Questões de Concurso Público Prefeitura de Bauru - SP 2025 para Especialista em Saúde - Médico Infectologista

Foram encontradas 40 questões

Q3259484 Medicina
Assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q3259485 Medicina
Assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q3259486 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q3259487 Medicina
Assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q3259488 Medicina
Assinale a alternativa INCORRETA: Com relação a supressão da replicação viral que reduz os riscos de transmissão:
Alternativas
Q3259489 Medicina

Relacione a classe dos Antirretrovirais com as descrições que se encaixam em cada classe e assinale a alternativa CORRETA:



1- Inibidores de protease.


2- Inibidores de entrada.


3- Inibidores da integrase.



a- Os esquemas contendo IP +Ritonavir, aumentam os níveis basais destes IPs levando ao aumento na barreira genética para resistência aos ARV – antirretrovirais.


b- Nesta classe, os inibidores impedem a inserção covalente, ou integração do provírus no genoma da célula do hospedeiro. Exemplos de medicamentos disponíveis desta classe são o Dolutegravir e Raltegravir.


c- Os inibidores desta classe evitam que o vírus penetre nas células do hospedeiro.

Alternativas
Q3259490 Medicina
Assinale a alternativa INCORRETA: Com relação aos efeitos adversos dos ARV – antirretrovirais:
Alternativas
Q3259491 Medicina
A seguir, a interpretação dos resultados sorológicos para determinar a condição de cada indivíduo em relação à Hepatite B. Assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3259492 Medicina
Ainda com relação à Hepatite B e a indicação de tratamento, assinale a INCORRETA
Alternativas
Q3259493 Medicina
Assinale alternativa CORRETA. Sobre a Hepatite C:  
Alternativas
Q3259494 Medicina
Homem, 47 anos, residente no interior de São Paulo, em zona rural, apresentava história de tosse com expectoração purulenta que tinha se intensificado há quatro meses. Queixava-se também de febre não aferida e astenia, além de perda ponderal não quantificada. Tinha sido tratado para pneumonia em sua cidade de origem com antibioticoterapia inespecífica, porém sem resultados. Hipertenso em tratamento com losartan 50 mg/dia; negou tabagismo e etilismo. Ao exame físico, encontrava-se em regular estado geral, e a ausculta pulmonar revelava presença de estertores crepitantes, principalmente em terço superior e posterior do hemitórax direito. A TC de tórax, mostrava consolidação nos segmentos anterior e posterior do lobo superior direito com broncogramas aéreos e cavitação de permeio. Foi submetido a broncoscopia diagnóstica, a qual demonstrou secreção purulenta em árvore traqueobrônquica, assim como presença de lesão vegetante de superfície irregular e de coloração amarelada obstruindo o lúmen do brônquio do lobo inferior esquerdo no segmento superior. Biópsias dessa lesão vegetante e biópsia transbrônquica no segmento posterior do brônquio do lobo superior direito demonstraram presença de hifas septadas com ramificação dicotômica de 45°, características de Aspergillus sp. Pesquisas diretas e culturas para bacilos álcool-ácido resistentes e fungos do lavado e escovado brônquicos foram negativas, bem como a pesquisa de células neoplásicas.
Diante do quadro, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3259495 Medicina
Assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q3259496 Medicina

Paciente de 23 anos, masculino, HSH, trabalha como mototaxista. Nega patologias de base e uso de medicamentos. Relata uso esporádico de maconha, tabagista e etilista social. Nega ISTs prévias.


Procurou CTA com interesse em iniciar PrEP.


No momento, não tem relacionamento estável e relata uso irregular de preservativo.


Sobre a PrEP (Profilaxia Pré-exposição), assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q3259497 Medicina
Sobre a Infecção por Chlamydia trachomatis: juntamente com a Neisseria gonorrhoeae, são os principais agentes infecciosos da cervicite; normalmente são assintomáticas, porém, nos casos graves, podem levar a DIP – doença inflamatória pélvica além de infertilidade. Já para os indivíduos do sexo masculino, a maioria apresenta-se sintomáticos. Assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3259498 Medicina
Todas as pessoas com indicação de tratamento com imunobiológicos e/ou imunossupressores ou em fase pré-transplante, devem realizar investigação de Tuberculose ativa e ILTB.
Devem realizar Rx tórax, Prova Tuberculínica ou o Teste de liberação de Interferon-gamma (IGRA).
Assinale a INCORRETA:
Alternativas
Q3259499 Medicina
Para PVHA, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3259500 Medicina
Assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q3259501 Medicina

PVHA, feminino, 52 anos, diabética, em uso irregular de TARV (Dolutegravir 50 mg e Tenofovir+Lamivudina 300 mg+300 mg), CV = 138.000 (5,14 log), CD4 = 78.


Relata que há 3 semanas iniciou quadro de tosse produtiva, mais vespertina, febre não medida, anorexia, náuseas e queda no estado geral. Também com lesões de pele tipo “rash” e algumas eritematosas/descamativas, disseminadas. Negou queixas outras relacionadas ao SNC, TGI e TGU.


Tem HMG com HB/HT 11,2/34, 2050 leucócitos e 98.000 plaquetas, TGO/TGP 186/199, GGT 340, FA 123. DHL 2188.


Tomografia de tórax: Múltiplos nódulos difusos nos pulmões de até 15 mm, derrame pleural bilateral, ausência de adenomegalias no mediastino.


Liquor cefalorraquidiano: VDRL, bacterioscopia e pesquisa de Cryptococcus negativos.


Aspirado de Medula: negativo para Leishmania e Histoplasma.


Anatomopatológico da lesão de pele: processo inflamatório granulomatoso com histiócitos multivacuolados repletos de estruturas esféricas positivas à coloração pela prata‐metenamina, compatíveis com a infecção em questão. Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q3259502 Medicina
Paciente chega ao PS com queixa de dispneia progressiva, de aparecimento há 01 semana. Durante a anamnese, relata quadro de tosse há 4 semanas associada a febre e emagrecimento. História prévia de Tuberculose pulmonar tratada corretamente há 5 anos. Em relação ao paciente, o diagnóstico deve ser feito da seguinte forma (levando em consideração que o paciente é bacilífero):
Alternativas
Q3259503 Medicina
Alguns medicamentos do esquema básico do tratamento de tuberculose (RHZE) apresentam hepatotoxicidade, sendo fundamental o ajuste da dose de acordo com o peso do paciente no momento da introdução do esquema. Alguns pacientes podem evoluir com alterações relacionadas a hepatotoxicidade das medicações, nesses casos a conduta CORRETA é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: D
5: D
6: C
7: A
8: B
9: D
10: C
11: A
12: C
13: D
14: B
15: C
16: A
17: C
18: B
19: B
20: C