Questões de Concurso Público UFRJ 2013 para Técnico em Enfermagem, Geral

Foram encontradas 10 questões

Q696917 Português
O trecho a seguir é parte de texto publicado no Portal da Saúde do SUS. Leia-o atentamente e responda a questão proposta:

“DIREITOS DOS USUÁRIOS DA SAÚDE”
Elaborada pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e Comissão Intergestora Tripartite, a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde se baseia nos seis princípios básicos de cidadania. (…)
De acordo com o primeiro princípio da carta, todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado ao sistema de saúde. Assim, fica garantido aos usuários a facilidade de acesso aos postos de saúde, especialmente aos portadores de deficiência, gestantes e idosos.
O segundo e terceiro princípios do documento esclarecem ao cidadão sobre o direito a um tratamento adequado para seu problema de saúde. Também faz referência à necessidade de um atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação (preconceito de raça, cor, idade ou orientação sexual, estado de saúde ou nível social). (…)”.
Sobre os trechos sublinhados é correto afirmar que:
Alternativas
Q696918 Português
O texto adiante é uma adaptação de parte de notícia publicada, em 10 de maio de 2013, no portal eletrônico do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Depois de lê-lo, responda a questão proposta:

Inaugurado Centro de Pesquisa em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina
No dia 10 de maio de 2013, às 11h, durante a realização das atividades alusivas à 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, o Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, o Centro de Ciências da Saúde e a Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, brindaram a Enfermagem Brasileira com a inauguração do Centro de Pesquisa e Tecnologia de Cuidado em Enfermagem e Saúde (Cepetec).
Considerando as normas gramaticais vigentes quanto ao emprego dos sinais de pontuação, podemos considerar que o uso da vírgula em seguida ao termo Santa Catarina, sublinhado no texto: 
Alternativas
Q696919 Português
O texto adiante é reprodução do parágrafo inicial da Introdução do BALANÇO DE ATIVIDADES do primeiro ano de funcionamento da COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE, criada pela Lei Federal Nº 12528/2011.
“A partir de sua instalação em 16 de maio de 2012, a Comissão Nacional da Verdade definiu três formas básicas de atuação para o desempenho de seu mandato e para atender as expectativas dos sobreviventes e familiares dos mortos e desaparecidos e da sociedade brasileira. A primeira linha definida foi a pesquisa necessária para esclarecer os fatos e as circunstâncias dos casos de graves violações de direitos humanos ocorridas durante o período de 1946 a 1988 e promover o esclarecimento circunstanciado dos casos de torturas, mortes, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáveres e sua autoria, ainda que ocorridos no exterior, com especial atenção aos fatos decorrentes do regime instalado pelo Golpe de Estado de 1964.”
Assinale qual das alternativas adiante relaciona, EXCLUSIVAMENTE, características exigidas para a redação oficial, todas presentes no texto da questão:
Alternativas
Q696920 Português
Leia os textos 1, 2 e 3, a seguir, e responda a questão proposta.
TEXTO 1
Delegado do Rio de Janeiro defende fim da guerra às drogas e do proibicionismo
Orlando Zaccone é delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro (...). Negando todos os estereótipos que o cercam, os quais abomina, ele é a favor da legalização das drogas e defende que o papel do delegado dentro do marco democrático é o de garantir a liberdade e não o de prender, o que chama de marco autoritário. (...) defende que a guerra contra as drogas mata mais do que a própria droga.
Trecho adaptado da entrevista “Uma guerra injusta
produzida pelo Estado brasileiro”, concedida por Orlando
Zaccone à jornalista Viviane Tavares e publicada no Jornal
Brasil de Fato, de 09 a 15 de maio de 2013.

TEXTO 2
“(...) o eixo da construção de um Estado de direito efetivo no país exige o tratamento da questão da segurança pública nos espaços populares e sua identificação como um direito social fundamental. Portanto, é imperioso reconhecer que há uma falta de consonância entre o reconhecimento e a oferta de um leque de direitos dos moradores de favelas e uma política de segurança pública que garanta a condição cidadã dessas populações.”.
Eliana Sousa Silva. Testemunhos da Maré, 2012.

