, hipertensa de longa data, em tratamento com
hidroclorotiazida 25mg pela manhã:
−
Queixou-se de dispneia aos esforços, com início há três meses.
−
Dormia com dois travesseiros e negou dispneia paroxística noturna.
−
Referiu edema vespertino de membros inferiores e negou dor torácica.
− Ao
exame físico, pressa o arterial 150x90mmHg, frequência cardíaca 80bpm.
−
Estase jugular a 45°.
−
Ausculta pulmonar com murmúrio vesicular positivo com raros estertores
crepitantes em bases.
−
Bulhas rítmicas, normofonéticas e sem sopros.
−
Abdome sem alterações.
−
Edema de membros inferiores 1+/4+.
− O
eletrocardiograma mostrou ritmo sinusal, padra o de sobrecarga ventricular
esquerda.
− O
ecocardiograma mostrou fração de ejeção do ventrículo esquerdo 52% e o BNP
480pg/mL.
L.S , idade 16 anos, procura o Pronto-Socorro com história de febre, tosse e dor em hemitórax direito há 4 dias. No momento do exame se encontrava febril 38,6Cº, taquicárdico e taquipneico com broncofonia e pectoriloquia afônica e frêmito toracovocal aumentado. O diagnóstico para o caso baseado nos dados semiológicos é:
Qual é o local extrapulmonar mais frequentemente acometido na tuberculose:
A prescrição dietética e alguns medicamentos são importantes medidas para prevenção e controle da litíase urinária de várias causas. Todas as opções abaixo são importantes em pacientes com litíase urinária, EXCETO:
A nefrolitíase por ácido úrico vem aumentando em frequência nos últimos anos, principalmente em pacientes obesos, portadores de síndrome metabólica e diabéticos. Nesses pacientes a anormalidade metabólica mais comumente observada é:
Mulher de 35 anos procura endocrinologista para avaliação tireoidiana, pois se queixa de queda de cabelo e indisposição; nega familiares com tireoidopatias. Ao exame tireoide indolor, consistência firme e sem nódulos palpáveis. Exames complementares: TSH 1,2 (VN 0,4 a 4,2), T4 livre normal, anti TPO 345 (VN até 09) e USG tireoide mostrou parênquima heterogêneo com 1 nódulo no lobo direito medindo 1,6 x 0,8x 1,0 cm, sólido, hipoecogênico e com vascularização periférica pelo doppler. Qual a conduta recomendada para essa paciente:
Sobre o tratamento da Osteoporose, marque a alternativa correta: