Questões de Concurso Público Prefeitura de Betim - MG 2015 para Professor PII - Ensino Religioso

Foram encontradas 13 questões

Q597896 Pedagogia
Consoante disposição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q598589 Pedagogia
Leia o seguinte trecho:
“A característica religiosa do povo brasileiro, de modo especial do povo mineiro, expressa-se pelas mais variadas formas culturais, onde figuram as atitudes de abertura ao Sagrado e a vivência de valores fundamentais [...]. É função do Estado administrar os bens do povo, assegurando, portanto, nos currículos escolares, o Ensino Religioso, como elemento integrante do sistema educacional [...].”
(Retirado do livro Conteúdos Básicos – Ensino Religioso Vol. III, produzido pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (1995), p. 24).
O Ensino Religioso deve fazer parte da grade curricular das escolas a fim de:

Alternativas
Q598590 Pedagogia
Considere o texto.

“A manifestação religiosa se dá por meio de sinais de fé de um povo que necessita do transcendente e o busca. O fenômeno religioso é tudo que se pode observar relacionado com a crença de uma pessoa, de um grupo, de uma localidade, de um país e até de civilizações antigas. Os símbolos têm importante papel em todas as atividades religiosas, uma vez que não há religião sem símbolos. [...] As vestes, as cores, as músicas, os sons, as orações, os gestos, as peregrinações, as danças, os rituais, as práticas corporais expressam valores das tradições religiosas.”

Adaptado de: RODRIGUES, Edile Maria Fracaro et al. Alteridade, culturas & Tradições: atividades do Ensino Religioso para o Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2009. P. 17.
Com relação à influência das artes nas diversas religiões, marque a alternativa que relacione CORRETAMENTE o símbolo, o nome deste e a religião da qual faz parte.
Alternativas
Q598591 Pedagogia
Leia o texto.

“O Estado Brasileiro é laico. Isso significa que ele não deve ter, e não tem religião. Tem, sim, o dever de garantir a liberdade religiosa. Diz o artigo 5º, inciso VI, da Constituição: “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.” A liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais da humanidade, como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual somos signatários. [...]
Invadir terreiros de umbanda e candomblé, que, além de locais sagrados de culto, são também guardiães da memória de povos arrancados da África e escravizados no Brasil; desrespeitar a espiritualidade dos povos indígenas, ou tentar impor a eles a visão de que sua religião é falsa; agredir os ciganos devido à sua etnia ou crença, mesmo motivo que os levou ao quase extermínio na Europa, durante a Segunda Guerra Mundial: tudo isto é intolerância, é discriminação contra religiões. É o contrário do que pretende o Programa Nacional dos Direitos Humanos.”

(JUNIOR, José Rezende. Diversidade religiosa e direitos humanos. Disponível em <http://www.mestreirineu.org/diversidade.htm> Acesso em: 06 out. 2015)
São muitos os casos noticiados acerca do desrespeito às religiões, principalmente às afrodescendentes. Como defende, porém, o artigo 5º da Constituição e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Brasil é um país em que há um cenário de pluralidade religiosa. Algo que defende essa pluralidade e garante o reconhecimento legal da sociedade das diversas instituições e grupos religiosos é o:
Alternativas
Q598592 Pedagogia
A Declaração Universal dos Direitos Humanos tem como objetivo gerar uma ordem pública mundial fundada no respeito à dignidade da pessoa humana. Analise as afirmativas abaixo:

I. A Declaração compreende um conjunto de direitos e faculdades sem as quais um ser humano não pode desenvolver sua personalidade física, moral e intelectual.

II. Sendo universal, é aplicável a todas as pessoas de todos os países, raças, religiões e sexos, condicionada à aplicação ao regime político dos territórios nos quais incide.

III. Consolida a afirmação de uma ética universal, ao consagrar um consenso sobre valores de cunho universal a serem seguidos pelos Estados.
Sobre as afirmações, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q598593 Pedagogia
Leia o texto.

A lei 10.639, de 9/01/2013 inclui nos currículos oficiais de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”.
Assinale a alternativa que relaciona CORRETAMENTE o texto acima com a questão da cidadania.
Alternativas
Q598594 Pedagogia

Leia o texto.

“A história das religiões aborda o fenômeno religioso a partir de uma postura não-denominacional, em uma perspectiva histórica, antropológica, mas também, no tempo e no espaço, sendo estreitamente ligada a outras disciplinas das ciências sociais, a começar com a etnologia, história e filologia. [...] A história das religiões é uma ciência de observação baseada na análise dos dados, bem como a comparação.”

Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_das_religi%C3%B5es>. Acesso em: 6 de out. 2015.

Quais os elementos que devem ser trabalhados no reconhecimento da história e características das diferentes denominações religiosas?
Alternativas
Q598595 Pedagogia
Leia o fragmento abaixo.

Na ética contemporânea, o sujeito não é mais um sujeito substancial soberano e absolutamente livre, nem um sujeito empírico puramente natural. Ele é simultaneamente os dois, na medida em que é um sujeito histórico-social. Assim, a ética adquire um dimensionamento político, uma vez que a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social coletiva. Desse modo, a ética se entrelaça, necessariamente, com a política, entendida esta como a área de avaliação dos valores que atravessam as relações sociais e que interliga os indivíduos entre si.

J. Severino. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1992. (Adaptado)
O texto, ao abordar a dimensão histórica do processo de formação da ética na sociedade contemporânea, destaca.
Alternativas
Q598596 Pedagogia
Leia o texto.

A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação social. A ética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política.

Cordi et al. Para Filosofar. São Paulo: Scipione, 2007. (Adaptado)
O século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade. A partir desse ponto de vista e do texto, a ética pode ser entendida como.
Alternativas
Q598597 Pedagogia

Analise as charges abaixo.

Imagem associada para resolução da questão

Pode-se dizer que ambas fazem menção, respectivamente, à:

Alternativas
Q598598 Pedagogia
A educação da dimensão religiosa do cidadão que frequenta a escola é o principal objetivo do Ensino Religioso. Numa escola pública, aberta a todos, há de se considerar os educandos de diferentes credos. Sobre o que estes deverão encontrar na Escola, foram feitas algumas afirmativas. Analise-as.
Os educandos deverão encontrar.

I. os fundamentos para valorizar a sua crença e respeitar a dos outros.

II. as razões para a sua inserção ou não numa religião e da busca da vivência dos valores propugnados pela religião a que pertence.

III. os critérios para uma postura equilibrada, em relação aos questionamentos existenciais considerando a cultura de sua comunidade, o contexto sociopolítico e outras áreas que possibilitem a não síntese entre Ciência, Fé, Cultura e Realidade Sociopolítica.

IV. os motivos para exercitar a sua reflexão diante das atitudes e estruturas de justiça e injustiça.
As afirmativas CORRETAS são:
Alternativas
Q598600 Pedagogia
Identificamos que uma instituição de ensino NÃO está de acordo com as diretrizes da LDB (Lei n° 9.394/96) para a educação especial quando constatamos que ela, ao receber estudantes portadores de necessidades especiais,
Alternativas
Q598603 Pedagogia
Conforme a legislação educacional em vigor, Lei nº 9.394/96, a educação escolar compõe-se de:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: D
5: C
6: C
7: D
8: D
9: A
10: A
11: B
12: B
13: B