Questões de Concurso Público Prefeitura de Cândido de Abreu - PR 2022 para Fonoaudiólogo
Foram encontradas 10 questões
I-o índice de reconhecimento de fala obtido com monossílabos necessita obter o mínimo de 70% de acertos em cada orelha, e a diferença dos resultados entre as orelhas direita e esquerda não deve ser superior a 20%, para que o teste para DPAC seja realizado em pacientes portadores de perdas auditivas severas.
II-desatenção, dificuldade de compreender solicitações podem ser sinais sugestivos de prejuízo das habilidades auditivas de um indivíduo que são passíveis de avaliação para determinar a presença de desordens no processamento auditivo central.
III-aplica-se o teste de avaliação do processamento auditivo central em pacientes com acuidade auditiva normal. Não é possível realizar esses testes em portadores de perdas auditivas neurossensoriais ou condutivas.
Quais alternativas estão corretas?
( ) para eliminação das articulações compensatórias, o princípio básico é o aprendizado dos fonemas com o direcionamento do fluxo aéreo expiratório para a cavidade oral.
( ) a intervenção em articulações compensatórias apresenta melhores resultados quando são atendidos pacientes após seus 8 anos de idade; quanto maior a idade maior a facilidade de automatização.
( ) deve ser indicada aos pais e cuidadores a realização da manobra de oclusão das narinas a partir da fase de balbucio dos bebês, para estimular os sensores de pressão intraoral.
( ) para a correção do distúrbio articulatório compensatório (DAC), deve-se aguardar pela correção cirúrgica da fissura ou da disfunção velofaríngea.
( ) em fonoterapia são utilizadas pistas visuais, auditivas e tátil-sinestésicas para percepção da produção correta do fonema.
( ) imitânciometria.
( ) bera.
( ) avaliação comportamental.
( ) otoemissões acústicas.
I. Investiga a cóclea (orelha interna - onde estão situadas as células auditivas).
II. Investiga as condições da orelha média (onde estão situados os ossículos e a tuba auditiva).
III. Investiga a condição retro-coclear, nervo auditivo e tronco cerebral.
IV. Investiga a reação da criança ao estímulo sonoro.
Essa dificuldade é classificada corretamente como:
O exame específico em relação à avaliação do frênulo lingual em indivíduos acima de 6 anos de idade, devem-se considerar:
( ) movimentos de protrusão, elevação e lateralização de língua
( ) fixação do frênulo na língua e no assoalho da boca
( ) presença de estalos durante a sucção.
( ) produção e distorções na fala ( compensações utilizadas).
( ) postura de lábios em repouso.