Questões de Concurso Público Prefeitura de Campinas - SP 2016 para Engenheiro - Mecânica
Foram encontradas 7 questões
Necessita-se dimensionar a proteção com disjuntor para uma estufa trifásica (carga resistiva) equilibrada na configuração estrela, cujo valor da corrente eficaz nominal é de 120 A. Os condutores instalados, exclusivamente para tal estufa, são de cobre, os quais podem ser submetidos, nas condições previstas para sua instalação, à corrente máxima eficaz de 190 A. Sabe-se que a temperatura limite de sobrecarga dos condutores não será mantida: i) por um tempo superior a 100 h durante 12 meses consecutivos, ii) nem por 500 h ao longo da vida útil do condutor. A configuração de disjuntor mais adequada para tal instalação será:
O circuito elétrico apresentado abaixo é alimentado por uma fonte de tensão contínua de 24 V, sendo três os tipos de cargas: três lâmpadas de 24 V (L1, L2 e L3) e potência de 3 W cada uma delas, um indutor (L) e um capacitor (C), onde as duas últimas cargas são caracterizadas como bipolos armazenadores de energia elétrica.
Admitindo-se que a fonte tenha sido ligada há muito tempo (por exemplo, 5 minutos),
Para o projeto de uma instalação elétrica monofásica de uma carga com impedância complexa = 11 I60° Ω, alimentada por um gerador de tensão do tipo senoidal com frequência f = 60 Hz e tensão pico a pico Vgpp = 440 . V , necessita-se determinar dois parâmetros elétricos, importantes a tal projeto: a corrente eficaz Ief e a potência aparente Pap. Os respectivos valores são:
O circuito apresentado na figura abaixo deverá ser utilizado como plataforma de aferição de um sensor de proximidade, produzido por uma empresa de tal setor.
O procedimento consiste em colocar a chave CH na posição 1, efetuar a leitura da corrente e da tensão, em seguida passar a chave para a posição 2 e efetuar a leitura da resistência resultante, onde RS simboliza o respectivo sensor a ser aferido, com interesse em dois algarismos significativos. Admitindo-se que tal sensor possua resistência de 10 Ω, os resultados apresentados nas duas etapas, considerando respectivamente corrente, tensão e resistência são:
Deseja-se medir a potência aparente de uma instalação trifásica em baixa tensão. Segundo o teorema de Blondel, é possível obter a potência ativa de um sistema trifásico desequilibrado em estrela, medindo-se apenas as potências ativas de duas fases em relação ao neutro.
No entanto, nesse caso, não se disponibiliza wattímetros para tal aplicação, porém em compensação o sistema é equilibrado, ou seja, há simetria do gerador e carga, ambos trifásicos em estrela. Sabe-se ainda que foi possível, através de um amperímetro alicate, obter o valor da corrente de linha da fase R (ILR) e, através de um voltímetro, medir a tensão entre fase R e neutro, VFR = 220 V, conforme figura abaixo.
A potência aparente em VA da carga deverá ser
Um determinado projeto, que está em fase de desenvolvimento, utiliza o diagrama apresentado abaixo. O objetivo é controlar a velocidade do motor de corrente contínua (mostrado no diagrama) através do tiristor tipo SCR, pela técnica de disparo por ângulo de fase. A entrada do transformador vP(t) é acoplada à rede elétrica 127 V. O sinal de disparo do SCR é feito por um circuito a microcontrolador (programável), o qual irá ler um comando externo de controle (set-point) e gerar a tensão pulsante vG(t), sincronizada com a rede elétrica e compatível em amplitude e tempo de permanência em nível lógico alto, com o gate do tiristor em questão. O gráfico abaixo ilustra os instantes em que são gerados os pulsos de comando, onde dt1 corresponde ao tempo entre o início do semi-ciclo positivo e o início do pulso de disparo e, analogamente, dt2 para o semi-ciclo negativo, cíclicos dentro de todos os períodos T.
Considerando-se que um período inicia em 0 e finaliza em T, a maior velocidade do eixo do motor:
Os motores CA trifásicos apresentam, como importante característica, construção robusta, baixo custo e pouca manutenção, sendo amplamente utilizados nas mais diversificadas aplicações industriais. No entanto, apresentam picos de corrente e de conjugado indesejáveis durante a partida. Para contornar esses efeitos, existem técnicas que podem ser aplicadas, as quais são divididas em duas categorias: partida convencional e partida eletrônica. Sendo assim,