Questões de Concurso Público UFRJ 2016 para Médico - Hemoterapia
Foram encontradas 30 questões
Em relação à seleção de doadores de sangue, assinale a alternativa correta.
Um doador de sangue comparece pela segunda vez com intervalo de 12 meses ao serviço de Hemoterapia e seu resultado para HTLV I/II aparece reativo. Na oportunidade, informa ter feito uma doação há seis meses, em outro local. Assinale a alternativa que apresenta a conduta correta a ser adotada.
Entre os componentes plasmáticos obtidos a partir de sangue total, há o crioprecipitado. Assinale a afirmativa correta sobre esse hemocomponente.
Em relação ao gene Se (Secretor), assinale a alternativa correta.
Rotineiramente, considera-se obrigatória, para transfusões em paciente não aloimunizados, a tipagem para ABO e D. Porém, em condições clínicas especiais, como hemoglobinopatias hereditárias, muitos serviços consideram utilizar hemácias fenotipicamente compatíveis. Frente a escasso recurso financeiro, assinale a alternativa que contém os antígenos a serem selecionados, com o objetivo de profilaxia da aloimunização.
Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos objetivos dos testes de pesquisa de anticorpos irregulares (PAI) descritos a seguir.
Uma mulher de 49 anos, Gesta III, Para II, um aborto, interna para cirurgia oncológica. Nos testes pré-transfusionais, aparece como do grupo A Rh D+, PAI positivo. Observe o painel de identificação de anticorpos e assinale a alternativa que apresenta o sangue para testes de compatibilidade, entre as opções disponíveis.
Observe o fluxograma a seguir e assinale a opção que apresenta a decisão para A, B, C e D, considerando um paciente de 60 anos, em pré-operatório de cirurgia eletiva.
*Considere diagnóstico de anemia baseado na definição da OMS.
Em relação ao sistema Kidd de grupos sanguíneos, assinale a alternativa correta.
Considerando o conhecimento em imuno-hematologia, assinale o próximo passo a ser adotado se um anticorpo clinicamente significante é detectado em qualquer estágio durante uma gravidez.
Assinale a alternativa que apresenta situação em que uma transfusão de concentrado de plaquetas NÃO estará indicada.
Um paciente de 40 anos, portador de hemofilia A, interna para cirurgia do sistema nervoso central. Assinale a alternativa que contém o nível mínimo de fator VIII recomendado para o pré-operatório imediato.
Ocasionalmente, uma transfusão de concentrado de hemácias pode ser necessária quando nenhuma unidade de concentrado de hemácia é sorologicamente compatível e disponível. Essa situação, mais frequentemente ocorre em pacientes:
As indicações para uso de plasma apresentam diferentes níveis de evidência científica nas mais diversas situações clínicas, emergenciais e cirúrgicas. Diferentes condições e comorbidades pressupõem avaliação clínica e laboratorial do candidato à transfusão como auxiliares à indicação deste hemocomponente. Dentre as situações a seguir, assinale a melhor indicação para transfusão de plasma.
As características especiais da população pediátrica, como volume sanguíneo, sistema imunológico, diferentes respostas à hipovolemia e à hipoxemia, parâmetros laboratoriais, entre outras, exigem da prática transfusional neste grupo um suporte hemoterápico especializado. Das situações colocadas a seguir, assinale a única INCORRETA.
Assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada diante de sangramento obstétrico grave e inesperado durante uma cesariana, em uma paciente de 30 anos.
Em pacientes agressivamente transfundidos, é imperioso identificar fatores contribuintes para o sangramento e promover a hemostasia. Dentre as alternativas a seguir, assinale a afirmação que melhor define o termo “transfusão maciça”, em adultos.
Uma criança do sexo feminino, com 2 anos de idade, pesando 12 kg e portadora de doença falciforme diagnosticada no período neonatal deu entrada na emergência pediátrica de um hospital geral com história de dispneia e palidez súbita há 1 hora. A genitora relatou quadro semelhante há 6 meses, quando a menor recebeu a primeira hemotransfusão de sua vida, tendo tido alta após 72 horas de internação. No atendimento atual, após a realização do exame físico (consciente, FR = 40 irpm, FC = 120 bpm, temperatura 37,8ºC , baço a 10 cm abaixo do RCE) e avaliação laboratorial (Hb = 3g/dL, Ht = 10%, SatO2 = 92%), o pediatra solicitou dois concentrados de hemácias (CH), iniciou hidratação venosa e colocou a criança em oxigenoterapia. Diante deste quadro, assinale a melhor orientação a ser dada pelo médico hemoterapeuta ao plantonista da agência transfusional, que recebeu a solicitação dos dois CH.
De acordo com o Marco Conceitual e Operacional de Hemovigilâcia, ANVISA 2015, define-se hemovigilância como “um conjunto de procedimentos de vigilância que abrange todo o ciclo do sangue, com o objetivo de obter e disponibilizar informações sobre os eventos adversos ocorridos nas suas diferentes etapas, para prevenir seu aparecimento ou recorrência, melhorar a qualidade dos processos e produtos e aumentar a segurança do doador e receptor”. No que diz respeito à hemovilância, assinale a afirmativa correta.
Quanto à gestão de estoque de hemocomponentes, o conceito de “patient blood management - PBM”, pode ser definido como uma abordagem multidisciplinar, baseada em evidências, visando o uso racional do sangue. Dentre alternativas relacionadas a seguir, assinale a que NÃO é elemento do PBM.