TEXTO 3
“(...) nós somos marginais / não temos saúde / temos corpo frágil e inseguro / todo marcado pela dor de ser / nós fomos abandonados / nós crescemos na dúvida que somos e testamos cada maneira de existir / (...) / nós somos livres / vivemos dentro de nossa realidade / – uma realidade inventada / nós nos alimentamos da noite / porque enxergamos melhor no escuro / nós somos confusos / como uma manhã de neblina / (...) / ainda não descobrimos o nosso lugar / somos sempre estrangeiros / às vezes não cabemos nem em nós mesmos / nós não rimamos / porque não temos par / viemos avulsos / (...).”.
Maria Isabel Iório. Fragmentos do poema Sem Título. Em Nuvem Opaca, 2012. 
Depois de cotejar os três textos apresentados, assinale qual das alternativas adiante expressa a  relação coerente entre eles:
Alternativas
Q696921 Português
Leia o trecho abaixo, que reproduz o item 1 das Diretrizes Gerais do Plano Diretor UFRJ 2020 (PD UFRJ-2020), aprovado pelo Conselho Universitário da instituição em 05 de novembro de 2009, e responda a questão proposta:
“1. O PD UFRJ-2020 é expressão e projeção, no tempo e no espaço, de uma vontade coletiva, democraticamente construída, de fazer (1) da UFRJ uma universidade contemporânea de seu próprio tempo, consciente dos desafios que lhe são lançados pelo desenvolvimento científico e tecnológico, assim como por uma sociedade que traz (2) as marcas tanto da condição periférica à globalização, quanto de perversas e inaceitáveis desigualdades e injustiças. Não queremos (3) apenas uma universidade de qualidade e democrática, nem apenas que ela seja aberta a setores mais amplos de nossa juventude; queremos também uma universidade engajada na construção de um projeto de país que contemple a autonomia científico-técnica, a justiça social e a responsabilidade ambiental.”
Assinale qual das alternativas adiante apresenta corretamente a flexão das formas verbais sublinhadas e numeradas:
Alternativas
Q696922 Português
A partir da leitura e análise dos textos 1 e 2, a seguir, responda a questão proposta:

TEXTO 1
“Lugar sertão se divulga: é onde os pastos carecem de fechos [...] O gerais corre em volta. Esses gerais são sem tamanho. Enfim, cada um o que quer aprova, o senhor sabe: pão ou pães, é questão de opiniães... O sertão está em toda parte.”
Guimarães Rosa, Grande sertão: veredas

TEXTO 2
“Prepare o seu coração / Prás coisas / Que eu vou contar / Eu venho lá do sertão / Eu venho lá do sertão / Eu venho lá do sertão / E posso não lhe agradar... / Aprendi a dizer não / Ver a morte sem chorar / E a morte, o destino, tudo / A morte e o destino, tudo / Estava fora do lugar / Eu vivo prá consertar... / (...) / Mas o mundo foi rodando / Nas patas do meu cavalo / E nos sonhos / Que fui sonhando / As visões se clareando / As visões se clareando / Até que um dia acordei... / Então não pude seguir / Valente em lugar tenente / E dono de gado e gente / Porque gado a gente marca / Tange, ferra, engorda e mata / Mas com gente é diferente... / Se você não concordar / Não posso me desculpar / Não canto prá enganar / Vou pegar minha viola / Vou deixar você de lado / Vou cantar noutro lugar/ (...)”
Geraldo Vandré, Disparada.
Nos fragmentos apresentados, Guimarães Rosa e Geraldo Vandré mostram, belamente, dimensões profundas do homem, da vida e de nossa sociedade, a partir da perspectiva do Sertão. Assinale, dentre as alternativas adiante, aquela em que as citações de um texto (1) e de outro (2) guardam semelhança de sentido entre si. 
Alternativas
Q696923 Português
Leia atentamente os textos 1 e 2, a seguir, e responda a questão proposta.
TEXTO 1
“No Brasil, há uma certa expansão do Judiciário, mas gostaria de registrar que uma democracia precisa de política, política de qualidade. De modo que ninguém deve achar que o Judiciário vai ser o instrumento ideal de realização do governo das maiorias. Não é assim em parte alguma do mundo e não deverá ser no Brasil (...).”
“Penso que a regra geral em uma democracia deve ser a de que decisão política deve tomar quem tem voto (...).”
Trechos de conferência proferida, em Salvador, pelo advogado Luis Roberto Barroso, recentemente indicado pela Presidente Dilma Rousseff para assumir a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

