Questões de Concurso Público Prefeitura de Betim - MG 2015 para Professor PII - Língua Portuguesa
Foram encontradas 11 questões
Duas turmas da escola X foram visitar o zoológico de sua cidade, em dias diferentes. Ficou combinado que, no retorno, cada aluno iria escrever um relato, contando suas impressões sobre o passeio. Os textos dos alunos de uma classe seriam lidos pelos alunos de outra, para que todos soubessem como foi o passeio da escola.
Eu vi um urubu-rei levei um susto eu tinha achado que era uma galinha mas a minha prof falou que era um urubu-rei fiquei olhando e fui ver os leões avia 4 leões dois machos e duas fêmeas um dos machos deu um berro que eu fiquei com medo e em seguinte fomos ver os macacos eles aprontam tanto. Fomos ver os elefantes são grande e gordos tem uma enorme tromba e um rabo pequeno. Paramos para comer e depois fomos ver os ursos pandas são pretos e brancos fomos ver as girafas são enormes emagino elas bebendo água emcurvando aquelas cabesas e andando tomei outro susto vi os tigres com aqueles dentões e depois vimos todos os bichos e fomos embora.
Material extraído de: PARISOTTO, Ana Luzia Videira; ALVES, Telma Aparecida Luciano. A Competência escritora de alunos de 6º e 7º anos Ensino Fundamental e o efeito escola: um estudo de caso. Rev. Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 05, n. 10, p.417-432, jul.- dez.2013.
A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem etc. Não se trata de extrair informação, decodificando letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação, sem as quais não é possível proficiência. É o uso desses procedimentos que possibilita controlar o que vai sendo lido, permitindo tomar decisões diante de dificuldades de compreensão, avançar na busca de esclarecimentos, validar no texto suposições feitas.
(In: Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos de ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 69-70)
Seguindo as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, o professor de português, ao trabalhar a leitura de um texto, SÓ não deve incentivar o aluno a
[...] “O modo de ensinar, por sua vez, não reproduz a clássica metodologia de definição, classificação e exercitação, mas corresponde a uma prática que parte da reflexão produzida pelos alunos mediante a utilização de uma terminologia simples e se aproxima, progressivamente, pela mediação do professor, do conhecimento gramatical produzido. Isso implica, muitas vezes, chegar a resultados diferentes daqueles obtidos pela gramática tradicional, cuja descrição, em muitos aspectos, não corresponde aos usos atuais da linguagem, o que coloca a necessidade de busca de apoio em outros materiais e fontes.” [...]
(In: Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília, MEC/SEF, p. 28-29. Adaptado)
Sobre o ENSINO DE GRAMÁTICA nas escolas, assinale a alternativa INCORRETA.
I. Os erros de grafia devem ser analisados pelo(a) professor(a) para planejar atividades variadas, que visem à memorização da escrita de cada palavra.
II. A análise das produções escritas dos alunos permite importantes informações acerca do que cada aluno já sabe sobre a escrita correta e o que ainda falta aprender.
III. Os erros de grafia de palavras têm diferentes causas, por isso para superá-los é necessário o uso de diferentes estratégias de ensino.
IV. É imprescindível que o professor encare os erros cometidos pelos alunos como indicadores das reais necessidades do grupo, para, assim, reorientar suas ações pedagógicas.
Está CORRETO o que se afirma em