TEXTO 2
“De tanto levar frechada do teu olhar / Meu peito até parece sabe o quê? / Táubua de tiro ao Álvaro / Não tem mais onde furar / Teu olhar mata mais do que bala de carabina / Que veneno e estriquinina / que peixeira de baiano / Teu olhar mata mais que atropelamento de automóver / Mata mais que bala de revórver”
Adoniran Barbosa. Tiro ao Álvaro.
Sobre os textos apresentados, quanto à adequação vocabular, é correto afirmar que:
Alternativas
Q696924 Português
O texto adiante é um fragmento do romance autobiográfico Infância, de Graciliano Ramos, publicado em 1945. Leia-o e responda a questão proposta.

“Poder ser alguém em uma sociedade, para muitas pessoas sempre esteve ligado ao fato de ter conhecimento da letra, ser letrado. O pai tinha consciência da importância do poder que tinha a escrita, pois, em sua concepção, um homem letrado era um homem ‘sabido’ que possuía armas terríveis, as letras. No entanto, o sujeito aprende a ler, mas não adquire, muitas vezes, a capacidade de fazer uso da escrita. Como aconteceu com o menino: Certamente meu pai usara um horrível embuste naquela maldita manhã, inculcando-me a excelência do papel impresso. Eu não lia direito, mas, arfando penosamente, conseguia mastigar os conceitos sisudos: ‘A preguiça é a chave da pobreza – Quem não ouve conselhos raras vezes acerta – Fala pouco e bem: ter-te-ão por alguém.” Esse Terteão para mim era um homem, e não pude saber que fazia ele na página final da carta. As outras folhas se desprendiam, restavam-me as linhas em negrita, resumo da ciência anunciada por meu pai.
- Mocinha, quem é Terteão?
Mocinha estranhou a pergunta. Não havia pensado que Terteão fosse homem. Talvez fosse. “Fala pouco e bem: ter-te-ão por alguém”.
- Mocinha, que quer dizer isso?
Mocinha confessou honestamente que não conhecia Terteão. E eu fiquei triste, remoendo a promessa de meu pai, aguardando novas decepções.”
Relativamente às formas e à colocação de pronomes, podemos afirmar corretamente que:
Alternativas
Q696925 Português
Conforme destacado no Manual de Redação da Presidência da República, “Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.”.
Dentre as alternativas adiante, assinale aquela que está em DESACORDO com as normas e orientações vigentes para a redação de textos oficiais. 
Alternativas
Q696926 Português
O trecho abaixo foi adaptado – sem as marcações de crase – de parte da entrevista concedida ao Jornal da UFRJ, em outubro de 2005, pelo Professor Nelson Souza e Silva, Titular de Cardiologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ. Na entrevista, o professor analisa o impacto das novas tecnologias na Saúde e avalia que a prática e o ensino médicos são reféns do poder do complexo médico-industrial. Leia-o, atentamente, e responda a questão proposta.

Os planos de saúde acabaram entrando como incentivo a (1) indústria de novas tecnologias e contra eles mesmos. Gastam demais com o uso excessivo de tecnologia – que não ajuda a (2) população – e sequer se programaram para isso. Também não vão poder aumentar os seus preços, porque a (3) população não vai aguentar pagar. Quem gerou esses custos? Foi a (4) própria propaganda enganosa deles mesmos. Oferecem hotelaria e acesso a (5) equipamentos de alta tecnologia. Só que isso é caríssimo. Cresceram com muito menos planejamento que o SUS. O resultado disso já está acontecendo, o que vai acabar estourando o sistema de saúde privado.
Marque a alternativa em que ocorre, em todos os casos, o emprego correto da crase:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: A
5: C
6: D
7: E
8: B
9: C
10: D